Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

CAP. 03/10 - fichamento - livro - A GRANDE AVENTURA DOS JESUITAS NO BRASIL - Autor: Jornalista Tiago Cordeiro

 CAP. 03/10          dezembro de 2020

         Página 41 – Sempre o colonizador europeu “usava” os missionários.  Franceses em Quebec e Ontário (Canadá).     Em 1609 trouxeram os Jesuitas.

         Ingleses – enviaram também missionários junto com os colonizadores das então Sete Colônias que depois formaram os USA.   Por lá os missionários jesuítas chegaram a partir de 1634 – para Maryland – apoio aos colonizadores.

         A partir de 1556 – espanhóis – apoio de jesuítas para a Flórida, México e Peru.

         Portugueses – apoio de jesuítas desde 1549.     Outras colônias dos europeus seguiram essa toada.

         42 – Os hurões do Canadá – Tribos muito organizadas.  Dieta incluindo milho e comiam carne de cachorro.   Tinham o namoro já parecido com o dos civilizados europeus.   E permitiam o “test drive” do casal antes de formalizar a união por semanas e poderiam continuar ou desistir um do outro.   Mesmo após casados, podiam se divorciar.

         Os Hurões apostavam muito.  Nisso eram inveterados.  Usavam em seus jogos peças de madeira pintadas um lado de preto e outro de branco.  Jogavam sobre uma vasilha de madeira.  Ganhava quem tirasse mais lado branco para cima.   Ganhava quem acertasse quantas de cada cor caia com essa face para cima.

         43 – Festa com carne de caça.  Todos eram convidados.

         O missionário Bréfeut ficou no Canadá de 1625 a 1629 e voltou para o Canadá em 1633.

         Vários Jesuitas foram mortos de forma cruel lá no Canadá primitivo.

         45 – Na grande Flórida.  Quente, úmida e pântanos frequentes.  Índios de muitas tribos.  Os Jesuitas chegaram àquela região em 1556 com os espanhóis.

         Lugar mais promissor aos missionários:  Cidade do México.   Lá chegaram em 1572.   Missionários de outras ordens chegaram antes dessa data.  Eram Agostinianos, Dominicanos e Franciscanos.

          Colégios para educar colonizadores europeus e depois, também, alguns índios.   O foco era usar a Educação para obter conversões ao catolicismo – cristianismo.

         47 – Descobertas minas de prata na Califórnia e Arizona.

         47 -  Eusebio Kino.  Missionário e  cartógrafo, realizou aproximadamente 40 expedições pela região entre 1687 e 1711.   Percorreu aproximadamente 130.000 km em lombo de cavalos.  Teve fazenda de gado por lá.

         47 – Peru – Chegaram os Jesuitas em 1568, depois dos Agostinianos, Dominicanos e Franciscanos.

         Perú, Paraguai, Bolívia, nessa ordem.

         Igreja de São Pedro em Lima no Perú, datada de 1638, estilo Barroco.   E construíram uma Biblioteca Nacional em Lima.  Obra dos Jesuitas.

         48 – Missionários nos USA ganharam, como os demais homens, seus quinhões de terra.  Havia inclusive plantio de tabaco.

         49 – Anglicanos e “puritanos”.    Nos USA a Companhia de Jesus foi banida em 1773.   Nesse tempo a Ordem tinha muitos fieis, fazendas, igrejas e demais infra estrutura.   Nas fazendas, como os demais colonizadores, usaram mão de obra de escravizados africanos.

         Um teórico, frei Dominicano – Bartolomé de las Casas – século XVI – defendia que a escravidão era compensada por se ter o “ganho” da fé cristã.... (incutida à força)...   e os convertidos seriam salvos do inferno...

         Atualmente na América do Norte, 22% dos Jesuitas do mundo.  São ao redor de 2.400 missionários.  Nos USA não foram responsáveis por inaugurar grandes cidades, ao contrário do que ocorreu na América do Sul.

         Em São Paulo, inauguraram a cidade de São Paulo em 1554.   Antes das missões na China e no Canadá.

         ................. continua no capítulo 4/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário