Total de visualizações de página

domingo, 29 de janeiro de 2023

CAP. 06/20 - fichamento - livro - COMO AS DEMOCRACIAS MORREM - autores professores de Harvard - STEVEN & DANIEL - Edição 2018 (no BR 2021)

 capítulo 6/20

  

         Os autores dizem que o povo americano sempre está no risco de embarcar nessas aventuras e que o fator que tem barrado isso são “os guardiões de democracia – nossos partidos políticos”.

         Em 1920, uma convenção tensa para escolha do candidato pelo Partido Republicano.  Já tinha havido no dia várias votações e não se chegava ao número de delegados necessário.   Uma reunião de portas fechadas entre os caciques da política destacou um nome de pré candidato que era nas votações um azarão com 4% do número de delegados.   Escolhido na “salinha fumarenta” pelos caciques partidários, Harding foi o escolhido e seu nome foi submetido ao colegiado que aprovou e ele se elegeu presidente.  Não foi um primor no mandato, mas o sistema estava “protegido” contra os outsiders que poderiam colocar o país numa aventura autoritária.

         “As instituições guardiãs remontam à fundação da república dos USA.   A Constituição de 1787 criou o primeiro sistema presidencial do mundo”.

         Alexander Hamilton escreveu na obra O Federalista sobre o risco de aventureiro ser eleito presidente.     ...”se preocupava com a possibilidade de que uma presidência eleita pelo voto popular pudesse ser muito facilmente capturada por aqueles que jogassem com o medo e a ignorância para ganhar as eleições e depois, governar como tiranos”.

         Ele propôs um sistema de filtro para evitar aventureiros.    Inspirado nisso adotaram o Colégio Eleitoral para escolher candidatos.    “O Colégio Eleitoral tornou-se assim o guardião da nossa democracia”.

         Um problema histórico do sistema americano é que a constituição deles não fala nada sobre partidos políticos.

         O complicado é cuidar para que os partidos escolham candidatos populares e que não sejam demagogos.

         Página 50 – Henry Ford, milionário, industrial, “era uma versão do tipo demagogo extremista.   Veiculando em jornal...   “vociferava contra banqueiros, judeus e bolcheviques (comunistas).

         “Suas opiniões atraiam elogios de racistas de todo o mundo”.   Em 1938 foi homenageado por Hitler.   Recebeu deste a Medalha da Ordem do Mérito da Águia Alemã.

         Ford teve uma infância pobre no meio rural.

         No curso da longa guerra do Vietnã, em 1968, o presidente Lyndon Johnson governava.   Naquele ano morreram 16.592 soltados americanos na guerra.   O povo americano já estava impaciente.    Em abril de 1968, assassinam Martin Luther King.   Em junho de 1968 durante a campanha para presidente, Robert Kennedy é assassinado.     Lyndon Johnsson era pela continuidade da guerra do Vietnã e Robert Kennedy era pelo fim da guerra.

         Capítulo cinco – A Grande Abdicação Republicana

         O foco empresarial de Trump é a incorporação imobiliária, que lhe trouxe fortuna.   E ele chegou a comandar programa de TV na modalidade reality show.   

         O sistema de primárias adotado pelos americanos abriu as portas inclusive para os outsiders (os de fora da política).

            Grande número deles passaram a se apresentar para ver se emplacavam no cargo de presidente.

         Aventureiro sendo muito rico para bancar parte da campanha e sendo bastante popular acaba tendo chance de chegar ao poder.

         Em 2015 Trump se lança em campanha contra 16 concorrentes.  Um deles era Jeb Bush, filho e irmão de ex presidentes.    A boa parte dos concorrentes era composta de governadores e senadores.

         Trump não era nem um republicano e não podia contar com a classe política para chegar ao poder.    Mesmo quando Trump começou a crescer nas pesquisas, ainda não era levado a sério.

         A internet tem propiciado o candidato levantar fundos para a campanha com valores expressivos, o que não ocorria no passado.

        

         Continua no capítulo 07/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário