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sábado, 3 de agosto de 2019

RESENHA (FICHAMENTO) DO LIVRO - CADERNO DE MEMÓRIAS - AUTORA DO LIVRO: ISABELA FIGUEIREDO - JULHO - 2019



            Autora:  Moçambicana – Isabela Figueiredo – Editora Todavia – SP – 2018 – 1ª reimpressão – 180 páginas
            Fichamento de leitura pelo leitor Eng.Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida – Curitiba – PR.     Julho-2019   www.resenhaorlando.blogspot.com.br
            A autora nasceu em 1963 e viveu a transição de Moçambique de colônia por séculos de Portugal, à condição de país independente (com luta) ocorrida em 1975.   Descendente dos colonizadores.
            Página 8 – “é mais fácil esquecer. Sempre!”
            O paradoxo reside  no facto de só se ultrapassarem os choques de uma vivência, desenterrando-a, resolvendo os seus restos     (poderia ser feito um paralelo com a Comissão da Verdade no Brasil)
            No tempo em que ela viveu em Moçambique onde nasceu (viveu lá até os 13 anos), a capital se chamava Lourenço Marques e depois da independência passou a se chamar Maputo.
            9 – No agito após a independência em 1975, os pais enviam ela aos 13 anos para a casa dos avós em Portugal.   Para segurança e estudos.
            Quando da independência de Moçambique, muitos portugueses e descendentes voltaram para Portugal.    (1975)
            10 – Os portugueses tentaram desqualificar o que ela escreveu porque ela se posicionou numa visão humanística do povo local.   Ao que ela rebate:   “Nada me beliscou e continuo a viver em absoluta paz com o que escrevi”.
            10 – Ela correu o mundo após o livro ser publicado.   Muitas pessoas abordavam ela com depoimentos que as identificavam com fatos por ela narrados no livro.
            11 – profissão – machambeiro   (trabalhador rural, produtor rural)
            14 – A descrição da mulher branca pela amiga negra...
            “As mulheres brancas não tem à frente, não tem atrás, são lisas e frias como madeira seca”.
            A amiga dela falando da história que cita generais, colonizadores, colonos e não fazem referência às mulheres e o papel delas, em tudo isso, inclusive em termos afetivos.
            15 – No caso deles, o colonialismo está calcado no catolicismo e no patriarcado.    “O macho agressor invade”.  (a terra, a mulher...)
            16 – O colonizador branco ter lá sua esposa branca e uma “cadela” (negra).
            17 – Negro... beber cerveja e vinho de caju (artesanais).
            18 – Para um negro, a alegria é a base da sobrevivência, por isso sorri e canta.
            35 – Brancos não assinariam as paternidades com as pretas.   Quantos mulatos conheciam o pai?...
            Negra não reclamava a paternidade dos filhos.  Ninguem lhe daria crédito.    Branco, se quisesse, poderia casar com negra, mas se negro casasse com branca era um absurdo.
            Mesmo o pai da autora não se conformava se enxergasse um casal, ele negro e ela branca.     A filha dizia que era implicância dele.
            Ele achava que a filha era comunista”
            38 – Leu na pré adolescência o livro sobre sexualidade (A Minha Vida Sexual) do Dr. Fritz Khan.   (eu também li bem jovem ele livro).
            43 – O pai, eletricista, só tinha ajudantes negros, estes que ganhavam metade ou um terço do que ganharia um ajudante branco.    Moravam na capital (então Lourenço Marques, depois, Maputo)
            43 – A voz corrente do colonizador é que preto é preguiçoso e beberrão.     (já conhecemos por aqui também esse filme)
            43 – As relações:   “Preto servia o branco e o branco mandava no preto”   (na terra deles, os pretos).
            44 – Na época, sem TV em Moçambique, só rádio em português e uma emissora na língua do povo local que pouco ou quase nada entendiam o português.    Deixava-se que eles ouvissem rádio no trabalho, que assim o trabalho rendia mais.
            45 – Criança batendo no portão pedindo comida e trabalho.  Miséria.
            A mãe da autora as enxotava.   A filha ficava desapontada.   Lia, inclusive para fugir um pouco disso tudo.   Alguns autores:  Charles Dickens, etc.
            Nos livros poderia até haver malevolências, mas ao fim e ao cabo, tudo se resolvia bem.
            50 – Ela, menina, e a primeira experiência sexual.    E o pai a surpreendeu no ato.   Surra, etc.     Notou que aquilo era proibidíssimo.
            Mais tarde, com o tempo, ouvia Gianni Morandi, tipo a música Non Son degno di te...
            52 – O meu pai nunca amou outra terra.  (que não fosse Moçambique, mas na condição de mandar, etc)
            54 – Calor úmido e trinta e muitos graus.    
            55 – Os pais dela se casaram por procuração...   (ele migrou jovem para Moçambique)
            58 – E eu sou o meu pai... o que resta dele.
            59 – Negras, estendendo a capulana para forrar o chão para vender frutas (manga, tomate, amendoim, etc)
            66 – Sábado à tarde, dia do pai pagar os empregados com descontos e safanões.  Tensão sempre.   Para ela, o sábado era uma “doença”.
            70 – Ouvindo o anão brasileiro Nelson Ned no rádio com a música “Domingo à Tarde”.    
            72 – Julgam...    Se um negro corria, tinha acabado de roubar, se caminhava devagar, procurava o que roubar.     (também no Brasil há essa mentalidade, infelizmente).
            Ela resolve se desfazer de um anel precioso que apertava o dedo (com ouro e rubi) e resolve atirar com força o anel por baixo dos bancos no piso em descida do cinema, sendo que na frente em cadeiras mais simples ficavam os negros.     Um negro acha o anel, se levanta e vai ao setor dos brancos perguntando quem perdeu um anel.   (honestidade).
            Negro não usa nada que aperta no corpo.   Apertada já é a vida dele.
            78 – Ela na quarta série bateu uma vez na cara de uma coleguinha mulata que não reagiu.   Depois disso ela se sentiu horrível.   Bater nos mais fracos não era nada cristão.  “Jesus não o faria”.
            79 – Pés de piripiri de frutos vermelhos, ardidos no quintal.  (tipo de pimenta).    Comia pimenta como desafio para mostrar auto controle.  Se uma era atleta e fazia um enorme esforço...
            87 – Palavras de preto – inhaca, etc.    (pode ser bodum, fedor, etc)
            91 – O primo dela com mentalidade de colonizador, foi para a guerra contra os que buscavam a independência de Moçambique.   Os conflitos ficaram mais ao norte do país.   Não chegaram à capital onde ela morava.
            Voltou da guerra calado, fumava muito.  Um dia se matou.
            92 – Menstruou aos 11 anos.
            95 – Fala do padrinho dela, construtor (destaca que os construtores de fato eram os negros, empregados dele).   Era essencialmente poeta e suicida, explorador de mulheres e mentiroso.
            96 – No dia 25-04-1975 o líder português Marcelo Caetano foi deposto e se refugiou no Brasil.
            97 – A elite branca de Moçambique queria a independência de Portugal, mas com ela no comando do país.   Nada de Frelimo.   A FRELIMO foi a Frente de Libertação de Moçambique, do povo nativo em luta pela independência.
            97 – O novo presidente de Portugal foi o socialista Mario Soares que passou o poder aos negros de Moçambique, pondo fim à luta.
            Os antigos colonizadores “quando revelam, saudosistas, com lágrimas sinceras:  deixei meu coração em África” eu traduzo:   “Deixei lá tudo e tinha uma vida boa”.   (mandando e os outros obedecendo...)
            102 – O pai pergunta o que ela quer ser. Ela diz:  Datilógrafa.  Ele retruca: Com isso não se ganha a vida.  Sugiro ser Engenheira Agrônoma.  O país precisa de alimentos...
            Ele se preocupava com a independência da filha no futuro.   Tens que estudar, ir à Universidade.
            104 -  Na guerra de então, cães e gatos foram comidos pelo povo faminto.   Ela disse que esses animais foram os únicos verdadeiramente inocentes numa guerra.
            109 – Quanto aos pretos.    Conquistado o poder por estes, muitos saíram à caça dos brancos.   O vizinho preto deles os defendeu e assim escaparam da sanha dos revoltosos.
            110 – Ela perde o chão.   Não é da terra dos pais e não é da África que rejeita os colonizadores.
            112 – Catana – arma na forma de um pau de ponta.  Espetavam a pessoa por baixo e tentavam fazer a arma varar até a boca.   Muitos morreram por essa arma.
            114 – Fala das articulações para migrar para Portugal e precisar de uma “cunha”, alguém influente que dê um jeitinho para ajudar na burocracia.
            116 – Ela e a amiga liam Sara Beirão.
            116 – A amiga Domingas, também pré adolescente, ambas na banheira e a masturbação.
            117 – Já sob domínio do povo local, ela e a amiga conseguem atuar como professoras com autorização do Comitê de Revolução.  Isto lhes dá salvo conduto para permanecer na capital sem maiores problemas.
            A maioria das crianças da classe não entendiam o português, mas ficavam atentas e aprendiam as coisas.           
            120 – Muitos colonos abandonaram a África antes de cair o governo colonial.  Outros como o pai dela, ficou até o fim achando que haveria uma reviravolta que não veio.
            120 – O governo que se instalou após o fim da colonização, em 1975 foi o governo local, comunista.     Dotaram o país de infraestrutura com apoio soviético, cubano e de gente do Báltico.
            121 -  Cita uns dos líderes da Revolução Moçambicana ligados à FRELIMO: Samora Machel, Graça Simbine e Eduardo Mondlane.
            128 -  Ao partir, aos 13 anos, só para Lisboa, uma legião de ex colonos vão dando palpites do que ela teria que dizer lá em Portugal sobre os moçambicanos nativos, os pretos.     “Que não querem trabalhar e morrerão de fome.  Que a África sem os brancos está condenada.  Vão chorar e clamar tanto por nós”.
            131 – Ela reencontrou o pai uma década depois de ir para Portugal.
            140 – Na casa pobre da avó em Portugal:   cama de ferro e colchão de palha de milho.   Patos e galinhas pelo quintal e dentro de casa.
            141 – O frio da nova terra.   Banho em local sem teto e água fria.  Banho de bacião.
            142 – A avó era lavadeira para ganhar o sustento.
            143 – O lugar da moradia.    Caldas da Rainha, Travessa do Cais.
            O pai dela nunca falava do passado dele a ela.   Ele migrou jovem meio fugido sem saberem bem pra onde foi.      Quando ele se estabilizou em Moçambique, quis levar a mãe mas ela não aceitou.
            148 – As colegas de escola dela riam dela por ser “gorda” e “retornada”.    Ex colona que volta para a Pátria no prejuízo.
            149 – Colonos ao retornar, donos de sítios, etc.   Muitos queimavam benfeitorias e lavouras para que outros não aproveitassem nada.
            150 – Ela no tempo de Moçambique teve contato com missionários Adventistas brasileiros que andaram por lá em trabalho.     A Revolução proibiu no novo governo local, a presença de missionários em Moçambique.    E proibiu os cultos religiosos.
            156 – Depois de morar com a avó, foi morar com o tio Guto. Fabricante de terrinas.   Tinha empregadas mocinhas.   Muitas vezes arrastava as asas pra elas e mesmo para a sobrinha.
            157 – Portugal:    na visão dela – A Metrópole (Lisboa) era suja, feia, pálida, gelada.
            Os portugueses:    feios, sombrios, pobres, sem luz (pequenos).
            158 – Em 1978 o dai dela estava preso em Moçambique por insulto ao novo regime.   (instaurado em 1975).
            165 – Sobre a tia e os colonos – Um branco que viveu o colonialismo será um branco que viveu o colonialismo até o dia da morte.   (acha que deveria ser sempre igual, mandando sempre...)
            166 – Com os desterrados como ela, cortaram os laços legais, não os afetivos.
            175 – Nos anos 50, o pai dela então jovem solteiro, já eletricista, pediu para migrar ao Brasil.  Portugal negou talvez por ele ser mão de obra especializada.    Então ele pediu para a então colônia portuguesa, no caso, Moçambique e pra lá foi aceito.   E assim foi.
            Ela declara que gostaria de ser brasileira.  Cita músicos nossos  e escritores como Jorge Amado, Erico Verissimo, Cecília Meirelles.
            176 – “Quem é que não queria ser brasileiro?”
            176 – Ela, após novelas da Globo, ao chamar seu pet, imita o gesto do personagem do Lima Duarte, o Sinhozinho Malta.   Ele, durão, pulseira enorme, afirma algo de forma truculenta, chacoalha a pulseira e pergunta:  Tô certo ou num tô?    Como duvidar...    Ela usava chacoalhar a pulseira para comandar o cãozinho.
            176 –Tomou em Portugal aulas de MS DOS no computador com uma professora de Curitiba PR.  A professora lhe falava de crise econômica no Brasil, banditismo, pobreza.    “Isto para mim não era o Brasil”.    E a professora dizia que Curitiba era fria no inverno.
            177 – Alerta:   Não me façam perguntas.  Leiam-me apenas.
            177 – Após 42 anos que saiu de Moçambique, voltou a Maputo onde havia nascido e morado.      Tudo mudado, claro.
            180 – Ele, o pai, colono típico e ela com dores e amores pelo povo nativo.     “As crianças intuem a verdade sem precisar de palavras”.
            Na contra capa do livro, nos comentários, um de Margarida Calafate Ribeiro:    “Este livro é um grito”.

          Zap do resenhista:   (41)  99917.2552    Orlando Lisboa de Almeida
                               orlando_lisboa@terra.com.br

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