CAP. 13/20 (leitura em dezembro de 2020)
A Alibaba prefere não ser dona dos
produtos que comercializa. Ela prefere
ser o elo de ligação entre os que vendem e os compradores.
No caso da americana Amazon ela tenta
ser dona do produto e chegar até o cliente na outra ponta. Ser a ponta vendedora e a logística de
entrega, esmagando os concorrentes menores.
Num só ano a Alibaba transacionou
produtos (como intermediária) no montante de 768 bilhões de dólares. Meta para 2020: 1 trilhão de dólares. São 100.000 empregos diretos e estima-se
que em 2018 sejam 40 milhões de empregos indiretos dela. São 10 milhões d clientes vendendo seus
produtos por meio da Alibaba.
Filme bancado pela Alibaba que já
ganhou Oscar – O Guia – Green Book.
Ela tem estúdio cinematográfico em Pasadena na Califórnia – USA.
Alibaba Pictures. Filmes e entretenimento para manter os
usuários mais tempo na plataforma deles.
Mais curte, mais realiza negócios via Alibaba. O CEO da Alibaba afirmou: “Quanto mais os usuários estão em nossa
plataforma, mais eles gastam”. ...”os
dados serão o petróleo do século XXI”.
O negócio é conectar clientes e coletar dados.
O Youtube da China é o aplicativo YOUKU
da Alibaba, assim como eles tem o AMAP que é similar ao Google Maps.
O Alibaba tem aplicativo para os pequenos
lojistas, ajudando-os a controlar estoques, finanças etc. O Alibaba repõe o estoque do comerciante
parceiro em menos de dois dias. Atende
assim mais de 6 milhões de lojinhas de rua.
O Alibaba tem ao redor de 2.000 funcionários em contato com os pequenos
lojistas para ensina-los a usar o aplicativo e incrementar seus negócios por
meio deste. Já conseguiram ao redor
de 10% dos lojistas do mercado delimitado como meta.
TAOBAO - você vê alguém com uma camisa bonita e se
interessa por uma igual. Você pode
fotografá-la, fazer busca no Taobao e este indica onde encontrar o produto,
quanto custa e sistema de entrega.
“Nunca foi tão fácil comprar”. Comumente o produto chega no mesmo dia ou no
dia seguinte ao comprador.
Como surgiu o Taobao. Início em 2003. No tempo do Alibaba pequeno e sua luta
contra o eBay que então tinha 85% do mercado na China. Nessa época o eBay estava investimento
pesado para se consolidar naquele país.
Ma do Alibaba sabia que o comerciante
chinês fica na tela da TV e pouco na internet (em 2003). Então Ma focou suas propagandas na TV
enquanto a eBay com seus altos executivos americanos que não conheciam os
hábitos chineses, replicavam na China o modo de operar e de fazer propaganda
nos USA, lançando propagandas na internet e os potenciais clientes na tela da
TV. Nessa o Alibaba chegou aos
clientes pela TV, ultrapassou a eBay e com o tempo esta tirou o time de campo
naquele país.
Taobao
(caçando tesouro).
151 – Tmall ou Taobao Mall do Grupo
Alibaba. Lançado em 2008.
Um dos fatores de sucesso do e-commerce
na China. Pequenos empreendedores,
enfrentam imóveis pequenos e caros, sem lugar para estoques. A solução é usar a internet para repor
estoque com agilidade e também buscar clientes pela internet, mesmo que seu
ponto de localização não seja tão comercial.
A internet eliminou muitos
intermediários que encareciam os produtos e requeriam “pontos comerciais” bem
localizados para acesso direto ao público, o que é raro e caro.
O Alibaba tem o TMall Global, focado no
exterior e tem sistema rápido de tramite aduaneiro/alfandegário.
Dica aos empreendedores brasileiros – A
China hoje tem uma enorme classe média com bom potencial de consumo. Ela já compra do Brasil inclusive produtos
como café, salgadinhos, nozes, suco, mel, ração para pet, sapatos, acessórios
etc. É só colocar as mercadorias no
porto de embarque e o Alibaba cuida do resto.
151 – Pasmem: Já há brasileiros atuando como sacoleiros
levando produtos daqui para vender na China.
Lá eles colocam na internet e vendem tudo rapidinho. Isto para quem sabe o que atrai a clientela
de lá.
Fato:
empresas chilenas já vendem mais no TMall para a China do que os
brasileiros. O autor provoca: “E você, já pensou em vender para os
chineses?”
151 – ALIEXPRESS - Já atua no varejo no Brasil com produtos
da China. Promete para breve entregar
em menos de 1 mês e no futuro próximo, entregas em menos de 72 h. Terá enormes centros de distribuição aqui no
Brasil e daí tudo flui com extrema rapidez.
A plataforma já está em 200 países,
operando com 18 diferentes moedas e 20 idiomas. Quatro pilares:
1
– plataforma sem fronteiras;
2
– desembaraço alfandegário acelerado;
3
– empoderamento dos pequenos negócios (parceiros de negócios);
4
– prosperidade para todos.
Em 2013 fez parceria com o Ebanx de
Curitiba (conheço o local). Este que foi uma startup de Curitiba. Hoje o Ebanx além de parceria com o
Aliexpress, tem parceria (área de meios de pagamentos) com o Airbnb, Spotfy,
Wish e outros.
Página 152 – FLYGGY Agência de Viagem on line do grupo
Alibaba. Nos próximos cinco anos (base
2019) mais de 700 milhões de chineses viajarão para o exterior. Já são os que mais viajam e os que mais
gastam fora do país. Ano 2001 eram
10,5 milhões de chineses que viajaram para o exterior. Ano 2018 foram 150 milhões.
153 – De acordo com a Uwto da ONU, em
2018 os chineses gastaram no exterior 277 bilhões de dólares, sendo o segundo
colocado, os USA com 144 bilhões de dólares no mesmo período.
China em mercado crescente para
viagens. Só 9% dos chineses tem
passaporte, equivalente a 120 milhões de pessoas. O potencial de crescer é enorme.
A Fliggy vendendo passagens, coleta
dados e o aumento do banco de dados de pessoas é super útil para articular
novos negócios com os mesmos.
........... continua no capítulo 14/20