Total de visualizações de página

domingo, 13 de dezembro de 2020

CAP. 06/10 - fichamento - livro - A GRANDE AVENTURA DOS JESUITAS NO BRASIL - Autor: Jornalista TIAGO CORDEIRO

 CAP. 06/10                DEZEMBRO DE 2020

         Página 96 – Os Jesuitas trouxeram o estudo da matemática para o PE, BA e RJ.    Em 1757 uma escola deles na Bahia daria origem a Faculdade de Matemática. 

         Trouxeram da Europa livros como Geometria de Euclides e professores de alto nível formados em Coimbra para o Maranhão em 1690.  Geometria, Cartografia, Astronomia.     Os colégios religiosos tinham livros também de Ciências e outros temas, além de religião.   Obras de pensadores como Newton, Rene Descartes e outros.

         98 – Anchieta atuou bastante no Espírito Santo e morreu em “Anchieta”, cidade que ganhou seu nome.   Foi canonizado só em 2014, o Padre José de Anchieta.

         99 – Palácio Anchieta – em Vitória-ES em homenagem a ele.     canonização por milagres comprovados e a modalidade de santidade presumida, esta que foi adotada para o processo de canonização de Anchieta.

         Na Amazônia – Jesuita João Felipe Beffendorf.   Por 130 anos o Maranhão e o Grão Pará formavam um Estado à parte.  (1621 a 1751)

         Da Bahia, sede de toda a Colônia, o contato era por mar.

         103 – O Maranhão e o Grão Pará tiveram como capital primeiro São Luis e depois, Belém.    O primeiro desafio foi manter a região sob domínio do Império Português.   Estavam no lado espanhol no Tratado de Tordesilhas.   Portugal não tinha tantos recursos para atuar na América, África e Ásia ao mesmo tempo.

         103 – Em 1661 fundação de Santarém no Pará.

         104 -  Franceses no Maranhão de 1612 a 1615, fundando a vila de São Luis, homenagem ao rei da França Luis XIII.   Em diferentes épocas ainda dominaram o local por três vezes a partir de 1641.

         110 – Os índios da Amazônia dominavam a navegação nos rios e a confecção de canoas.   Os colonos europeus eram hostís aos índios e os Jesuitas mostravam que sem o apoio dos índios, nada feito.

         112 – Todo desenho de ocupação do Norte do Brasil tem as mãos dos Jesuitas.

         112 – Produtos de exportação importantes de então: cacau, cravo, café, salsa parrilha e açúcar.    Os Jesuitas importaram mudas de laranja da China.

         113 – Artista plástico Jesuita desenhou e fez a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que há até hoje em Belém-PA.  Trata-se de Hans Xavier Treyer.   Ele atuou  no Colégio Santo Alexandre (que eu visitei em Belém – é grande, tem igreja anexa e museu de Arte Sacra em funcionamento).  Obras dos anos 1700.   Lá havia até faculdade de Artes.    No local – Colégio Santo Alexandre, surgiu o ensino em Belém e a primeira biblioteca.

         116 – Formação do Jesuita incluía Latim, Arte, Retórica e Filosofia. Uma vasta área que engloba matemática, metafísica, física, lógica e ética.  O estudo incluía debates.

         117 – Estudava-se de 8 a 14 anos seguidos para se formar um Jesuita.

         118 -  Jesuitas defendiam manter o Pernambuco no domínio holandês.

         Na época a Espanha passou a ser a principal potência do mundo em concorrência com a Inglaterra e Holanda.    Espanha católica e Inglaterra e Holanda, protestantes.

.......................... continua no capítulo 07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário