Total de visualizações de página

domingo, 27 de outubro de 2019

BRASILEIROS FAZENDO TURISMO EM CANCUN / RIVIERA MAIA – OUTUBRO 2019 (3a. parte – segundo passeio) COZUMEL




local de embarque para a Ilha de Cozumel

                                               local de desembarque na Ilha de Cozumel

         O primeiro passeio partindo de Playa del Carmen onde nos hospedamos na primeira semana foi à praia XPu Ha que já foi objeto da matéria anterior neste blog.             
         Neste segundo passeio, partindo de Playa del Carmen, tomamos um barco grande e confortável para uma viagem de uns 45 minutos a uma hora para a Ilha de Cozumel, famosa pelas flutuações e mergulhos em água cristalina com visão para a flora e fauna locais.
         O local de embarque tem uma estrutura grande e organizada, inclusive com detectores de metais e tudo o mais.   Conforto e segurança.
         O barco conta com lanchonete, palco para apresentações musicais e show durante o percurso.    A viagem em si já é muito linda pela vista panorâmica do mar e da costa.

               monumento (acima) junto ao local de embarque/desembarque em Cozumel


                                 


                     Gente que vem de transatlântico e traz dolar e euro.    O custo dos passeios não ficam barato.
                acima, barco típico que faz a ligação do continente com a Ilha de Cozumel.   

         Na ilha, tomamos um barco menor, curiosamente movido há dois motores de popa de 150 HP cada, equivalente cada motor à potência de um carro médio.    Nesse barco navegamos um curto trecho margeando a Ilha de Cozumel para escolha de um local mais adequado à parada para flutuação com ajuda de snorkel já fornecido no pacote do passeio.   Todos de colete salva vidas, a maioria entrou na água que no local tem a profundidade aproximada de 15 m e basta colocar o rosto dentro da água com o snorkel e já se vê o fundo do mar em detalhes.   Água limpa e a questão de que o sol deve incidir mais diretamente no mar na região próxima à linha do Equador dão mais visibilidade ao fundo do mar na região do mar do Caribe na costa mexicana.
         Eu, aos 69 de idade e sem saber nadar, consegui flutuar tranquilo no local e ver o fundo do mar com peixes e animais marinhos caminhando principalmente no fundo do mar.    Moreias e estrelas do mar, mais alguns peixes outros.    Nesse local não vimos formação de coral.
         Quem não sabe nadar, mesmo com o colete salva vidas, sempre é bom ficar bem próximo dos demais porque pequenas movimentações da corrente marinha podem afastar um pouco a pessoa dos demais e esta pode se sentir insegura.       Um guia fica na água com os turistas e outro fica pilotando o barco em apoio aos que estão flutuando ou mesmo no mergulho.    Um passeio lindo, confortável e seguro.
         Há opção de mergulho com cilindro para pessoas que antes receberam instruções específicas inclusive em piscinas, mas nosso grupo ficou mesmo na flutuação e ficamos satisfeitos.
         O passeio de flutuação foi na parte da manhã e depois almoçamos na ilha.   Em seguida nosso grupo alugou carros e fizemos um tour por nossa conta de uns 57 km no entorno da ilha com algumas pequenas paradas para ver as praias e o mar.    Esse passeio pouco agregou ao nosso ver, pois há recifes e pedras na costa, poucas faixas de areia e o interior da ilha tem bastante parte com vegetação nativa.
         No mais, passeio pela ilha que é bem bonita e retorno no final da tarde.     Pode ter sido o segundo melhor passeio nosso na região, sendo que o melhor ficou por conta do Parque X Caret que tem variedade de atrações desde história, ruinas, rios subterrâneos para flutuação, aquários marinhos, bosque, restaurantes e um show de duas horas de duração da melhor qualidade, mostrando espetáculos típicos do povo das diferentes regiões do México.    Haverá uma matéria sobre o X Caret especificamente.

         Segue nova matéria em outra postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário