Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Dr ELISEU AUTH DECLAMANDO "NAVIO NEGREIRO" NO TEATRO EM UMUARAMA - PARANÁ - ANOS 80

 NAVIO NEGREIRO (Episódio em Umuarama - Paraná)

Ofereço humildemente esta croniquinha ao Jornalista paranaense Laurentino Gomes, autor do livro Escravidão I que estou terminando de ler.
Umuarama-PR anos 80. Nós com as crianças vendo um espetáculo no Centro Cultural Schubert que na época era um prédio recente na nossa Capital da Amizade. Não me recordo qual era o mote do evento, mas estava de casa cheia e familias em peso com a criançada menor zanzando pelos corredores e indo até a beira do palco.
Num determinado momento, nosso então Promotor Dr Eliseu Auth, barba já meio grisalha da meia idade, de terno que combina com a profissão e função, vem ao microfone para uma declamação.
Ele declamando com desenvoltura, o público com atenção à altura e as crianças menores, fazendo diabruras. O poema é um dos mais longos que se tem notícia. Afinal o "Navio Negreiro" narra a saga do tráfico de escravos africanos e todo o sofrimento que isso causava.
Chega a fala do desfecho com a ênfase de artista e de tribuno do Dr Eliseu. Ele faz um gesto de cima abaixo com o braço direito dizendo: "Colombo, fecha esses mares"!!!! Aquele brado assustou a criançada do corredor, minhas filhas no meio e elas correram para seus pais. Foi um misto de emoção pelo poema e riso pela reação da criançada. Criançada de então, que hoje tem filhos criancinhas como elas na época. O tempo voa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário