Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de julho de 2020

RESUMO (FICHAMENTO) - LIVRO - HOMO DEUS - Autor: Yuval N. Harari (autor de Sapiens) - parte 11/13

Parte XI - 11/13
..... Página 321 – Capítulo: A Classe Inútil
Em 2010 nos USA a mão de obra estava assim distribuída: 2% na agricultura; 20% na indústria e 78% em serviços.
323 – Em 1996 um computador venceu o campeão mundial de xadrez Kasparov.
325 – Google e Tesla já tem caminhões autônomos rodando pelas estradas.
328 - Compositor de música clássica nos USA já compôs com IA Inteligência Artificial musicas que foram submetidas ao público do ramo e este não conseguiu separar o que é obra convencional do que foi feito com apoio da IA.
328 – Inclusive compôs poesias em haicai.
329 – Fala da Revolução Industrial do século XIX e o proletariado com suas angústias, necessidades e esperanças. “Posteriormente, o liberalismo só logrou derrotar o socialismo ao adotar as melhores partes do programa socialista”.
330 – Fala que a IA vai pegar enorme fatia de mercado de trabalho dos humanos e haverá, potencialmente, uma leva enorme de pessoas sem emprego. A tecnologia pode até mantê-los alimentados e abrigados...
“... nas o que vai mante-los ocupados e satisfeitos?” “Humanos tem que fazer alguma coisa senão enlouquecem”. Ele propõe como hipótese no caso: “Uma solução pode vir das drogas e de jogos de computador”.
331 – Ameaças ao liberalismo – humanos podem se tornar militar e economicamente inúteis. Liberalismo se liga ao individualismo. O sistema precisará de pessoas mas não de indivíduos. Compreenderá mais que as pessoas e tomará decisões por elas.
“Portanto, o sistema vai destituir indivíduos de sua autoridade e de sua liberdade”. (hoje os bancos no cálculo do escore para definir limite de crédito para clientes seguem algoritmos que são operados por bancários mas que não sabem os meios e só coletam os resultados e aplicam)
332 – Hoje com a tecnologia o sistema já pode hackear nossos algoritmos (biológicos) e saber mais de nós do que nós mesmos. Aí perderemos nossa autoridade sobre nossa pessoa. Ex. Usar aplicativo para saber caminho e endereço. Abdicamos de pensar e decidir e confiamos e delegamos tudo ao aplicativo.
333 - E não precisa que o sistema saiba tudo e seja infalível. Basta que ele erre menos que o individuo.
334 – Algo já no mercado em 2014. Novartis (empresa multinacional) e lentes de contato que medem dados sobre nível de glicose no sangue e alerta o usuário.
Empresa Pixie Scientific – fraldas descartáveis que pelas fezes do bebê fornecem dados sobre a saúde deste. Há no mercado braceletes que medem pressão arterial, qualidade do sono, etc.
Equipamento Deadline informa quantos anos de vida a pessoa tem à frente, estimado com base nos hábitos de vida da pessoa usuária.
334 – Já existe aparelho que mede os parâmetros de uma relação sexual. (seria até um tira teima e serviria até para comparar de diferentes parceiros/as)
335 – Maio de 2013. Angelina Jolie, baseada em teste genético de última geração, decidiu fazer mastectomia dupla para se prevenir de câncer de mama. Mãe e avó morreram cedo do problema e pelos exames ela tinha elevado risco. Fez questão de divulgar o caso para servir de alerta para outras pessoas no cuidado de prevenção. O risco dela de câncer precoce era de 87% segundo os exames.
338 – O Google, com seu arsenal de recursos, consegue detectar um surto de doenças, por exemplo, gripe, etc. muitos dias antes que a saúde pública de uma região consiga descobrir. Usa dados do número de usuários do Google que procuram informações sobre o problema e com base nesses dados, o Google sabe antes das autoridades sanitárias.
338 – Programa em desenvolvimento – Google Baseline Study. Coletaria dados gerais de saúde do usuário e integrado com o Google Fit, teria à disposição dos clientes, soluções “vestíveis” que contenham monitores das funções vitais da pessoa.
339 – Empresa 23andMe em referência aos 23 cromossomos humanos. Empresa da ex esposa de um co fundador do Google, Sergey Brin. A empresa faz testes genéticos a preços populares. O teste custa 100 dolares mais as despesas de transporte. A empresa envia os equipamentos para coleta da saliva do cliente e este faz a coleta, coloca na embalagem específica da empresa e remete ao laboratório nos USA. Depois a pessoa recebe pela internet o laudo com os detalhes dos resultados. Riscos de doenças, etc.
Empresas desse ramo esbarram no cuidado que os americanos tem com a privacidade das pessoas. Disse que os chineses oferecem testes similares, mas que não teriam maior preocupação com a privacidade.
O autor diz que a tendência é a China expandir e dominar esse nicho de mercado em nível mundial.
343 – Trocamos com o Google nossa privacidade por um espelhinho como naquela dos colonizadores que fizeram isso com os índios na narrativa comum. Ele, o Google nos fornece “de graça” as buscas e filminhos, e mail, etc. e pega em troca o precioso banco de dados que fornecemos a eles. Dados que são ouro em pó no mercado.
Hoje o Santo Google é oráculo. Responde as perguntas do povo. Vai se tornando agente e no outro passo, soberano sobre nossas decisões.
344 – O Cortana , em desenvolvimento pela Microsoft pretende ser uma plataforma de gestão geral da vida da pessoa. Agendamento, reserva de mesas em restaurantes, hotéis, alertando sobre pressão arterial, hora de tomar remédio, etc.
346 – Os que operam mais ou menos nessa linha: Now da Google, Siri da Apple, Cortana da Microsoft.
A Amazon sabe melhor que o leitor o gosto dele e quais livros o leitor gostará mas ainda não ouviu falar. E a Amazon sabe e indica ao cliente. O Kindle é da Amazon. Hoje nos USA estão lendo mais livros virtuais do que livros impressos. Leitura na telinha.
Nesta modalidade, pode ser acoplada no aparelho, aplicativos que leem quem está lendo. Parte que a pessoa lê mais rápido, mais devagar, que faz expressão de tristeza, etc. E o sistema poderá dar dicas sobre o leitor até para o escritor que escreveu a obra. Então você está lendo e o sistema está lendo você....
347 – Diz que lá no futuro poderemos ter implante de IA pelo corpo com risco de sermos hackeados por uma pessoa lá da Coréia do Norte. (sempre para o autor o vilão é um país não capitalista...)
348 – Comunistas. Num trecho o autor cita hipoteticamente que Stalin e Putin poderiam usar de forma autoritária e inadequada instrumentos como estes no futuro. (vilões de novo...)
349 – Dividir os humanos em castas biológicas. Destruir os fundamentos da ideologia liberal.
Liberalismo - Privilegiar a liberdade em detrimento da igualdade. Ao menos pressupõe que todos os seres humanos tem igual valor e autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário