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sexta-feira, 5 de junho de 2020

PARTE I - RESUMO DO LIVRO - A RELIGIÃO E O DESENV. ECONÔMICO DO BRASIL - MAIO/2020 - AUTORES - PROF. DR. EDNALDO MICHELLON E LUAN V. BERNARDELLI




         – Editora CRV – Curitiba – 2018

         Leitor que fez o fichamento:   Eng.Agr. Orlando Lisboa de Almeida

         Antes do mais, conheço o amigo Professor Michellon que integra a equipe da UEM Universidade Estadual de Maringá, cidade onde residi por dez anos até me aposentar do BB em 2012.
         Página 12 – “A primeira comunidade em Jerusalém praticou comunhão de bens”.   Atos 5-4
         13 – “Certamente, são inseparáveis a evangelização e a responsabilidade social, a oferta do Evangelho aos pobres”.  Lc 4-18; Mt 11.4
         ... e a busca pelos perdidos  ... “foi uma luta em favor da cidadania...
... (via) associações permitidas na legislação vigente (no Império Romano)
...  “constituídas de pobres, migrantes, artesãos, gladiadores, homens, mulheres e crianças, permitiam um sistema de doações e consumo coletivo”.
         ... cooperação – em casos de enterros, inclusive em compra de terreno para a finalidade.   Apoio aos imigrantes.   Apoio na hora de interrogatório pelas autoridades; amparo psicológico, inclusive para evitar o suicídio.
         Proteção como a árvore do salgueiro que abriga em sua sombra a comunidade, no sentido figurado, representando proteção à comunidade.
         13 – Processo pedagógico...   possibilitando a aderência à nova ideologia comunitária.   Isto em local onde a tradicional ideologia greco-romana dominava...   fortemente sedimentada....   rituais e orações disseminadas pelos diferentes grupos, pode permitir uma mudança na maneira de pensar daquelas pessoas.
         14 – Advento do cristianismo operou uma profunda revolução cultural no mundo antigo, talvez a mais profunda...  um novo tipo de homem – igualitário, solidário, caracterizado pela virtude da humildade, do amor universal, da dedicação pessoal, como ainda pela  castidade e pela pureza.
         ... reinventando a família baseada no amor e não  apenas e sobretudo na autoridade e no domínio.
         ... colocando um plano de colaboração recíproca entre patrões e os escravos.     ... valores éticos – sociais de igualdade e solidariedade.
     ... para dar vida a uma res publica chirstiana.    “Juntamente como as famílias, as comunidades tornam-se centrais...     ..... marcou profundamente a constituição da vida humana no Ocidente.    .... Comunidade cristã...   essencialmente educativa.
         Nos Atos dos Apóstolos, narrações sobre as primeiras comunidades cristãs.    ... conceito de comunitário... tornou-se importante na disputa no campo político e ideológico entre liberais e socialistas no período da Modernidade.  (humanismo x individualismo).
         Séculos XVIII a XIX – individualismo...   atividades de isolamento e de defesa.   Presença da burguesia.
         15 - ... melhor rendimento pelas associações.   Pesquisa de Mounier constatou o movimento da personalização.     “com o objetivo de resgatar a própria natureza do ser humano”.      ... mas todos são homens criados à imagem e semelhança de Deus e todos chamados à salvação em Cristo.    ... destinos coletivos.
         Martim Lutero -  Alemão.  Nasceu em 10-11-1483.  Cursou faculdade de Artes.  Fez Mestrado.  Estudou Filosofia Aristotélica.  Estudou Direito.   Era monge num mosteiro Agostiniano.  Monge a partir de 1507.   Em 1510 – confronto com o poder papal.   Critica o luxo e a degradação da Igreja.
         Em 1517 publica as 95 teses.   Condena inclusive a prática da venda de indulgências.     “neste escrito sustenta o sacerdócio geral de todos os crentes...”   apenas funções diferentes.
         Relevante a destacar.    Lutero ataca severamente o papa e seu colegiado, não a Igreja como tal....    Condenando suas doutrinas eclesiais e sociais... propõe ....  as Reformas necessárias na Igreja, na educação e na sociedade.
         ...” o cristão é livre de todas as coisas, mas servidor a todos através do amor”.
         A igreja exige retratação dos escritos de Lutero.
         16 – “Não posso e nem quero revogar o que disse, a menos que seja convencido de erro por meio da Palavra da Bíblia e por outros argumentos claros porque não é aconselhável agir contra a consciência”.
         Por isso o Imperador julgou Lutero como um fora da lei.  Foi proscrito e corria risco de vida.   Na sua reclusão, aprofundou seus estudos e escritos.
         17 – Foi pregador, influenciando enormemente a consciência do povo alemão.   Ajudou a promover uma ampla reforma educacional... ginásios e universidades.
         Armadilha liberal no século XIX.   Tentaram transformar Lutero num grande libertador, num grande lutador contra as hierarquias.   Uma armadilha conservadora.  
      ...  ele estava profundamente influenciado pelo pensamento agostiniano.
         17 -  Estudou hebraico para se aprofundar nos temas bíblicos.   Na sua época na Europa o normal era o estudo do grego e do latim.
         ... “e significou o novo em educação para o Ocidente”.   Os povos indo-europeus possuíam uma visão cíclica de história, já os povos semitas, que correspondiam às três grandes religiões eram monoteístas, a saber:  Judaismo, Cristianismo e Islamismo.   Estas tem uma visão linear da história:   “Começou com Deus e terminará no juízo final”.
         17 – Os indo-europeus, politeístas, acreditavam na transmigração da alma.   Para eles, VER é o mais importante dos sentidos.  Para os monoteístas, o mais importante é o OUVIR.     Até a Idade Média na Europa, predominava o Politeismo e o VER.    Na Idade Média com Lutero e a Reforma.   “A igreja de Lutero é a igreja da Palavra – do Ouvir.   Palavra lida, falada, pregada, cantada, ouvida na língua local.    “Ela não é mais apenas a igreja dos sacramentos, da liturgia latina, do observar (VER) os ritos e os objetos sagrados.     
         ... a igreja da Palavra passa a ser construída sobre a escrita e o livro.    ...  ênfase na presença do leigo.    Não amarra a fé apenas à Igreja, mas cresce através do conhecimento da palavra e do ensino.    Levou o povo a reflexão sobre as coisas e a vida.     Sagrada Escritura – era preciso saber ler e entender.   Surge a escola popular.  Catecismo.   Dar responsabilidade.
                             Continua.....  em mais três etapas .......
        

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