PARTE III -
Fichamento feito pelo leitor Orlando Lisboa de Almeida - julho de 2020
42 –O homem na idade da pedra tinha a média de 4.000 calorias disponíveis por dia para alimento, agasalho, fazer ferramentas, etc. Hoje o americano gasta a média diária de 228.000 calorias, incluindo o combustível do carro. Ou seja, gasta 60 vezes mais calorias por dia que o homem da idade da pedra. E tudo isso não nos faz mais felizes.
43 – A segunda metade do século XX foi para os USA uma era de ouro. Ganhou a Guerra, é superpotência. Entre 1950 e 2000 o PIB deles passou de 2 trilhões de dólares para 12 trilhões. Certo que a população cresceu no período mas na medida da renda per capita no período, dobrou.
Pilula e sexo mais livre. Parafernália eletrônica, carros, computadores. Estudos mostram que tudo isso não afetam o nível de felicidade dos americanos entre 1950 e 2000.
43 – Busca da felicidade. Parece que temos um teto de vidro, que se bate ali e não se avança mais no nível de felicidade. Nível psicológico de felicidade versus nível biológico de felicidade.
“No nível psicológico, a felicidade depende mais das expectativas do que das condições objetivas”. “Não ficamos satisfeitos com uma existência pacífica e próspera”. Ele diz o que chama de má notícia:
“à medida que as condições melhoram, nossas expectativas inflam”.
44 – Biológicas – tem a ver com sensações agradáveis ou sensações desagradáveis. Prazer x dor.
45 – Sensações agradáveis passam rapidamente. Ex. – notícia de que você recebeu uma promoção não esperada. Aquela euforia logo passa...
Tudo pode passar após algumas horas. “Essa é a maior falha da evolução”.
Metas ao longo de milênios de evolução do homem. Era para garantir sobrevivência e reprodução. Nada de felicidade.
Era barriga cheia e reproduzindo, estava tudo nos conformes.
47 - ... e, sim, a combinação de doses certas de excitação e tranquilidade.
47 – Povo tomando anti depressivo. Crianças tomando Ritalina. Em 2011 nos USA, 3,5 milhões de crianças tomando remédio para transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. TDAH.
48 – No Reino Unido, de 1997 para 2012, para o mesmo problema o consumo foi de tratamento para 92.000 crianças para 786.000 crianças.
Ao que o autor diz: “Talvez devemos mudar as escolas e não as crianças”
48 - 12% dos soldados americanos no Iraque tomavam remédio anti depressivo para dormir. Já os que serviam no Afeganistão, 17% tomavam a mesma droga.
48 – Drogas – busca bioquímica da felicidade. Principal causa de crimes no mundo ligado ao tráfico de drogas. Nos USA em 2009, ½ dos presos eram por tráfico de drogas. Na Itália, 38% dos presos pelo mesmo motivo. Reino Unido, 55%. Em 2001 na Austrália, 62% dos presos por trágico de drogas.
49 – Drogas que ajudam crianças hiperativas – consideradas remédio.
Os anti depressivos que os soldados usam na guerra também são vistos como drogas do bem.
50 – Epícuro – há mais ou menos 2.300 anos, ou seja, em 300 antes de Cristo. Há mais tempo que Buda já disse que “a busca de sensações e prazeres é com efeito a verdadeira raiz do sofrimento.”
50 – “A busca real de felicidade... tem de desacelerar... e não acelerar, em sua busca por sensações prazerosas”. (o autor faz uma hora de meditação por dia).
Há explicação bioquímica disso e confere com a orientação budista.
O contrário é a droga que quanto mais se toma, mais se quer tomar... acelera e piora, claro!.
51 – Para o rolo compressor do capitalismo, felicidade é prazer. Ponto.
51 – Os deuses do planeta Terra. Por causa da busca da felicidade e da imortalidade. Três caminhos para se tentar chegar lá.
- engenharia biológica;
- engenharia cibernética,
- engenharia de seres humanos.
53 – Já fizeram macacos movimentarem pés ou mãos biônicos não conectados ao corpo através de eletrodos no cérebro. Ou eles operarem computadores só com a força do pensamento.
53 –Fala que todo percurso do Homo sapiens, bem antes de ser o tal, foi estimado em 4 bilhões de anos de evolução.
56 - No passado remoto em resumo os deuses prometiam aos fieis boas chuvas, boas safras, comida farta. Nada de coisa abstrata, da metafísica. Hoje em dia a ciência com fertilizantes, agrotóxicos, etc. traz safras acima do que se pedia a deus. Então os deuses vão perdendo força.
Israel dessaliniza água do mar, irriga lavouras e as torna abundantes.
57 – Uma mulher e seu medo de ficar velha e “irrelevante”. O risco é mais abrangente. Perder a sensação de pertencimento.
58 – Em 1993 o autor era jovem, pré adolescente e no ensino médio. Um amigo dele era nerd. Chamou os amigos para ver ele plugar o computador no cabo de telefone e se comunicar com banco de dados da Universidade onde estudava. Os amigos perguntaram. E dai? Ele respondeu. Daí que dá para colocar tudo isso aqui dentro. Perguntaram, mas que tudo? - Não sei..! Tudo!!! E hoje, 25 anos depois temos o que temos, o povo em rede e tudo o mais. E o autor pergunta: E daqui mais 25 anos?
59 - Nossa economia moderna precisa de crescimento indefinido... (e os recursos naturais são finitos)
61 – A cirurgia plástica moderna surgiu na 1ª Guerra Mundial para reparar danos de soldados mutilados. Ver quanto evoluiu.
61 – Ano de 1923 - Fala-se da conversa entre Anatole France e a dançarina Isadora Duncan... Ela teria dito a ele, Prêmio Nobel. Imagina só uma criança com a minha beleza e a sua inteligência? E ele teria retrucado: E se ocorrer de ter a minha “beleza” e a seu cérebro?
61 – Mitocôndria fica dentro das células para produzir energia. E o mitocôndria tem seu DNA próprio, diferenciado do DNA da célula. Já é possível pela Engenharia Genética produzir bebê de três pais. No ano 2000 nasceu uma criança assim. Era Alana. Nos USA por questões éticas eles baniram isso.
Em 2015 a Inglaterra por seu Parlamento, regulamentou o bebê de três pais. Envolve DNA mitocondrial.
62 – Estamos a caminho do catálogo genético de crianças. “Consertar genes e tornar os seres humanos “melhores” fisicamente e ou intelectualmente.
63 – Justiça social e uma frase simbólica. Será alcançada “quando a última espada for transformada em arado”. Na prática, a injustiça social tende a ir longe. A agenda de quem vive em palácio é diferente da agenda dos que vivem em barracos.
64 – Ele diz que a Russia com o comunismo tentou a igualdade e não foi bem sucedida. (no que há controvérsia...)
65 – De 1989 e 1991 George Bush viu o “Império Diabólico do comunismo ter o seu ocaso”. Em 1992 Bush foi derrotado por Bill Clinton.
65 – O autor, de um lado, fala de relevante teoria de Marx e que nos países desenvolvidos houve conquistas dos trabalhadores por pressão do comunismo e depois o autor chama o comunismo de diabólico e que foi para o lixo da história.
Conhecimento, mais mudança, mais velocidade, cada vez mais. Ao ponto de cada vez ficar mais difícil entender o presente e prever o futuro.
continua..... na postagem da sequencia.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário