Total de visualizações de página

domingo, 27 de dezembro de 2020

CAP. 12/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (edição 2019)

 CAP. 12/20       - leitura em dezembro de 2020

         Ma  (do Alibaba) indicou, diferente do costume chinês, que seus filhos poderiam ser alunos medianos, para ter mais tempo para desenvolver novas habilidades.    (com ele isto estava dando super certo).

         Em 1988 Jack Ma se bacharelou em Ingles.   Se candidatou a 30 empregos e nada.    KFC rede norte americana de frangos fritos.  Havia 24 candidatos, 23 aceitos e ele não.   Para a polícia, só ele dos cinco candidatos, reprovado.

         135 – Foi rejeitado por Harvard mais de dez vezes.    Arranjou um emprego onde ensinava inglês e ganhava mal.    Foi eleito um dos melhores professores.    Em 1994, aos 30 de idade, dominando inglês fluente, foi enviado para resolver uma disputa de empresa norte americana nos USA.  Ficou um curto tempo por lá e andou articulando algumas ideias para seu futuro.    Ele gosta do filme do Forrest Gump.    Esteve em Seattle onde foram fundadas a Microsoft e a Amazon.    Lá ele teve o primeiro contato com a internet e suas possibilidades.     Pesquisou pela internet produtos.   Pensou em algo do tipo para a China.

         Na China, usava a internet para vender traduções do inglês.    Depois usou a internet para acesso ao banco de dados sobre telefones da China.   Criou solução nessa área e depois vendeu a mesma ao governo.   Se mudou para Pequim .  Em Pequim, criou um site de e-Commerce.   Conectar vendedores e compradores on line.    Convenceu 17 pessoas para atuar no negócio.

         No começo do projeto, a equipe trabalhava na casa de Ma e lá mesmo faziam a refeição todos.

         Um dia em San Francisco na Califórnia, Ma pensando num nome para a empresa.  Veio a ideia de Alibabá e a frase do abre-te Sesamo, a que abria a porta para o tesouro.       Daí que ele escolheu o Alibaba.   Só que na China baba é pai e poderia confundir um pouco, mas depois de pesquisar um pouco, ficou mesmo como Alibaba.    Missão de abrir as portas para pequenas empresas colocarem seus produtos no mercado via internet.

         Logo que os negócios começaram a se avolumar, os contatos do exterior foram também crescendo.   Todos querendo comprar barato na “fábrica do mundo” que é a China.

         Em 1999 a Alibaba já consegue capital de grandes bancos.   Son, o homem mais rico do Japão investiu no empreendedor Jack Ma e seu Alibaba.   Son revelou:   “Jack Má não tinha um plano de negócios nem faturamento, mas tinha aquele brilho nos olhos”.

         Consta que empresas de busca e de e-commerce demoram para dar lucro e assim foi até certo ponto com Jack Ma e seu Alibaba.

         Concorria com a e-Bay mas esta, depois de gastar muito na China, abandonou aquele mercado.

         Em 2007 clientes (231 milhões de clientes) gastaram 248 bilhões de dólares em compras via Alibaba, mais que a soma de Amazon e e-Bay.

         Em 2014 a Alibaba abre o capital e lança IPO na NYSE (bolsa de empresas do ramo de tecnologia) de NY.  IPO é oferta inicial em bolsa (deixando de ser de capital fechado para ser de capital aberto).

         Nessa IPO a Alibaba conseguiu o maior resultado da história para uma IPO.  Conseguiu levantar 25 bilhões de dólares.    Nisso Jack Ma disse:   “O que levantamos hoje não foi dinheiro, foi confiança e responsabilidade que temos”.   Ele optou por não tocar o sino da bolsa numa praxe desta.   Indicou para tocar o sino pela Alibaba um cliente da empresa.    Assim Ma explicitou na cerimônia um dos valores de Alibaba:

         “Clientes primeiro, funcionários, segundo e acionistas em terceiro”

         138 – Governança.     Os 36 sócios tomam as principais decisões de forma colegiada.   12 dos 36 são mulheres (33%).    Sobre sua aposentadoria.    Ma se aposentou na Alibaba em 2018 e em sua carta de despedida deixou um recado ao mercado.

         “Aqueles que me conhecem sabem que eu não gosto de ficar ocioso”.

         Por Jack Ma : “eu quero retornar para a Educação”.

         139 – Jack Ma revelou que é filiado ao Partido Comunista Chines desde os anos 80.  90 milhões de chineses são filiados, sendo aproximadamente 7% da população do país.

         Já na fama e carreira internacional quando lhe perguntaram ele disse:

         “Se apaixone pelo governo, mas não se case com ele”.

         Na área de MKT Marketing, fala sobre serendipidade que seria a magia da inovação.   Ma criou uma fundação e o foco é nas crianças da zona rural da China.  Giving Pledge.  (Promessa de Doação) – Os super ricos, vários assinam a lista de doação de parte da riqueza no futuro.  Ma não assinou, mas contribui com sua fundação.

         Fama – Jack Ma foi o primeiro empreendedor chinês a ser capa da revista Forbes.   É dono de uma vinícola da França.   Sobre a fama e os riscos ele usa um provérbio chinês:   “Quanto mais a árvore cresce, maior o vento sobre ela”.

         Buscar no Youtube apresentação de Jack Ma com roupa tipo Michael Jackson dançando num estádio.  

         Um desabafo do autor deste livro:  “Sinto que nosso Brasil precisa ter um super-heroi de carne e osso”.  (eu, leitor, diria que de certa forma o Ayrton Senna foi mais ou menos isso e parece que potencializou com a forma da morte dele, tão trágica).

         “A China só começou a crescer quando tirou as travas e liberou o empreendedorismo individual com suas delícias e suas dores”. 

         “Eu não canso de repetir que acredito que empreendedorismo e educação são essenciais para trazerem mudanças sustentáveis”.

         142 – O Planeta Alibaba vale mais de 500 bi de dólares.  Gíria do mercado: camarões – foca em peixes miúdos e não nos tubarões como clientes.  Foca em atender pequenos negócios.  (quem foco o contrário, nos grandes, foca nas baleias)

          A Alibaba prefere não ser dona dos produtos que comercializa.  Ela prefere ser o elo de ligação entre os que vendem e os compradores.

         Próximo capítulo 13/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário