Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2024

Cap. 3/4 - Fichamento do livro - O AVESSO DA PELE - Autor: Jeferson Tenório

  setembro de 2024

...   O protagonista aos doze anos, morando com a mãe e os irmãos na casa da avó em Porto Alegre.  Vida de pobre.  Mãe desempregada, ambiente hostil.

         O tio, polícia civil, traia a esposa e ela um dia descobriu e fez barraco.  Pegou faca para matar ele, que sacou a arma e deu um tiro no chão para assustá-la.    O protagonista ficou paralisado diante da cena.

         No outro dia na escola, dor de estômago e sem fome, ficou sabendo que daqui a “zilhões” de anos o sol iria se apagar.   Ele ficou em pânico.

         Quando o pai foi embora de casa.    “Era uma noite muito triste.   Pois estava indo embora e não ia mais voltar”.   “A partir dali, tudo que aconteceu na vida de vocês resultou num repertório de mágoas”.

         Numa separação ninguém vence, mas vocês não sabiam disso.   Briga judicial após a separação.

         “Vocês estavam ressentidos um com o outro porque fracassaram”.

         Pais separados, o pai vendo o filho...  “E por vezes eu sentia inveja daqueles livros todos, que você lia com toda atenção”.

         “Com a minha mãe as coisas eram diferentes, porque, enquanto eu tinha de lutar para me aproximar de você, eu tinha de lutar para me afastar dela.”

         3ª Parte – A volta de São Petersburgo

         O protagonista, adulto, relembrando quando era professor.   As reuniões com pais de alunos.    “A reunião de pais é quando você abre a porta de um manicômio, você dizia”.     .... o professor se torna um psiquiatra dos pais de alunos...

         ...  Em Porto Alegre, oferta de emprego para pessoas de “boa aparência”.   O jovem negro já sabia que não era para ele...

         O jovem consegue emprego numa Pizzaria como serviços gerais, um faz tudo, de limpeza até serviços de cozinha.

         Com o tempo, passou para o período da madrugada nesse emprego para ganhar mais.     ...”trabalhar na madrugada rendia mais e na época você só queria ter dinheiro para comprar um bom tênis, um bom boné importado, comprar a última fita dos Racionais, sair uns fins de semana para dançar passinhos, e ajudar a sua mãe com as contas”.

         As agruras da vida de professor.   Vinte anos enfrentando os desafios.   “Todos acham que, se você está ali, tendo de aturar os desaforos das crianças e adolescentes é porque você não deu certo na vida”.

         “Dar aulas foi o que sobrou para os perdedores”.   “Mas no fim das contas você sabe que não é bem assim”.

         O professor, muito depois de se separar, teve um caso com uma colega professora casada.  O caso não prosperou para ele que voltou a ficar só e sofrer por anos.  Beber por amor.

         “Mas a vida seguia porque, mesmo que se ama errado, ainda temos de viver”.    “O amor não impede a vida”.

         Sobre a vida de professor:   “Você apenas travou durante anos uma guerra particular, mas cumpriu uma tarefa.  Não abandonou o barco.   E achou que isso já te redimia das aulas ruins que deu”.

         Capítulo final        - continua na próxima publicação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário