Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de junho de 2020

PARTE II - RESUMO DO LIVRO - A RELIGIÃO E O DESENVOLVIMENTO ECON. DO BRASIL - MAIO - 2020 - AUTORES EDNALDO MICHELLON E LUAN V. BERNARDELLI




              
         Fichamento pelo leitor Eng. Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
    
         No ano de 1524 Lutero recomendou aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham  escolas cristãs.  Ele concebeu:  Educação Pública, Universal e Gratuita.
         Destacava que em primeiro plano a educação é tarefa dos pais, e na sequência, a responsabilidade das autoridades.
         Afirmava:   “Nenhum pecado mereceria maior castigo do que deixar de educar uma criança”.
         Já recomendava que para isso demandaria gente especializada, mantida comunitariamente.   É tarefa do Estado garantir a Educação para todos.
         Página 19 -  Cidade armada, etc.  não tão importante na visão dele.  Mais relevante quando tem muitas pessoas bastante instruídas.
         Estas diretrizes que Lutero colocou há meio milênio estão muito distantes do seu tempo.
         Base do cristianismo que defendia.  Biblia e a ética dos Dez Mandamentos...   convivência fundamentada na forma justa e ordeira.
         Ele criticava a mendicância na Europa.  Propos que o problema da pobreza fosse resolvido pelos Estados e Municípios em consonância com as comunidades.
         Sobre o trabalho, cita Lc 10.17.   Posição de Jesus.  “Digno é o trabalhador, do seu salário”.
         P. 20 – Critica a usura.  (cobrar juros altos).  Também critica o luxo dos ricos.   Lutero já criticou a mais valia no seu tempo, séculos antes de Marx.    Marx, em sua obra História Crítica da Teoria da Mais Valia, cita Lutero como precursor.    Assim reconhece Lutero como o primeiro economista a criticar a mais valia.
         Lutero não espiritualizava a realidade.
         Ensina aos cristãos a necessidade de inclusão social para vencer a pobreza e a mendicância.
         21 – Educação ética.   Ética democrática.   “embora não concebesse a democracia como sistema político”.      Era tempo dos reinados e a forma de governo usual era diferente dos atuais.
         21 – Comunidade democrática a partir da sua teologia bíblica.   Preconiza a participação dos cidadãos em todas etapas da vida comunitária, desde gestão, planejamento, etc.    (super inovador para sua época).
         ... “envolver e ocupar todos os cidadãos”.  Profunda dimensão da cidadania.
         22 – Fim do sistema feudal e a vida começa ser regida por contrato.  Lutero estudou Direito também.
         Fim do sistema feudal e início do capitalismo.   Ele se preocupa em amparar os pobres para evitar apoio aos vagabundos e sujeitos mal intencionados.
         Em 1520 – propõe Reformas na Igreja como instituição.   Reforma que não se resume a questões eclesiais.  Propõe também uma nova ética social, política e econômica.
         23 -  Condena a ganância e o lucro fácil.  Comércio com bases justas, defende.  Propõe inclusive tabelamento de preços de muitos produtos de consumo.
         ...”Não se deve nem se pode governar o mundo segundo o Evangelho e o amor cristão...”.  Usar leis rigorosas ...   porque o mundo é mau e não aceita o Evangelho nem o amor.      ...”governar requer um governo temporal.   (laico).
         24 – Lutero via mais o lado município.  Naquele tempo a noção de Estado e Nação eram muito difusos no tempo.   O foco dele era na participação comunitária.    Atender a pobreza por meio de uma assistência social organizada de forma democrática.
         A teologia dele reivindica a superação do dualismo que permitia uma separação entre a vida espiritual e as ações concretas do cotidiano.
         Culto cristão.   “Este deve traduzir-se para dentro da vida, do cotidiano das pessoas.”.
         25 – Sacramento da Ceia do Senhor.   Comunhão em Cristo.  Viver em comunhão com a comunidade e a cidade.
         Ano de 1522.  Aprovou sua Constituição...   Conselho da Cidade.   Dos 17 artigos, 14 a favor de auxiliar os pobres e enfrentar a pobreza.  Criou uma Caixa Comum.  Amparo ao pobre e empréstimos a juros baixos para trabalhadores e pequenos artesãos.   Também para custear os estudos das crianças pobres.  Um dos artigos permitia cobrar impostos no sistema complementar para atender às necessidades.  Caixa com estatutos.
         26 – Nova ordem do culto das comunidades.    ... ajuda-los num negócio ou numa ocupação.  Socorrer órfãos, dependentes menores, inválidos e idosos a fim de prover seu sustento.      ...  política de cidadania bem democrática.
         Tudo isso bem antecipando os tempos.   Adiantada vários séculos.
         ... assembleias comunitárias...  obras de bondade e humanidade...
Assembleia paroquial.   Caixa Comum.    Esta com dez administradores eleitos.  Funções da Caixa:
Ø Despesas com o ministério pastoral
Ø Depesas com a sacristia
Ø Despesas com a escola
Ø Despesas com os necessitados
Ø Despesas com os sem casas
Ø Despesas com os migrantes, etc.
Formação de estoques de cereais para acudir em eventuais problemas de abastecimento.
     27 – Eleitos os administradores com a seguinte composição.   2 indicados pela nobreza, 2 pelo Conselho da Cidade, 3 por cidadãos comuns e 3 representantes dos camponeses.     Prestação de contas a cada 3 anos com relatórios de atividades e dados de movimentação financeira.
         Valores – comunitarismo, educação, ética e cidadania.
         30 – No Brasil.    A contribuição institucional do protestantismo para o desenvolvimento econômico.    Análise dos autores com base inclusive nos Censos do IBGE.  (e vasta bibliografia citada no livro)
         Censos de 1980, 1991, 2000 e 2010 principalmente.
         IDH Índice de Desenvolvimento Humano.  
         Dados coletados nos Censos e tratados estatisticamente.
         Evolução das religiões no Brasil de 1980 a 2010 captadas pelos Censos.
         Protestantes:    Aumento de 250% no período 1980 a 2010.
         Católicos:     Diminuição de 27% no período de 1980 a 2010.
         Isto representa uma enorme mudança em 30 anos.   O estudo nesta obra tenta responder:
         Qual a repercussão do aumento da participação da religião cristã protestante sobre o desenvolvimento do Brasil?
         O homem religioso é influenciado por uma preocupação com a propriedade da ação e um interesse com a reputação.     .... leva em conta suas ações diante da presença de Deus.   Busca praticar virtudes e se proteger dos vícios.   O cerne da fé.   Amar a Deus sobre todas as coisas: amar o próximo como a si mesmo.
         33 – O “amai-vos uns aos outros” é a força mais revolucionária na história humana.
         Solidariedade.  Cristianismo.     A Igreja Católica (*) ainda é a maior do mundo entre as denominações cristãs.    * pode estar incluída Ortodoxa.
         Hoje ela teria pouco mais da metade da população cristã do mundo.
         Fundamentos da Igreja Católica.   Biblia e a Tradição.
         Protestante luterano:  Apenas a Bílbia.
.............................................segue nova etapa na sequencia..................

        



RESUMO DO LIVRO - A RELIGIÃO E O DESENVOLVIMENTO ECON. DO BRASIL - AUTORES - EDNALDO MICHELLON E LUAN V. BERNARDELLI - MAIO/2020


        Resumo feito pelo leitor - Eng.Agr. Orlando Lisboa de Almeida 

         Página 33 – Lutero não tinha intenção de fundar uma nova Igreja.
         O livro cita outro reformador, Calvino.   Fala do legado puritano do Calvinismo.   Rejeita a idéia de luxos externos e divertimentos.   Vida metódica, apoio aos menos privilegiados.
         O Brasil colonizado foi oficialmente católico por quase quatro séculos.
         34 – Pelo advento da República (1889) que se aboliu a condição do Catolicismo como religião Oficial do Brasil.
         Nesta página, na nota de rodapé cita o autor Popper, 1980.   “Todos grupos sociais tem tradições, constituições e ritos próprios”.   (eu, leitor, destaco minha preocupação com relação à necessidade de respeitar sempre as crenças dos índios inclusive na questão religiosa).
         35 – Escolas do pensamento Econômico.
         36 – Teorias do ser humano como independentes e outras do ser humano como interdependentes...    “O problema é que a maioria dos economistas mantém a perspectiva simplista e insustentável de racionalidade humana.”
         Cita (Means, 1966) .   ...”o protestantismo modifica o ser humano e altera a sua conduta.   Certo freio ao capitalismo do laissez – faire. 
         Reforma Protestante -   Ênfase na alfabetização geral.     “.. educação – fator relevante nos gastos da cidade”.
         37 –  Época de Lutero - ... construção e manutenção de bibliotecas.  ... limitar o esforço egoísta.
         Weber...    enfatiza que o esforço protestante foi capaz de criar motivação econômica...   contribuir para a disseminação do capitalismo.
         Putmann (1993).   Estudo no sul da Itália (mais pobre), sobre o desenvolvimento e correlaciona com a prática da fé Católica.   Vínculo vertical do povo com a Igreja e tende a minar a ligação horizontal com os cidadãos.
         Na Espanha, forte presença católica e estudos correlacionam isso impactando negativamente na economia.  Cultura anti usura.
         38 – Protestantismo   ... melhorou o nível de confiança mútua e cooperação...   salários se elevarem...    (dos protestantes).
         Período 1570 a 1750.  Na mesma região da Europa, estudos no período citado mostra que os salários dos católicos caíram.
         Estudos – religião parece afetar salários, a frequência escolar, a saúde e o comportamento criminoso.  (Evans et atl, 1995)
         ... catolicismo, que ao ser hostil ao desenvolvimento de talentos...
         39 -  No Brasil uma das variáveis que se mostrou significativa foi o fator religião.     No estudo do autor deste livro, o estudo utilizou inclusive a ferramenta de Tratamento de dados em Painel.  411 observações de dados.  Fonte:   Censo do IBGE que desde 1940 inclui dados de religião.
         Informa que IDH Índice de desenvolvimento humano envolve longevidade, educação e renda.
         Quadro      - dados em milhões de habitantes  (Brasil)
Período
Protestantes
Católicos
Sem Relig.
Outros
1890
0,14
14,18
0,01
0,00
1980
8,04
108,04
2,00
3,08
1991
13,96
122,80
6,97
3,01
2000
27,28
125,47
12,49
4,18
2010
43,73
123,99
15,35
7,53





Variação no período 80/2010
35,69
Milhões
15,95
Milhões
13,35
Milhões
4,45
milhões
Fonte:   Censo do IBGE – dados tabulados pelos autores
         Proporção da população brasileira nas religiões   (%)
Período
Protestantes
Católicos
Sem Relig
Outras relig
1890
1,00%
98,92%
0,05%
0,02%
1980
6,64
89,18
1,65
2,54
1991
9,51
83,64
4,75
2,05
2000
16,06
73,89
7,35
2,46
2010
22,92
65,00
8,05
3,95





Variação % de 1980 a 2010
16,28%
- 24,18%
6,64%
1,41%
Fonte:  Censo do IBGE – tabulado pelos autores.
         Em resumo, aumentou significativamente nos últimos 30 anos o número de protestantes e de pessoas sem religião  e diminuiu a população de católicos.   
         No livro há uma quantidade grande de tabelas mostrando inclusive o desempenho das igrejas evengelicas tradicionais em relação às pentecostais.
         42 – Segundo Mccleary, 2011, o fator chave do declínio do catolicismo no período citado acima foi decorrente do posicionamento da Igreja acerca das formas artificiais de controle de natalidade.   A Católica só aceitava os métodos naturais.
         43 – Aumentou bastante os protestantes no Norte do Brasil e em menor grau no Nordeste.    Em termos de IDH, o maior fica no Distrito Federal e os menores no Norte do Piauí e no Sudoeste do AM e no Marajó.
         A maior concentração de evangélicos – Leste Rondoniense.
         ... “há uma alta relação linear entre o nível de desenvolvimento econômico e a proporção de protestantes...”   (no BR no período estudado)
         ... “indício de uma mudança institucional positiva ao desenvolvimento econômico...    há uma relação negativa entre o catolicismo e o IDH no BR no período em estudo.  (1980-2010)
         45 – escolha da religião...  distintas regras e condutas de vida...
         Nota de rodapé número 27.    “Evidentemente, não é apenas a religião que molda a forma pela qual a sociedade se organiza”
         Considerações finais do capítulo
         46 – De 1980 a 2010 – catolicismo diminuiu 27% no BR e os protestantes aumentaram 250%.
         53 – Religião x crescimento econômico – alguns fatores
         Honestidade, parcimônia e vontade de trabalhar.
         (há quadro comparativo entre índices econômicos Brasil, África do Sul e USA para o período do estudo).     Eu como leitor discordo de algumas comparações, de forma intuitiva apenas, com base no fato de que os USA tem uma política heterodoxa de exploração econômica junto a terceiros países e isso ao meu ver interfere nos resultados.    
         58 – Uma das diferenças entre católicos e protestantes.
         Católicos – práticas como confissão, missa, sermão – práticas que não exigem leitura.
         Protestantes – exige leituras – inclusive as mães tem que saber ler.     “porque  a salvação não viria pela intercessão de um sacerdote, mas através da compreensão da palavra escrita por Deus na Bíblia”.
         59 – No Brasil avançou o protestantismo inclusive pela aceleração da urbanização e da industrialização  (anos 20 em diante).   ... cita fraqueza institucional da igreja católica.
         Estudo de Martin (1990) constata que a América Latina estaria passando na atualidade por uma Reforma Protestante...  que o autor compara com a Reforma do século XVI com Lutero.

................................  na matéria seguinte - parte final .....
        


        

PARTE 4 (FINAL) RESUMO DO LIVRO - A RELIGIÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL - MAIO/2020 - AUTORES - EDNALDO MICHELLON E LUAN V. BERNARDELLI



Resumo elaborado pelo leitor - Eng.Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida 

         Página 59 – As ondas de entradas de igrejas evangélicas no Brasil.  Primeira onda, por volta de 1910 – Congregação Cristã do Brasil, Assembléia de Deus, outras. 
  Segunda onda – por volta de 1960 – Quadrangular, Brasil para Cristo, Deus é Amor. 
Terceira onda – anos 80 – IURD Ingreja Universal do Reino de Deus.
Martin (1990).     ... o avanço pentecostal tem o potencial de transformar a moral individual, a cultura, a política e a economia dos países latino-americanos.      (eu, leitor, diria que tendem a aumentar o conservadorismo e uma tendência a se alinhar mais com os USA, o que não me parece uma opção interessante, mas é do cenário).
Ainda Martin- “reestruturam relações familiares e de gênero; ajudam os pobres a reorganizar a vida”.      (nisto penso que está um dos grandes trunfos delas para expansão da base).
...”as igrejas pentecostais desempenham um papel importante na formação de redes comunitárias de solidariedade e sociabilidade e na atenuação da vulnerabilidade social”.
59 – Ainda Martin.    O protestantismo Pentecostal desenvolve e aprimora as habilidades de liderança, comunicação, expressão, oratória, organização, voluntarismo, pontualidade, honestidade, parcimônia em seus fieis.
Inclui rejeição ao álcool, respeito às mulheres, ética no trabalho...   e o sentido de valor pessoal.
60 – Mariano (2011) – em seus estudos.    ...bastante estudado o avanço do Protestantismo, considerando sua relevância crescente como movimento religioso, como força demográfica, como legislador e como empreendedor midiático no País.
60 - ... a ideia de estar sempre agindo aos olhos de um ser superior e motivo capaz de restringir as ações humanas.
61 – Nos USA – estudos com cinco deferentes religiões.  Resultado.  A religião não exercia influência nos hábitos e nas atividades econômicas...
A Secularização da crença, segundo estudo, associada ao declínio na participação das atividades religiosas.
Outros estudos mostraram controvérsias ao estudo citado dos USA.
62 – Diferenciações pentecostais.     ... alegam praticar os dons do Espírito Santo como fazer milagres e curas.
Leem a Bíblia mais literalmente que os Protestantes Tradicionais.
... compartilham a fé com os não cristãos...   receber revelações de Deus....    testemunhar exorcismo...   
Dados Estatísticos
Página 63 -   No estudo dos autores deste livro, uma das fontes de dados foi o IBGE e vários Censos Demográficos.
Foram 4.267 observações para cada censo, por 3 censos, dando um total de 12.801 observações diferentes.
Os dados tabulados já foram resumidos na parte 3 deste relato.
Alguns resultados do estudo.
Elevou-se  o número de protestantes no BR com mais ênfase no período de 1991 a 2000 e destaque para os Pentecostais.
66 – No passado o Brasil dificultava o avanço do protestantismo por causa do elevado analfabetismo.     Brasil em 1950 tinha segundo o Censo do IBGE, 50,58% da população analfabeta.   Em 1991 caiu o percentual de analfabetos para 9,62% da população, inclusive com a grande migração da zona rural para a zona urbana no período.
Em 1950 eram 36,1% da população brasileira morando na zona urbana.    Em 1991 passou para 75% da população na zona urbana.    Fatores como queda no analfabetismo e concentração na zona urbana facilitou a expansão das religiões evangélicas.
68 - ... “relação linear positiva entre o protestantismo e a renda”  (comprovado estatisticamente neste livro)
...”a religião não opera somente em questões espirituais, mas também molda o ser humano e determina seus hábitos de consumo, trabalho e renda, alterando a forma de organização social”.
70 -  Crescimento no BR da participação de protestantes tradicionais e pentecostais e elevação da proporção de pessoas sem religião.    Queda no catolicismo em termos percentuais da população.
77 – Resumo da quantidade de Denominações religiosas captadas pelo Censo do IBGE. (o órgão desde 1940 levanta dados sobre religiões)
Católicas.................. 10 denominações;
Protestantes.............. 57 denominações;
Outras religiões........ 59 denominações. (inclusive afros e indígenas)
83 – De 1991 a 2010 houve um incremento de 17 milhões de evangélicos no Brasil.
85 – Censo 2010.       Protestantes tem nível de renda e escolaridade acima da média brasileira.
... enquanto as Pentecostais permanecem avançando, sobretudo na base da pirâmide social....  (estudo de Mariano – 2013)
Pentecostalismo avançando... populações mais vulneráveis economicamente, concentrando-se nas periferias das capitais e nas fronteiras agrícolas das regiões Norte e Centro Oeste do Brasil.
94 – Dados tabulados  - período 2000 a 2010
Denomin.......... sabe ler........ Cresce/Diminui
Luterano............. 91%............  – 6%
Presbiteriano....... 89...............  – 6%
Metodista.............89...............     0%
Batista..................87...............  + 18%
Adventista........... 85...............  + 29%
Assembléia.......... 81...............  +46%
Quadrangular...... 85................  +37%
Universal............ 83 .............  – 11%
Católica.............. 82..............   – 1,7%

Ordem do número de adeptos no Brasil  - 2010
1       Católico               123,2 milhões
2       Assembléia          12,3  
3        Batista                   3,7   
4       Universal               1,87 
5 -     Quadrangular          1,8  
6 -     Adventista               1,56 “
7 -     Luterana                   1,00”
8 -     Presbiteriana            0,92 “
9       Metodista                 0,34 “

Este foi um resumo do que li e do que mais me tocou no livro que tem 116 páginas        com muitas tabelas detalhadas, muito conteúdo relevante e que nos ajuda a entender a dinâmica da nossa sociedade.  Destaco que no livro há citação de extensa bibliografia consultada e citada e tem pistas inclusive para estudos mais aprofundados.   Recomendo muito.
            WhatsApp    (41)  999172552     Orlando
Este material completo com os quatro capítulos estará daqui a pouco no blog    (05-06-2020)      www.resenhaorlando.blogspot.com.br