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quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

CAP. 15/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: brasileiro empreendedor - RICARDO GEROMEL (Edição 2019)

CAP.15/20

         Zhima Crédit ou Sesame Credit     (abra-te Sesamo)

         Calcula seu limite de crédito com dados, segundo dizem, usando informações tipo quem são seus amigos, onde você estudou, o bairro onde você mora, se você tem visto de viagem ao exterior etc.

         E vende dados até para plataforma de namoros, onde o pretendente, pagando pelo serviço, tem acesso ao seu perfil completo, inclusive finanças... (padrão de gastos, coisa e tal)

         Ant Financial e parcerias – Quer ser a empresa inclusive de transferência de dinheiro entre países a custo baixo e rapidez.   Hoje esse tipo de transferência é caro.

         A Ásia tem uma grande concentração humana e nela estão China e Índia inclusive.   Estratégia da Ant – convênio com sistemas de pagamento locais.    O Alibaba patrocina o campeonato Europeu de futebol, o mais rico do mundo.

         Página 166 – A Ant Financial queria comprar a americana Money Gram mas os órgãos reguladores americanos não aprovaram.    Aí ela comprou a inglesa World First, mas antes, para não melar o negócio, esta inglesa encerrou suas atividades nos USA.

         A Ant  (formiguinha – foco em pequenos negócios) já abriu escritórios nas principais praças da Europa sempre com parcerias locais. Casos de Milão, França, Italia, Suiça.    Em 2019 – contratos de oito anos para patrocínios de futebol da UEFA, Eurocopa e UEFA liga das Nações.

         Há no livro link por QECode até do troféu recebido pelo Cristiano Ronaldo como melhor do mundo do ano.    A Ant patrocinou o troféu e desenhou o mesmo.   (vídeo de 3 minutos)

         166 – “Pode ter certeza que a Ant Financial virá com força ao Brasil”.   Usará parcerias locais.    ...”respeitando a harmonia do mercado local e aliando-se aos líderes do mercado que entendem as regras nacionais”.

         167 – A Ant já tem parceria com a brasileira Stone, empresa fundada em 2012 e que tem soluções tecnológicas para comerciantes maximizarem suas vendas on-line e off-line.

         NEW RETAIL – Novo Varejo  - Frase de Jack Má do Alibaba:

         “Nós antecipamos o nascimento de uma indústria do varejo reimaginada e conduzida pela integração do on-line, off-line, ligística e dados por meio de uma única cadeia de valor”.    A Alibaba domina o e-commerce na China.   Mais de 60% de tudo que é vendido on-line na China passa pelo conglomerado (chamam de ecossistema) Alibaba.

         O grande concorrente lá é o JD.com que segue o modelo da Amazon, esta que “tenta ser dona das etapas das cadeias de valor”.   Já o Alibaba quer ser apenas o ecossistema conectando compradores e vendedores.

         Na China atual, 23,6% do varejo é on-line  (2018).   Nos USA, 9,7% e no Brasil, 2 a 4%.   Total do mercado varejista chinês: 5,5 trilhão de dólares.   (O total do mercado varejista dos USA: 5,3 trilhões de dólares)

         170 – Na China há mercados com aquários de peixes para o cliente escolher o que vai levar para consumir.

         Há mercado físico do Alibaba com 60% de compras on line num raio de 3 km e entrega em casa em até meia hora sem custo ao cliente.   Nesse sistema o mercado pode ocupar espaço menor, menos atendentes etc.

         175 – Na atualidade 30% dos carros que são vendidos novos no mundo são vendidos na China.    No livro tem link via QRCode sobre um centro de Test Drive da Ford.   A pessoa faz todo agendamento por App e no horário marcado, com o smartfone confirma a visita, o carro desce por elevador e o cliente sai dirigindo sem ter contato com atendentes.   Paga ao redor de 50 reais, mas pode ficar com o carro por até três dias.   No retorno programado, um atendente recebe o cliente até para tentar fechar negócio e coletar as impressões do mesmo sobre o carro.

         175 -  As concorrentes do Alibaba também tem projetos para o novo varejo.  TENCENT – tem o seu “Varejo Inteligente”.

         A JD.com – tem o seu projeto “Varejo Sem Fronteiras”.

JEFF BEZOS foi o primeiro a ter fortuna de 100 bi de dólares lá no seu país com a Amazon.

         Na sede da Alibaba está expressa a meta de entregas na China em futuro próximo em 24 horas e em qualquer lugar do mundo em 72 horas.  Sempre deixam claro que serão sempre o elo entre os comerciantes e os compradores.  Não deterão produtos próprios.

         11 de Novembro – 11/11.   Dia do Solteiro.   O 1 simboliza a pessoa só inclusive.   Costume de dar presentes.   Em 2009 a Alibaba “abraçou” essa data e potencializou para faturar.    Tendo hoje em dia a China uma enorme classe média com bom poder de compra, também empresas de fora vendem para os chineses.

         QRCode.  Quick Response Code. Código de Resposta Rápida.   Muito versátil.   Inventado no Japão em 1994, é muito usado na China.  Empresas estampam o QRCode nas fachadas até para oferta de empregos.   As pessoas, mesmo de dentro do carro na rua, apontam o celular para o Código e tem os dados completos via internet.

         Hoje em dia nas reuniões de executivos e outras, as pessoas já não usam mais o cartão pessoal.  Mostram o QRcode, o outro escaneia no ato com seu smartfone e pronto.     Anúncios tipo venda ou aluguel de imóveis, tudo com QRcode.

         A modalidade de QRcode multi URL redireciona o usuário para diferentes páginas da web.     Pode por exemplo um Shopping colocar um enorme QRcode na fachada e ir anunciando diferentes lojas, diferentes produtos e diferentes ofertas em tempo real e que podem estar programadas para tempo limitado e tudo o mais.

         Se a pessoa tem o App do QRcode (eu baixei o meu que havia disponível no Play Store do celular) e acessar um QRCode de um comércio, por exemplo, a mensagem vai abrir na língua local.   Se acaso um chinês com seu equipamento escanear o QRcode daqui do Brasil, terá a resposta em chinês para ele entender.

         Continua no capítulo 16/20 

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