Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

BRASILEIROS FAZENDO TURISMO EM CANCUN / RIVIERA MAIA – MÉXICO (outubro/2019) - Abertura da série que terá vários artigos contemplando os passeios

Litoral com praias, mergulhos, passeios, shows e monumentos Maias
                Como costumo fazer em viagens desse tipo, procuro desfrutar os atrativos da região, buscando também informações sobre a cultura local e, havendo monumentos históricos e museus, cabendo na agenda, visito para captar e reportar um pouco mais da alma do povo de ontem e de hoje da região.
                A chamada Riviera Maia é uma região litorânea no sul do México e contém vários municípios, sendo o mais divulgado, o de Cancun, cidade que teria ao redor de 1.700.000 habitantes.
                Fomos a passeio por duas semanas à região num grupo de casais amigos de longa data, a maioria, aposentados do Banco do Brasil.
                Em termos de praias, visitamos a de Playa del Carmen, onde ficamos hospedados na primeira semana.    A segunda semana passamos em Cancun.
                Praias visitadas ao todo:
   PLaya del Carmen, Xpu Há, praia em Cozumel (ilha), Isla Mujeres e Cancun
                Na primeira semana, hospedados em Playa del Carmen, ficamos focados em excursões à região e vinhamos ao hotel no final de cada passeio.     Já na semana em que ficamos num resort em Cancun, na modalidade all inclusive, ficamos mais desfrutando o conforto do hotel e da praia em frente, além de uns passeios de fim de tarde pela cidade.
                Em Playa del Carmen, em frente ao nosso hotel há um pequeno e aconchegante Museu Frida Kalo, que visitei e que abordarei em detalhes com fotos mais adiante.
                Visitamos as ruinas Maias em Chichen Itza, Tulum, no Parque X Caret e na zona urbana de Cancun (no complexo do Museu Arqueológico local).     Vimos ruinas maias também no sul da Isla Mujeres que fica próxima a Cancun.  De Cancun se vê há uns 20 km a Isla Mujeres.
                O local mais completo visitado foi o Parque X Caret que fica fora de Cancun e é um misto sofisticado de sítio arqueológico com ruinas maias, rios subterrâneos acessíveis aos turistas, infra estrutura completa de lazer e segurança e show de duas horas ao final do dia, de excelente qualidade.     (esse parque foi o que nosso grupo mais apreciou em termos de passeio, seguido da flutuação na ilha de Cozumel)
                Outro tesouro da região é uma série de algo como seis mil cenotes, que são fendas profundas no solo e que contém água cristalina no fundo, que pode ter forma de caverna com as estalactites pendentes do teto.    As estalactites se formam em milhões de anos de água pingando do teto da rocha contendo minerais na água e os minerais vão se concentrando e formando aquelas formações como agulhas.    Visitamos um dos cenotes no caminho das ruinas de Coba.    O cenote que visitamos e nadamos no mesmo se chama Tanakach Há  .  Darei detalhe do mesmo numa próxima matéria da série, assim como farei com cada um dos passeios em si que terá texto e fotos específicos.
                Ver nas matérias seguintes...
                                  Zap  41 999172552   Orlando Lisboa de Almeida – Curitiba – Paraná – Brasil
                               orlando_lisboa@terra.com.br

1. Haverá no mínimo uns oito artigos fazendo detalhamento de cada passeio acima citado. Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida. Uso bastante o Facebook e caso alguém tenha algum comentário a fazer, sempre será bem vindo.