Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

RESENHA DO LIVRO – LAOWAI (ESTRANGEIRO) - Sonia Bridi


Autora:    Jornalista Sonia Bridi -  Editora – Letras Brasileiras, 4ª.edição – 2008

Resenha (do meu jeito) elaborada pelo leitor Eng. Agr. Orlando Lisboa de Almeida

     Ela e o companheiro Paulo Zero (repórter fotográfico) morou na China por três anos como correspondente da Globo.

Página 202 – Na Índia, a maioria dos veículos não tem retrovisor.  Ao ultrapassar, buzinar.  Há até aviso em parachoques trazeiros:  Buzinar ao ultrapassar.
     202 – Segundo ela, na Índia o povo “escolhe” para viver, mais gente do sexo masculino.   Causa problema demográfico por isso.
     202 -  Índia e Paquistão, fronteiriços que já se enfrentaram militarmente.   Há guardas dos dois lados da fronteira.  Ritual diário de troca de guardas de forma ostensiva com direito a arquibancadas para os turistas assistirem tudo.
     208 – O Dalai Lama vive exilado na cidade indiana de Daharamsala, já que o Tibet, seu país está há anos sob o domínio da China.
     209 – O atual Dalai Lama é o 14º com esse título.  Seu nome original é Tenzin Gyatso.     A cidade de Lhasa é a capital do Tibet.
     No Tibet do tempo antes do domínio chinês, o Dalai Lama era o líder religioso e o líder político do país.   Uma teocracia.
     211 -  Quando a China invadiu o Tibet para “salvar” o povo da teocracia dos Lamas e da miséria.... o povo tinha expectativa de vida de 35 anos.      A China também era um país bem pobre.
     211 – Depois de 10 anos sob domínio chinês, o Dalai Lama (aos 24 anos de idade) foge para a Índia e se instala com seu governo no exílio na cidade de Daharamsala e com o passar do tempo seus adeptos foram agregando ao local que atualmente conta com mais de 100.000 tibetanos.
     213 – Um dos problemas para o catolicismo na China é que esta religião condena o tipo de controle de natalidade praticada naquele país.
     213 – Colocação do Paulo Zero (repórter) ao Dalai Lama.   “Além disso, nunca vimos na China a miséria extrema que está por toda a parte na Índia ou mesmo nas favelas brasileiras”.   (argumentando que é uma das ações do comunismo chinês)
     214 – Há muita maldade no mundo segundo o Dalai Lama, mas há muitos que praticam a compaixão..... se formos só ficar focados nos males..... se olhar só o lado negativo, podemos perder a esperança.
     215 – Diferentes povos pelo mundo e diferentes necessidades de religiões, defende ele.    “Porque o objetivo final é o mesmo:  amor, compaixão, perdão, tolerância e assim por diante.”
       continua  -   clicar abaixo, à esquerda

     216 - ...”crianças criadas com compaixão e afeto serão adultos mais saudáveis e mais felizes.”
    Não sendo literal – apanhando um raciocínio do Dalai.    Há uma ética secular dos povos e mesmo sem praticar religião, buscam a bondade, a compaixão, etc.
     216 – Fala do ódio, inveja e outros males.  “Claro, sempre que essas aparecem, a pessoa não tem mais paz de espírito e toda a atmosfera ao seu redor muda.  Até os animais podem sentir isso.
     217 – Ele faz paralelo com a União Européia por questões econômicas e acha que o Tibete poderia continuar como parte da  República Popular da China, porque economicamente pode ser bom para seu povo, mas defende que não como uma província.   Ele explica melhor isso tudo no texto.
     217 – Disse que se voltar ao Tibete, já renuncia ao poder secular e quer lá um governo eleito, democrático.
     217 – Os três compromissos dele no tempo que lhe resta de vida:  1º promover os valores humanos; 2º promover a harmonia entre as religiões e 3º defender as causas do povo tibetano.
     218 – Argumentos do Dalai.   O povo no mundo está colocando toda sua energia no material.   “Muitos negligenciam seus valores interiores, são infelizes”.
     (No livro em pauta, a entrevista com o Dalai Lama, na edição aqui citada está entre as páginas 213 e 220.   Sem desprezar o restante do conteúdo da obra, só a entrevista já vale toda a leitura)
     225 -  A Sonia Bridi cita frase de Tom Jobim.   “NY é bom mas é uma merda e o Rio é uma merda mas é bom”.
     226 – Eles (os chineses) planejam.   Estão no 11º Plano Qüinqüenal.  Estudam também os erros e acertos dos outros países.
     227 – Confúcio pregava o mérito.   “O confucionismo é responsável pelo imenso valor que as sociedades orientais dão à educação”.
     227 – Na Revolução Chinesa, Mao fechou as universidades.  Após sua passagem, a China reabriu as mesmas e trouxe os talentos “fossem eles de famílias camponesas ou ex-senhores de terras, do proletariado ou da antiga burguesia”.
     228 – As escolas públicas são em parte (aprox. 30%) pagas pelos pais de alunos e o governo completa o restante.    Os que são do meio rural nada pagam de escola.
     228 – Não tem plano de assistência do estado.   Se alguém da família adoece, pode falir a família.    (digo eu – no BR ao menos o SUS é melhor que nada)
     229 -  Hoje as universidades que em Pequim formavam os Engenheiros Vermelhos e que eram Politécnicas (sem disciplinas nas áreas de Humanas), estão com reforma física e de rumo.   Dirigentes que estudaram fora do país com o desafio de voltar a ser Universidade com Tecnologia e Humanidades (inclusive com Filosofia).    Buscariam a missão de tornar o país democrático no futuro.    Está no Planejamento em andamento...
     230 – Escolas – nove anos de ensino obrigatório em turno único das 8 h às 16:30 h.
     231 – No ensino básico o pessoal está aprendendo inglês com qualidade, até porque o mercado internacional dos produtos e serviços chineses é muito forte.
     237 -  Trem rumo ao Tibete.  Altitude, frio e neve.  Altitude acima de 3.000 metros e o ar fica mais rarefeito.   Há que ter orientação médica para quem não é da região, pois a altitude pode dar edema cerebral ou pulmonar e levar à paralisia ou óbito.
     240 – Altitude atingida inclusive de 5.200 m em relação ao nível do mar, de trem no Tibete.   Canetas estouram, quase não há ar para respirar; computadores param de funcionar.
     245 -  Lugar alto e gelado.   No passado remoto os monges esquartejavam (em cerimônia ritual) os mortos e colocavam as partes para os abutres.  Pela crença, assim o morto reencarnava mais rápido.     Se, ao contrário, o corpo fosse enterrado na neve, demoraria para se decompor e a alma ficaria “presa” por esse tempo para depois seguir o caminho da reencarnação.       Essa prática ritual dos monges acabava criando neles um conhecimento grande de anatomia do corpo humano (faziam uma verdadeira autópsia) e há mais de 500 anos já tinham um profundo conhecimento de anatomia e tumores por tudo isso.
     250 – Tibetanos passam até necessidade mas choram se alguém matar um iaque (parecido com um bovino).   A maioria dos budistas é vegetariana.    Há exceção e lá no Tibete o budismo permite matar o iaque para comer a carne.
     O Tibete antigo se estende por várias províncias da China e esse povo reverencia o Dalai Lama.   Esse povo representa aproximadamente um quarto do território da China.   Isto explica o por quê da China exilar o Dalai Lama do país.
     253 – Tradição chinesa.   O filho homem mais velho é o responsável por cuidar dos pais na velhice.   A mulher ao casar passa a ser parte só da família do marido.
     254 – Em idade de casar, atualmente há 25 milhões de homens a mais que mulheres na China.   Em várias idades, os homens são 300 milhões a mais que as mulheres.
     255 – No campo, as minorias podem ter até quatro filhos.
     258 – Os filhos únicos – “pequenos imperadores” da casa.  Famílias 4/2/1 – quatro avós, dois pais e um filho.   Filho que cresce “estragado” pelo mimo dos adultos.
     260 – Cita o exemplo do caso de uma nova rica de Pequim que tem uma indústria de confecções e nos catálogos os modelos na maioria são estrangeiros.
     262 – Na China, em caso do casal se separar, filho fica com o pai e filha, com a mãe.
     264 – Restaurantes amarrando grades de cerveja e mergulhando no rio de água cristalina (e gelada) para gelar o produto.
     266 – Os naxi, que são de uma das minorias étnicas.    Os homens dessa minoria “evoluíram” nos costumes e curtiram artes, poesia, etc. e as mulheres eram os  burros de carga.  Ironicamente isso deu saúde e longevidade a elas.   Eles se foram primeiro.
     267 -  Os Chineses tem técnica milenar de manipular fitoterápicos.   Até maconha usam com critério como fitoterápico inclusive para gripe.
     284 – Fala muito bem  sobre Cingapura e todo o centro de excelência inclusive em biotecnologia e muito mais.   (mas não fala muito em humanidades...)
     292 – As empresas de TI (Tec.da Informação) da Índia exportam em conhecimento o equivalente a 3x o que o Brasil fatura em exportação de soja e derivados.
     292 – Na Índia, dos 1,1 bilhões de habitantes, 300 milhões vivem com menos de 1 dolar por dia per capita.  Miséria.
     296 – Há 120 milhões de chineses que, até por questões ancestrais, vivem em cavernas, mas não são miseráveis.   No Vale do Rio Amarelo (Yang Tse).   A caverna é isolante térmica e ameniza o calor do verão e retem temperatura no inverno.   As moradias são sempre na face sul da montanha para receber a luz do sol.
     299 – Problema ecológico.    A China derrubou florestas, preparou taludes (cortes barranco) nas montanhas, povoou tudo e fez agricultura.  Caiu a fertilidade do solo.  E há poeira que se levanta do solo descoberto que chega a voar até 5.000 km e cair até no Japão.    Por isso até o Japão resolveu investir em reflorestar alguns territórios da China, principalmente nos morros.
     300 – Noivos cadáveres.  Homens e mulheres que morreram solteiros.  Os pais acertam casamento destes com dote e tudo.  Também comemoram o evento.   Transferem os túmulos dos “noivos” um para o lado do outro. (no Vale do Rio Amarelo).
     312 – Fala da miséria na Coréia do Norte.   Diz que o povo não pode sair do país.
     316 -  Na divisa entre as Coréias do Norte e do Sul.   Bem na divisa, um prédio com sala para eventuais negociações.    De cada lado da mesa, um negociador separado pela “divisa”, em seu próprio território.
     326 – Deng Xiaoping para os chineses é o homem que fez o povo chinês enriquecer.  Para o ocidente, o homem que ordenou a repressão na Praça da Paz Celestial.  

                              orlando_lisboa@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário