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sexta-feira, 5 de junho de 2020

PARTE II - RESUMO DO LIVRO - A RELIGIÃO E O DESENVOLVIMENTO ECON. DO BRASIL - MAIO - 2020 - AUTORES EDNALDO MICHELLON E LUAN V. BERNARDELLI




              
         Fichamento pelo leitor Eng. Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
    
         No ano de 1524 Lutero recomendou aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham  escolas cristãs.  Ele concebeu:  Educação Pública, Universal e Gratuita.
         Destacava que em primeiro plano a educação é tarefa dos pais, e na sequência, a responsabilidade das autoridades.
         Afirmava:   “Nenhum pecado mereceria maior castigo do que deixar de educar uma criança”.
         Já recomendava que para isso demandaria gente especializada, mantida comunitariamente.   É tarefa do Estado garantir a Educação para todos.
         Página 19 -  Cidade armada, etc.  não tão importante na visão dele.  Mais relevante quando tem muitas pessoas bastante instruídas.
         Estas diretrizes que Lutero colocou há meio milênio estão muito distantes do seu tempo.
         Base do cristianismo que defendia.  Biblia e a ética dos Dez Mandamentos...   convivência fundamentada na forma justa e ordeira.
         Ele criticava a mendicância na Europa.  Propos que o problema da pobreza fosse resolvido pelos Estados e Municípios em consonância com as comunidades.
         Sobre o trabalho, cita Lc 10.17.   Posição de Jesus.  “Digno é o trabalhador, do seu salário”.
         P. 20 – Critica a usura.  (cobrar juros altos).  Também critica o luxo dos ricos.   Lutero já criticou a mais valia no seu tempo, séculos antes de Marx.    Marx, em sua obra História Crítica da Teoria da Mais Valia, cita Lutero como precursor.    Assim reconhece Lutero como o primeiro economista a criticar a mais valia.
         Lutero não espiritualizava a realidade.
         Ensina aos cristãos a necessidade de inclusão social para vencer a pobreza e a mendicância.
         21 – Educação ética.   Ética democrática.   “embora não concebesse a democracia como sistema político”.      Era tempo dos reinados e a forma de governo usual era diferente dos atuais.
         21 – Comunidade democrática a partir da sua teologia bíblica.   Preconiza a participação dos cidadãos em todas etapas da vida comunitária, desde gestão, planejamento, etc.    (super inovador para sua época).
         ... “envolver e ocupar todos os cidadãos”.  Profunda dimensão da cidadania.
         22 – Fim do sistema feudal e a vida começa ser regida por contrato.  Lutero estudou Direito também.
         Fim do sistema feudal e início do capitalismo.   Ele se preocupa em amparar os pobres para evitar apoio aos vagabundos e sujeitos mal intencionados.
         Em 1520 – propõe Reformas na Igreja como instituição.   Reforma que não se resume a questões eclesiais.  Propõe também uma nova ética social, política e econômica.
         23 -  Condena a ganância e o lucro fácil.  Comércio com bases justas, defende.  Propõe inclusive tabelamento de preços de muitos produtos de consumo.
         ...”Não se deve nem se pode governar o mundo segundo o Evangelho e o amor cristão...”.  Usar leis rigorosas ...   porque o mundo é mau e não aceita o Evangelho nem o amor.      ...”governar requer um governo temporal.   (laico).
         24 – Lutero via mais o lado município.  Naquele tempo a noção de Estado e Nação eram muito difusos no tempo.   O foco dele era na participação comunitária.    Atender a pobreza por meio de uma assistência social organizada de forma democrática.
         A teologia dele reivindica a superação do dualismo que permitia uma separação entre a vida espiritual e as ações concretas do cotidiano.
         Culto cristão.   “Este deve traduzir-se para dentro da vida, do cotidiano das pessoas.”.
         25 – Sacramento da Ceia do Senhor.   Comunhão em Cristo.  Viver em comunhão com a comunidade e a cidade.
         Ano de 1522.  Aprovou sua Constituição...   Conselho da Cidade.   Dos 17 artigos, 14 a favor de auxiliar os pobres e enfrentar a pobreza.  Criou uma Caixa Comum.  Amparo ao pobre e empréstimos a juros baixos para trabalhadores e pequenos artesãos.   Também para custear os estudos das crianças pobres.  Um dos artigos permitia cobrar impostos no sistema complementar para atender às necessidades.  Caixa com estatutos.
         26 – Nova ordem do culto das comunidades.    ... ajuda-los num negócio ou numa ocupação.  Socorrer órfãos, dependentes menores, inválidos e idosos a fim de prover seu sustento.      ...  política de cidadania bem democrática.
         Tudo isso bem antecipando os tempos.   Adiantada vários séculos.
         ... assembleias comunitárias...  obras de bondade e humanidade...
Assembleia paroquial.   Caixa Comum.    Esta com dez administradores eleitos.  Funções da Caixa:
Ø Despesas com o ministério pastoral
Ø Depesas com a sacristia
Ø Despesas com a escola
Ø Despesas com os necessitados
Ø Despesas com os sem casas
Ø Despesas com os migrantes, etc.
Formação de estoques de cereais para acudir em eventuais problemas de abastecimento.
     27 – Eleitos os administradores com a seguinte composição.   2 indicados pela nobreza, 2 pelo Conselho da Cidade, 3 por cidadãos comuns e 3 representantes dos camponeses.     Prestação de contas a cada 3 anos com relatórios de atividades e dados de movimentação financeira.
         Valores – comunitarismo, educação, ética e cidadania.
         30 – No Brasil.    A contribuição institucional do protestantismo para o desenvolvimento econômico.    Análise dos autores com base inclusive nos Censos do IBGE.  (e vasta bibliografia citada no livro)
         Censos de 1980, 1991, 2000 e 2010 principalmente.
         IDH Índice de Desenvolvimento Humano.  
         Dados coletados nos Censos e tratados estatisticamente.
         Evolução das religiões no Brasil de 1980 a 2010 captadas pelos Censos.
         Protestantes:    Aumento de 250% no período 1980 a 2010.
         Católicos:     Diminuição de 27% no período de 1980 a 2010.
         Isto representa uma enorme mudança em 30 anos.   O estudo nesta obra tenta responder:
         Qual a repercussão do aumento da participação da religião cristã protestante sobre o desenvolvimento do Brasil?
         O homem religioso é influenciado por uma preocupação com a propriedade da ação e um interesse com a reputação.     .... leva em conta suas ações diante da presença de Deus.   Busca praticar virtudes e se proteger dos vícios.   O cerne da fé.   Amar a Deus sobre todas as coisas: amar o próximo como a si mesmo.
         33 – O “amai-vos uns aos outros” é a força mais revolucionária na história humana.
         Solidariedade.  Cristianismo.     A Igreja Católica (*) ainda é a maior do mundo entre as denominações cristãs.    * pode estar incluída Ortodoxa.
         Hoje ela teria pouco mais da metade da população cristã do mundo.
         Fundamentos da Igreja Católica.   Biblia e a Tradição.
         Protestante luterano:  Apenas a Bílbia.
.............................................segue nova etapa na sequencia..................

        



Um comentário:

  1. Fazendo um teste. A leitura é sempre interessante e fazer fichamento torna a interpretação mais objetiva.

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