Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2016

RESENHA DE PALESTRA DO SEN. CRISTOVAM BUARQUE 15-07-16

RESENHA DA PALESTRA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE
Palestra realizada em Curitiba – PR dia 15-07-2016
Local – horário:     Na sede da ACP Associação Comercial do Paraná das 14 as 16 horas.
     Anotações feitas pelo Eng. Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
     Alertando desde já que o texto abaixo é um apanhado do que ele disse e que foi anotado conforme entendi que fosse o mais relevante, sem colocar a minha opinião pessoal sobre cada tema abordado.      O convite a ele tem a ver com o fato do mesmo estar entre os que não firmaram posição na votação do afastamento da presidente e a expectativa do grupo anfitrião (ACP) é de forma cabal pelo afastamento.
     O tema abordado seria cenário atual para o Brasil com algum foco em educação que é a área mais específica do senador que é pernambucano, 70 anos, engenheiro mecânico, professor universitário e publicou mais de três dezenas de livros.   Foi reitor da Universidade de Brasilia, foi governador do Distrito Federal.  Tem mandato de senador até 2018.     Foi do PT, esteve no PDT e está atualmente no PPS.    
     A ACP tem 126 anos e foi fundada pelo Barão do Cerro Azul e o presidente atual é o Sr. Antonio Espolador.   A entidade tem até Conselho Político na diretoria.
   Já nas falas iniciais, a diretoria da ACP entregou uma carta ao senador e pelo que se percebe é no sentido de persuadi-lo a votar no senado pelo afastamento da presidente.
     Ele lembrou que foi o criador do Bolsa Escola e que o programa seria de cunho emancipador dos beneficiários.   Na linha do ensinar a pescar.
     Disse que sua fala seria norteada por quatro pontos sobre o Brasil:
   Onde estamos; como chegamos até aqui; como sair dessa e por último, para onde ir e como ir?   continua....
  (clique para continuar lendo o texto....)

     Estamos onde não gostaríamos de estar.   Nossa produção historicamente é de produtos primários com pouca agregação de valor, calcada na agricultura, na mineração e na indústria mais elementar.  Temos poucos produtos com inovação que nós mesmos criamos.     A produtividade da nossa mão de obra é baixa  (por baixa escolaridade, etc)    Somos ricos no conjunto e um país pobre em relação aos seus indivíduos.  Somos um país de elevado nível de desigualdade social.
     Nos anos recentes tivemos programas sociais que deram assistência ao povo mas não foram promotores de emancipação das pessoas.
     Atualmente é elevado o número de pessoas cursando universidade.   Ele tem constatado que é bem baixo o nível de formação dos alunos que chegam à universidade.  Baixo nível intelectual.
     País muito burocratizado.    Não conseguimos fazer a democracia funcionar porque não nos articulamos.  Falta diálogo.
     Como chegamos aqui?      Há fatores estruturais e conjunturais.    Temos de 12 a 13 milhões de analfabetos.    Gente que não consegue nem ler o que consta em nosso pavilhão nacional.    Amarramos demais a nossa indústria.   Não fizemos o dever de casa histórico.     O quadro mais visível vem dos últimos governos.
     Irresponsabilidade no manejo da coisa pública.   Gastar mais que o possível para obter voto.    Aparelhamento dos órgãos públicos.   Corrupção generalizada.
     Dentre as consequências, debilitou empresas públicas como a Petrobrás, BNDES, Eletrobrás, etc.      Lula e Dilma nos enganaram nas narrativas falsas.  Citou os mais de 30 milhões que mudaram da faixa de renda e saíram da pobreza extrema.   Disse que isso foi vendido como uma grande conquista ao povo, mas ele acha que não.    Que pintaram o feito com cores mais fortes do que deveriam.    Que melhorou a renda mas não os transformou em cidadãos.
     Citou o que entende como expectativas exageradas com relação ao pré-sal.
     Diz que o PT não fez a reforma da educação, etc.   Disse que colocou mais dinheiro no setor, mas que não seria a solução sem uma reforma.
     Assistência não tira a pessoa da pobreza.
     Disse que quando era Governador do DF, criou a Bolsa Escola e que esta era para apoiar e emancipar os de baixa renda beneficiários.
     Disse que Lula e Dilma fortaleceram as corporações e lembrou que o Lula veio de uma delas, do movimento sindical.   E até frisou que na condição de dirigente sindical o Lula foi muito competente.
     Alegou que hoje temos um País mais dividido do que nunca.
     Como sair dessa?      Ele disse que a volta da presidente seria um desastre para o País.    Ele defende o Parlamentarismo.
     Ele disse que os que afastam a presidente tem que fazer isso de forma a não deixar cheiro de golpe.    (por causa do risco das possíveis reações populares)
     “Vamos trabalhar com o governo Temer”  .   Elenca medidas que acha necessárias e relevantes:
     Arrumar as contas públicas;
     Nossa imagem lá fora está ruim;
     Que se tenha confiança em si;
     Ele disse que se assustou com os aumentos que o Temer está dando aos funcionários públicos.   Que abala a confiança da população nesse governo.
     Retomar o diálogo inclusive com o Congresso.   Ninguém nem partido algum tem o monopólio da verdade.
     O Temer tem que conquistar os “deseleitores” dele.  Os que estão contra.  Os que defendem as políticas sociais, etc.  (os movimentos sociais, etc).    Ele afastou muita gente não nomeando mulheres, negros...
     Ele espera que volte o crescimento da economia e do emprego.
     Ele disse que tem grande admiração inclusive pelo FHC, mas destaca que ele não fez a reforma da previdência.
     Defende que o governo faça mais PPP Parceria Público Privada.   Ele tem um termo que seria publicização.    Poderia mesmo agentes do mercado, em parceria com o ente público, construir e gerir escolas, por exemplo e estas serem gratuitas, de qualidade e publicizadas.   Ou seja, com acesso a todos e ter participação privada.
     Reforma política que preconiza:
     Passa pelo Parlamentarismo;
     Campanha política não deve ser tão cara;
     Fim da impunidade;
     Acabar com a imunidade parlamentar;   (aplaudido)
     Reforma da educação.     Tem que ter metas de longo prazo.    A escola deveria ser igual para todos.   Não escola boa só para filhos dos ricos.
     Disse como exemplo da questão de oportunidade:   Somos bons em futebol porque a bola é redonda para todos – acessível a todos.
     Uma boa escola:
     Professor escolhido entre os melhores jovens (e bem remunerado)
     Tem que acabar com a estabilidade plena.    Que a falta de competência e empenho permitam a demissão dos que não se enquadram.
     A escola tem que ser funcional e bonita.   Atrativa.
     Escola em horário integral.     (manter o aluno longe das ruas)
    O Brasil precisa gastar dez mil reais por aluno por ano em valores atuais.  Não dá para deixar crianças serem condenadas pelos seus CEP e CPF.   Lugar onde vive e condição social vulnerável.   Oportunidade para todos em boas escolas.
     Ele diz que com 5% do PIB o Brasil tem como dar esse ensino de qualidade aos alunos na educação básica.
     Ele apoia o limite de gastos no Orçamento da União, fixado em lei.
     Mudança da mentalidade das prioridades.
     As pessoas estão percebendo que sem educação seus filhos não conseguem emprego.   Ele defende que todo cidadão na idade adequada deveria (sexo masculino) fazer o serviço militar obrigatório.
     Uma retórica curiosa:   “Não só tirar a presidente e colocar outro no lugar.  É tirar esse Brasil e colocar outro no lugar”.
     O mais difícil foi acabar com 300 anos de escravidão e nós conseguimos.
     Ele acredita que na união nacional se pode avançar e acredita que é possível.    Disse que veio para fazer o que gosta (área da educação) e na esperança de mudar o Brasil.
      Não foi aberto espaço para perguntas da plateia e um dos argumentos é que eles teriam um compromisso partidário do PPS que tem o Deputado Rubens Bueno como líder do partido no Paraná.    Estarão logo em seguir num encontro de formação para candidatos a prefeito no estado aqui em Curitiba.   Disse que fizeram já o encontro para aspirantes a candidatos a vereador em outra ocasião.   Consta que é uma praxe do partido deles.
     Isto foi o que consegui anotar das falas do senador e espero que seja útil para a reflexão das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário