Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2016

EVENTO - CIRCO DA DEMOCRACIA - CURITIBA - PR. 12-07-16 (LANÇAMENTO)

   RESENHA DO EVENTO – CIRCO DA DEMOCRACIA – LANÇAMENTO DIA 12-07-2016
     Anotações do Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida    (foco:  Cidadania)

     Em defesa da Democracia   
     O evento foi realizado nas dependências do prédio histórico da UFPr na Praça Santos Andrade no centro de Curitiba-PR.

     Professor Marés, Professor Gediel, Dra. Margaret, Sra. Ivete – da Comissão da Verdade – Setor Paraná, Professor Pedro Roberto Bordier...

     Um breve histórico do Circo da Democracia
     Em 1987, no bojo da luta pela redemocratização do Brasil, se encaminhou para o Congresso elaborar a Constituição que depois foi promulgada em 1988.    Ocorre que os congressistas, tanto deputados como senadores, não tinham sido investidos dessa tarefa e a sociedade civil pleiteava que a nova Constituição tivesse mais participação do povo em geral, inclusive através de suas entidades representativas.   Nesse contexto, setores da sociedade civil, até como um ato de resistência, lançaram em 1987 o chamado Circo da Democracia, um espaço onte as entidades discutiam livremente propostas que entendiam como relevantes para a nossa nova Carta que estava sendo elaborada pelo Congresso.     Houve vários circos espalhados com esta proposta na ocasião, abertos à participação cidadã/popular.   
     Agora, no momento atual, quando setores da socidade civil entendem que a nossa democracia está em risco, resolveu-se lançar o Circo da Democracia para dar voz ao povo sobre a questão.   É um espaço de luta contra o golpe que está em curso na visão de amplos setores da vida nacional.  Sendo o Circo algo com apelo popular, nesta data foi feito um evento de discussão e lançamento do circo da Democracia que será efetivamente armado na Praça Santos Andrade no dia 05-08-2016, coincidindo com o evento olímpico.      O circo está previsto para ficar na Praça Santos Andrade em Curitiba de 05 a 15-08-16.
     Precedendo as falas, foi aberto espaço para um artista circense (família Zanquetini – tradicional do ramo – paranaense) que fez malararismos de diversas formas.
    
      Fala da Dra. Margaret, advogada, que atua como Procuradora do Trabalho no Ministério Público do Trabalho da 9ª Região – Curtiba- PR.      Deixou claro que a sua fala é como pessoa física, cidadã e não no cargo  citado.
     Destacou que o governo interino vem com uma série de ameaças aos trabalhadores além de outros problemas.   Destacou a busca da terceirização com precarização do trabalho.  Há estudos que provam que a terceirização em muitos casos resultam em menores salários, mais rotatividade da mão de obra, mais acidentes de trabalho, etc.
    Há três PL Projetos de Lei tramitando sobre terceirização no Congresso na atualidade.
      ...............continua..... clicar no local indicado para continuar lendo...

     Querem também colocar em lei que acordos trabalhistas se sobreponham ao legislado, com retrocesso para os trabalhadores.     Há muitos sindicatos de trabalhadores cujos dirigentes são pelegos e o risco aumenta de estes entrarem no jogo dos patrões em detrimento dos seus representados.     Gente que está interessada na taxa que os sindicatos recebem na celebração de acordos trabalhistas com a categoria.
     O setor patronal (e os governantes atuais) quer um “Simples Trabalhista”.    Há proposta de extinguir a multa do FGTS quando o empregado é despedido sem justa causa.    Tenta-se tirar a estabilidade dos funcionários púbulicos.
     O direito de greve também estaria ameaçado.     O governo interino acena com cortes de verbas para o funcionamento dos TRT Tribunais Regionais do Trabalho e ficam então os trabalhadores menos protegidos.      Com o apoio inclusive do Ministro Ricardo Barros (paranaense – ministro da Saúde) e que articulava o manejo do Orçamento da União nesses cortes de verbas para os TRT.
     A Agricultura Familiar estaria sendo deixada para segundo plano, inclusive pelo menor apoio às ATER Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural oficial pelo Estado.
     Fecharam o Ministério do Desenvolvimento Agrário que era de apoio à Agricultura Familiar.
     Estão mudando a lei para poder aplicar agrotóxicos por via aérea em cidades para controle da dengue.   Há riscos elevados e dúvidas na efetividade, além que questões com a Anvisa e órgãos ambientais.    Defende-se que o controle da dengue esteja numa visão integrada com saneamento básico e outras ações.
     Estão acenando com aperto contra minorias como GLBT e outras.    Querem formar alunos que não pensam.   Não se pode citar Marx nas escolas. 
     Recessão -  Não estaria preocupando os do Executivo Federal – não estariam preocupados com os reflexos nas classes mais humildes, nos trabalhadores.
     Estima-se que a União atende ao redor de 20% do universo dos mais pobres que teriam direito à proteção do Estado.   13 milhões de brasileiros em condição de extrema pobreza estariam ficando de fora da proteção da União.
     Ela avalia que os setores conservadores que apoiam o interino não vieram só para tirar a presidente do poder, mas tirar a esquerda do poder.
     Há um coletivo do Ministério Público que não reconhece os golpistas.    Visão transformadora.  Contra prisões seletivas, ao lado dos movimentos sociais.
      Estamos aqui para a reação e contra tudo isso.    Um verdadeiro pacote de maldades os do poder estão perpetrando contra a Nação.

     Fala do Professor Pedro Roberto
     Destacou as articulações e ações dos Advogados pela Democracia que estão firmes na luta contra o golpe.     Disse que um artigo da Constituição Federal (artigo 168 – se anotei o correto) da forma que está, vem mais para proteger o Estado e não os cidadãos.

     Fala da Sra. Ivete – da Comissão da Verdade – Setor Paraná.
     Se pergunta por quê o Brasil tem tanta dificuldade para consolidar sua democracia.    Se não politizarmos, se não alertarmos os nossos jovens, teremos muitos problemas pela frente em relação à falta de democracia.
     Os golpistas aqui no poder estão inclusive exportando o golpe.  Citou a Argentina onde estão perseguindo a ex presidente Cristina.

     Fala do Professor Gediel
     Disse que a própria Universidade está em risco.   Citou que a União pediu para estas fornecerem dados sobre pesquisas ao TCU para este dar um pitaco se a “produção” está OK ou não...
     
     Foi lida uma lista de entidades apoiadoras do Circo da Cidadania.
     Há página na internet alusiva ao evento e lá haverá mais detalhes inclusive sobre as entidades apoiadoras.     Um dos movimentos se chama Curitiba Contra Temer.
     O Senge Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná é um dos apoiadores.

     Ficam todos que apoiam a causa conclamados a acompanharem os próximos passos, com destaque para o dia 05-08-16 quando o circo terá sua lona levantada na Praça Santos Andrade.   Lembrado que todos deveriam uma vez ao menos ver inclusive a magia de se levantar as lonas de um circo.     Previsto para ficar na Praça entre 05-08 e 15-08-2016.  

                    orlando_lisboa@terra.com.br
    


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário