– Editora CRV – Curitiba – 2018
Leitor
que fez o fichamento: Eng.Agr. Orlando
Lisboa de Almeida
Antes do
mais, conheço o amigo Professor Michellon que integra a equipe da UEM
Universidade Estadual de Maringá, cidade onde residi por dez anos até me
aposentar do BB em 2012.
Página
12 – “A primeira comunidade em Jerusalém praticou comunhão de bens”. Atos 5-4
13 –
“Certamente, são inseparáveis a evangelização e a responsabilidade social, a
oferta do Evangelho aos pobres”. Lc
4-18; Mt 11.4
... e a
busca pelos perdidos ... “foi uma luta
em favor da cidadania...
... (via) associações permitidas na legislação vigente
(no Império Romano)
...
“constituídas de pobres, migrantes, artesãos, gladiadores, homens,
mulheres e crianças, permitiam um sistema de doações e consumo coletivo”.
...
cooperação – em casos de enterros, inclusive em compra de terreno para a
finalidade. Apoio aos imigrantes. Apoio na hora de interrogatório pelas
autoridades; amparo psicológico, inclusive para evitar o suicídio.
Proteção
como a árvore do salgueiro que abriga em sua sombra a comunidade, no sentido
figurado, representando proteção à comunidade.
13 –
Processo pedagógico... possibilitando a
aderência à nova ideologia comunitária.
Isto em local onde a tradicional ideologia greco-romana dominava... fortemente sedimentada.... rituais e orações disseminadas pelos
diferentes grupos, pode permitir uma mudança na maneira de pensar daquelas
pessoas.
14 –
Advento do cristianismo operou uma profunda revolução cultural no mundo antigo,
talvez a mais profunda... um novo tipo
de homem – igualitário, solidário, caracterizado pela virtude da humildade, do
amor universal, da dedicação pessoal, como ainda pela castidade e pela pureza.
...
reinventando a família baseada no amor e não
apenas e sobretudo na autoridade e no domínio.
...
colocando um plano de colaboração recíproca entre patrões e os escravos. ... valores éticos – sociais de igualdade
e solidariedade.
... para
dar vida a uma res publica chirstiana. “Juntamente como as famílias, as comunidades
tornam-se centrais... ..... marcou
profundamente a constituição da vida humana no Ocidente. .... Comunidade cristã... essencialmente educativa.
Nos Atos
dos Apóstolos, narrações sobre as primeiras comunidades cristãs. ... conceito de comunitário... tornou-se
importante na disputa no campo político e ideológico entre liberais e
socialistas no período da Modernidade.
(humanismo x individualismo).
Séculos
XVIII a XIX – individualismo...
atividades de isolamento e de defesa.
Presença da burguesia.
15 - ...
melhor rendimento pelas associações.
Pesquisa de Mounier constatou o movimento da personalização. “com o objetivo de resgatar a própria
natureza do ser humano”. ... mas
todos são homens criados à imagem e semelhança de Deus e todos chamados à
salvação em Cristo. ... destinos
coletivos.
Martim
Lutero - Alemão. Nasceu em 10-11-1483. Cursou faculdade de Artes. Fez Mestrado.
Estudou Filosofia Aristotélica.
Estudou Direito. Era monge num
mosteiro Agostiniano. Monge a partir de
1507. Em 1510 – confronto com o poder
papal. Critica o luxo e a degradação da
Igreja.
Em 1517
publica as 95 teses. Condena inclusive
a prática da venda de indulgências.
“neste escrito sustenta o sacerdócio geral de todos os crentes...” apenas funções diferentes.
Relevante
a destacar. Lutero ataca severamente o
papa e seu colegiado, não a Igreja como tal.... Condenando suas doutrinas eclesiais e
sociais... propõe .... as Reformas
necessárias na Igreja, na educação e na sociedade.
...” o
cristão é livre de todas as coisas, mas servidor a todos através do amor”.
A igreja
exige retratação dos escritos de Lutero.
16 – “Não posso e nem quero revogar o
que disse, a menos que seja convencido de erro por meio da Palavra da Bíblia e
por outros argumentos claros porque não é aconselhável agir contra a
consciência”.
Por isso
o Imperador julgou Lutero como um fora da lei.
Foi proscrito e corria risco de vida.
Na sua reclusão, aprofundou seus estudos e escritos.
17 – Foi
pregador, influenciando enormemente a consciência do povo alemão. Ajudou a promover uma ampla reforma
educacional... ginásios e universidades.
Armadilha
liberal no século XIX. Tentaram
transformar Lutero num grande libertador, num grande lutador contra as
hierarquias. Uma armadilha conservadora.
... ele estava profundamente influenciado pelo
pensamento agostiniano.
17
- Estudou hebraico para se aprofundar
nos temas bíblicos. Na sua época na
Europa o normal era o estudo do grego e do latim.
... “e
significou o novo em educação para o Ocidente”. Os povos indo-europeus possuíam uma visão cíclica de história, já os povos
semitas, que correspondiam às três grandes religiões eram monoteístas, a
saber: Judaismo, Cristianismo e
Islamismo. Estas tem uma visão linear da história: “Começou com Deus e terminará no juízo
final”.
17 – Os
indo-europeus, politeístas, acreditavam na transmigração da alma. Para eles, VER é o mais importante dos
sentidos. Para os monoteístas, o mais
importante é o OUVIR. Até a Idade
Média na Europa, predominava o Politeismo e o VER. Na Idade Média com Lutero e a Reforma. “A igreja de Lutero é a igreja da Palavra –
do Ouvir. Palavra lida, falada,
pregada, cantada, ouvida na língua local.
“Ela não é mais apenas a igreja dos sacramentos, da liturgia latina, do
observar (VER) os ritos e os objetos sagrados.
... a
igreja da Palavra passa a ser construída sobre a escrita e o livro. ...
ênfase na presença do leigo.
Não amarra a fé apenas à Igreja, mas cresce através do conhecimento da
palavra e do ensino. Levou o povo a
reflexão sobre as coisas e a vida.
Sagrada Escritura – era preciso
saber ler e entender. Surge a
escola popular. Catecismo. Dar responsabilidade.
Continua..... em mais três etapas .......
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