Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

PALESTRA DO PRESIDENTE DA PREVI – BALANÇO 2015 (RESUMO)


     Palestrante:  Gueitiro M.Genso
     Local e data:     AABB de Curitiba – PR    13-04-2016
     Anotação feita pelo associado da Previ – Eng. Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
                                blog   www.resenhaorlando.blogspot.com.br
   
     Ano de 2015    - rentabilidade %
     Previ Plano 1                     6,92
     Previ Futuro                     15,74    
     No período o fundo do Bradesco deu resultado Negativo.
     A Meta Atuarial da Previ para 2015 era de 16,85%   (INPC + 5,5)
     Vale do Rio Doce  - Em 1997 (governo FHC) quando a Previ adquiriu parte das ações da Vale na privatização, aceitou um acordo de acionistas pelo qual só poderá vender ações desta em 2017.
     Principais ativos cotados em Bolsa com resultado negativo em 2015
    
Empresa
Percentual Negativo
Vale do Rio Doce
-7,8
Banco do Brasil
-2,67
Neoenergia
-1,22
Petrobras
-1,15
Bradesco
-0,58

     Parte do deficit da Previ em 2015 vem do aumento da Reserva Matemática por inflação alta que puxa a meta atuarial para cima:    16,85% no caso.     De 122 bilhões para 135 bilhões.
     Vale ressaltar que no período de 2015 o Índice Bovespa foi negativo em 13,31%.
     Ele destaca que os preços das ações cairam em 2015 mas a Previ não vendeu suas ações e pode haver recuperação nas cotações e mudar o perfil do deficit.    (em parte isso já ocorreu e pode ser constatado nas cotações das Bolsas)
     Há uma tolerância legal sobre o deficit porque as demandas se estendem por longo prazo.   No caso da Previ essa tolerância vai até 11 bilhões.    (resultante de um percentual do deficit)
     Nos três primeiros meses de 2016 parte do deficit já desapareceu por conta da valorização dos ativos.
     Em caso de deficit, por norma, o Fundo tem que adotar:
     > Elaborar um Plano de Equacionamento até dezembro de 2016;
     > Implantar o Plano em até 60 dias após analisado pelo Deliberativo.
     > Regularizar o deficit em 18 anos.      Há nisso um Índice de 1,5
     11 bilhões a equacionar x 1,5 / 18 anos =   aprox.   180.000.000,00 por ano.    Isto considerando que as ações não se recuperassem em 2016, ao passo que estas vem se recuperando.
     A lâmina número 22 da apresentação dele em PPT (Power Point) deixa claro o cálculo.   Mostra a série histórica de superavit (e deficit) da Previ.
     Lâmina 24
     Índice Bovespa em 30-12-2015            43.340 pontos
     Índice             “       17-03-2016            50.914 pontos   
     Com essa elevação da bolsa o deficit contábil da Previ cai nesse período de 13 bilhões para 8 bilhões.    Uma recuperação de 4,95 bi (arredondando ficaria em 5 bilhões).
     Minério  -  Na Bolsa já reagiu de 40 dolares/tonelada para 70 dolares.   Já foi cotado a 150 dolares não faz muito tempo.    Houve em anos anteriores grandes ganhos para a Previ inclusive nesse setor.
     O Plano Previ Futuro já é o quarto maior plano do ramo no Brasil.
     Em 2015 grande parte das rendas da Previ veio de aluguel de imóveis.   Vários shoppings inclusive.
     Segmento de Renda Variável.
     Ações, etc.                          70 bilhões      (48% do Patrimônio) 
    Segmento de Renda Fixa  - 59 bilhões       40,7%       “
    Empréstimo e financ.           5,7 bilhões
     Imóveis                               9,78 bilhões
     Invest. Estruturados            0,72 bilhões
     Invest. No Exterior            0,12 bilhões
     Soma.........................     145,97 bilhões   

     Há norma que determina o percentual que o Fundo tem que ter por setor.
     O Previ Futuro tem menos aplicação em Renda Variável.    Tem 26% dos ativos  nisso.
     Ações que subiram em 2015 e são também importantes na carteira da Previ:
     Ambev -    subiu 13,67%
     Embraer – subiu
     Grupo Ultra – subiu
     No ano de 2015 a Previ vendeu 3,8 bilhões de reais em ações.    Não dá para acelerar as vendas porque no caso realizaremos perdas.
     Ele disse que tem havido um descolamento entre os índices INPC e IPCA.
     Nossa média de rentabilidade em relação aos demais fundos é superior.
     Imóveis -  A meta atuarial da Previ no caso é de INPC + 8,5%.     O resultado de 2105 deu 11,22%.      Lembrando que temos 9,78 bi aplicados em imóveis.
     Na lâmina 44 da apresentação, mostrou:
     Imóveis -  de 2010 a 2015 a meta atuarial da Previ para imóveis era de 155%¨e alcançamos 220 por cento.  Foi muito positivo nesse período.
     O setor de investimentos estruturados é o de maior risco.    Para empresa que está em fase de maturação, considera-se a curva J.   Os resultados começam caindo, seguem e depois voltam a crescer com a maturação do projeto.    Para esses ativos a meta atuarial da Previ é de 19,53% para 2015  (IPCA + 8%) .  No período deu negativo   18,16%.   Temos 0,72 bi nesse setor.   0,5% dos nossos ativos totais
     Sete Brasil  - empresa de construção de sondas para exploração de petróleo.
     Quando a Previ entrou na sociedade o petróleo estava acima de 100 dolares por barril e as encomendas da Petrobras eram elevadas.    A Previ entrou com 180 milhões de reais na sociedade dessa nova empresa.   (9,9% do capital inicial desta).      Nessa época a encomenda da Petrobras era de sete sondas à Sete Brasil.    Depois a encomenda passou para 28 sondas.   Houve chamada de capital na Sete e a Previ não quis bancar o novo risco.   Teria que colocar mais 1 bilhão na Sete para atender as novas encomendas.    Como a Previ manteve os 180 milhões e não participou da elevação de capital, sua participação na Sete caiu em termos percentuais de 9,9% para 2,3%.
     Investimentos no Exterior:
     Em 2015 a meta atuarial era de 42,98%.    A carteira citada rendeu 50,58%, isto sobre 120 milhões.
     BENEFÍCIOS  (aposentadorias e pensões) pagos pela Previ em 2015 :  média de R$.8.022,00
    Em 2015, 95% dos funcionários da ativa do Banco do Brasil já pertencem ao Plano Previ Futuro.
     Lembrou que no site da Previ tem a aba “De Olho nos Ativos”.   10 empresas tem mais peso nos nossos ativos.    A Previ tem chamado os dirigentes dessas empresas e perguntado sobre perspectivas para o futuro, colocando os dados na aba citada.
     Foi também melhorado o critério da Previ na escolha de Conselheiros para a diretoria das empresas nas quais nós temos capital significativo.
     Atualmente a Previ não tem um teto de benefício.   Está em estudo.   (sobre dirigentes que ganhariam valores expressivos)
     A lei diz que tem que haver paridade na diretoria dos fundos de pensão.   Entre os indicados pelo Banco, no caso, e indicados (voto) pelos associados.
     A Previ tem 36% de benefícios de todo o seu setor (previdência complementar).
     O Sr. Botechia é Diretor de Planejamento, é paranaense e tem 16 anos de BB.   Tem doutorado em Paris no tema de combate à corrupção.       (Dado atual – 05-08-16 – o Botechia teria se afastado do cargo alegando problema de saúde...)
     Ele disse que o Setor de Planejamento da Previ é norteador e suas normas não obrigam a diretoria a segui-las.   É um rumo indicativo.   Citou um exemplo:    A % de Renda Variável em carteira.   Podemos ter um % diferente do norte indicado pelo Planejamento.    A decisão vai para o Diretor de Investimento.
     Sobre a CPI dos Fundos de Pensão.   Não indiciou nenhum dirigente da Previ em seu relatório que sai nesta semana.
     A Previ é a maior acionista da Vale do Rio Doce mas não é a Controladora.   Sobre perspectivas, disse que uma nova mina da Vale no Pará está para entrar em operação e o potencial é da mesma ser bem rentável.
     Este foi o conteúdo que consegui anotar, da forma que pude entender e fazer os destaques dentro do meu critério.    O palestrante utilizou aproximadamente 64 lâminas em Power Point como apoio para organizar os dados a serem repassados.   Considerei da minha parte que a palestra foi bastante esclarecedora.   Ele respondeu perguntas dos associados e a reunião terminou depois do meio dia e eram tantas perguntas que acabei saindo (raro isso acontece!) um pouco antes da palavra final dessa fase.

Blog.      www.resenhaorlando.blogspot.com.br                  www.orlandolisboa.blogspot.com.br
OBSERVAÇÃO -   Oportunamente passarei para o word e o blog uma série de anotações interessantes que tirei do site da própria Previ.    Números, análises e tendências.    (uso bastante o Facebook)


   Observações mais:   Vale lembrar aqui que  houve no passado a decisão política de investir pesado em Costa do Sauipe por ingerência política no tempo do Antonio Carlos Magalhães, trazendo resultados negativos significativos à Previ.   Também o caso do Parque Temático em Aparecida do Norte.  


    



Nenhum comentário:

Postar um comentário