capítulo 21/30
...”apoio na formulação de políticas públicas e na defesa
intransigente da democracia”.
Em 1988 o Grupo Odebrecht defendeu a colocação na
Constituição do artigo sobre o direito dos empregados de participar dos lucros
das empresas.
Valores aprendidos desde a infância de Emílio. “Os animais e plantas não estão no planeta
para nós, seres humanos, eles estão no planeta conosco, seres humanos”. ...”respeito por todas as demais formas
de vida”.
Um ensinamento hereditário: fazer juntos, para fazer melhor”.
...”enriquecer os ensinamentos vindos do conhecimento
teórico, ensinado na escola, com os conhecimentos práticos para a vida que só a
labuta nos traz”.
...”os bens intangíveis são mais importantes. Dentre eles, o principal são as amizades. Os verdadeiros amigos estão ao nosso lado
mesmo nos piores momentos...”
Livros de Norberto Odebrecht: Sobreviver, Crescer e Perpetuar. Outro livro: Educação pelo Trabalho.
Livro de Emílio Odebrecht: Confiar e Servir. Outro livro: Suceder e ser Sucedido.
Um princípio: “O ser
humano deve ser o agente de seu próprio destino”.
“Nunca se deve menosprezar a opinião pública e para
satisfazê-la o caminho é a verdade e a transparência no agir”.
“Quando centralizo, o tamanho da empresa é do tamanho das
minhas possibilidades, não o tamanho das possibilidades de todos”.
Capítulo – O Meio fornece as lentes pelas quais o indivíduo
enxerga a vida. Eu sou um empresário.
Emílio diz que o Brasil cometeu um erro em uma fase do
século XXI na qual o Estado puxou para si grande fatia da economia. Ele fala em até 70% da economia estava nas
mãos do Estado em certo momento. Disse
que isso ocorreu nos governos da esquerda e que ele se colocou contrário
inclusive em artigos na imprensa. (*)
“Sou e serei sempre senhor da independência de minhas
opiniões”.
Nos governos militares do Brasil houve um forte viés de
estatização. Depois veio a partir do
governo Collor a desestatização. Foi
dado sequencia a esta nos governos de Fernando Henrique Cardoso.
Houve concessões de rodovias, privatizações em áreas como
petroquímica, siderurgia, telecomunicações, energia elétrica.
Capítulo - A melhor
educação transforma crianças e jovens a cada geração.
O autor fala dos dias atuais onde as crianças ficam em
creches e em seguida nas escolas e estas praticamente assumem a formação. “Os pais se ausentam quase por completo” desta
fase na formação dos jovens do amanhã.
“Os jovens tem que aprender em casa com pais, mães e
parentes, os valores e códigos que regem nossa sociedade”.
Países com pouco território e poucos recursos naturais como
Japão, Coréia do Sul e Taiwan, deram um salto de desenvolvimento via
investimentos em educação.
O ideal para o Brasil seria que os setores público e privado
se cooperassem mais para alavancar a educação e assim superar obstáculos ao
desenvolvimento.
Capítulo – A referência estratégica do nosso grupo é
sobreviver, crescer e perpetuar.
Capítulo – Um texto de sete anos atrás (ano de 2015),
espantosamente atual.
Em 2015 já transcorrendo a Lava Jato, Emílio escreveu um
texto e não publicou. “Uma agenda para
o futuro”. Esse é o nome do artigo.
Continua no capítulo 22/30
(*) minha opinião de leitor:
Um ponto de vista do leitor aqui sobre a fala do autor na parte que ele vê como negativa a ação dos governos de esquerda neste século no Brasil. Discordo, porque neste período ações de governo reduziram a extrema pobreza e a fome. Isto foi reconhecido inclusive pela ONU. Há documentos disponíveis na web sobre isso. Só essa ação contra a miséria e a fome já derruba o argumento do autor na minha modesta opinião.
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