Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2016

RESENHA DA FALA DO URUGUAIO PEPE MUJICA EM CURITIBA (27-07-16)


                          Foto de Orlando Lisboa de Almeida

RESENHA DA FALA DO URUGUAIO PEPE MUJICA EM CURITIBA (27-07-16)
Local:   Ginásio de Esportes do Clube Círculo Militar de Curitiba – Paraná
Anotações feitas pelo Eng.Agr Orlando Lisboa de Almeida
Tema da Palestra – do Evento -   “DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA”

            O que segue abaixo foi o que consegui “traduzir”, entender, anotar da fala dele com meus parcos conhecimentos da língua espanhola.
     O por quê do evento ser onde foi.     As entidades que promoveram o evento anunciaram na internet e abriram inscrição e em 48 h consta que ao redor de sete mil pessoas demandaram a palestra.   Os promotores do evento saíram a campo para buscar um lugar maior que as dependências da APP Associação do Professorado Paranaense e por questão de normas de segurança, liberação do corpo de bombeiros e outros requisitos, havia poucas alternativas e a que se mostrou mais viável para o momento e agilidade de liberação pelo poder público foi o citado Ginásio de Esportes.
     O local estava lotado nas arquibancadas e também em cadeiras na quadra esportiva em si.     Houve várias falas antes do Pepe Mujica, uma delas do Professor Maringoni da Universidade Federal do ABC Paulista.
     Vamos ao que consegui captar da fala do Mujica que foi Presidente do Uruguai e agora está no mandato de Senador.     Marquei:   Ele falou das 11.30 h até 12.15h
     “Amigos!”
     Máquinas inteligentes produzem, mas as máquinas não consomem.
     Minha geração pensou que nacionalizando os meios de produção teríamos uma sociedade livre.   Engano!   Sem mudar a cultura, não muda nada.
     Mudança social, mudança cultural.  Senão não haverá mudança.
     O ser humano é animal gregário, animal político.    Nossa civilização hoje nos permite viver mais tempo.   Até certo ponto, podemos dar rumo ao nosso futuro como civilização.    A diferença entre as pessoas e os animais vem de podermos dar um rumo à nossa civilização.   Mudar para um mundo mais justo.
     Hoje o sistema quer transformar nossas vidas em mercadoria.    A luta é por democracia e não para sermos mercadoria.  Luta por uma humanidade melhor.
    Que tempo tem para amar?   Para seus amigos?   Para as coisas que são eternas?
     A vida não é só para trabalhar.  Há que se ter tempo para viver e ser livre.
     Como pode haver liberdade e fraternidade?     Esta civilização tem que mudar.
     Uma mentira da direita – que só pode haver felicidade e bem estar se houver crescimento econômico. 
     Há que se ter tolerância.   Temos que conviver com os diferentes.  Somos únicos.  
     Política -  conciliar as diferenças.   Cair, levantar, seguir....    aprendemos inclusive com as derrotas.    Voltar a caminhar.   Começar, recomeçar, seguir....
     Há massas de capital financeiro pelo mundo fora de controle.
     O mundo tem os recursos financeiros para varrer a miséria do mapa.   Isto, como
a questão ecológica, são problemas políticos.      
     Não estou fazendo apologia à pobreza.    Condeno o consumismo desenfreado que é regra no capitalismo.    A contracultura está na nossa cabeça, na nossa capacidade de raciocínio. 
     Tecnologicamente hoje há meios de se participar como nunca da história do mundo. Democracia é feita de luta e conquistas.    Nada vem de graça.    Luta por amor à vida.   Que não tenhamos uma vida inútil.   As pessoas tendem a procurar conhecer mais idiomas para interagir com outros povos.   Inclusive as comunidades universitárias.
     Não conseguimos tocar o céu com as mãos.   A alegria não está no fim.   É o caminho mesmo.    Uma civilização melhor não é produto, não é mercado.
     “Eu fui de uma geração de luta”.
     Nenhum valor vale mais que a felicidade.

     Gracias!                                                            12:15 h


                Palestra disponível no meu blog      www.resenhaorlando.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário