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terça-feira, 29 de dezembro de 2020

CAP. 14/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (edição 2019)

CAP. 14/20                       (leitura em dezembro de 2020)

         A Flaggy já fez parceria com a concorrente da Airbnb da China e vão partir para o mercado com foco na Rota da Seda.

         Alibaba Cloud    O serviço de nuvem do grupo.    “Os serviços de nuvem do grupo Alibaba já são usados por 40% das 500 maiores empresas da China e por 80% das empresas de tecnologia chinesas.

         Página 154 – ANT FINANCIAL   É uma fintech.   É a maior startup do mundo com valor de mercado de 150 bilhões de dólares.   Tem poucos anos de existência e já bate em valor de mercado os bancos Goldman Sachs, Itau, Bradesco, Santander.    A Ant começou em 2004.   Ant em inglês é formiga e a proposta é atuar no mercado como solução de pagamentos entre pequenos comércios e o cliente on line.

         A Ant Financial nasceu na Alibaba para mostrar confiança nos negócios desta.   Criada para deixar o dinheiro do pagamento da compra casado até o cliente dizer que recebeu a mercadoria e que está tudo OK e autoriza a Ant a pagar o vendedor.    Caso o cliente receba a mercadori e por alguma razão quer devolver, a Ant devolve o que o cliente pagou.

         156 – ALIPAY, WECHATPAY E A GUERRA DOS ENVELOPES

         VERMELHOS.       A Wechatpay é da Tencent e a Alipay é da Alibaba.   Em 2014 a Alipay tinha 83% do mercado de pagamentos de compras on line e a Wechatpay tinha 10%.      A Weibo é o “twitter” da China.

         “É uma tradição na China dar um envelope vermelho com dinheiro para familiar ou amigos chegados durante o Ano Novo chinês”.   Numa dessas a Cwchat digitalizou um envelope vermelho e divulgou que enviaria (e enviou) dinheiro a quem se inscrevesse com cartão de débito para ser potencial usuário do seu sistema de pagamento.  Um sucesso estrondoso.

         A concorrente Alipay deu o troco no mesmo estilo com envelope e dinheiro.   A campanha popularizou muito esse meio de pagamento de compras on line por aplicativos móveis como celular e assemelhados.

         O governo colaborou facilitando acesso da população a internet rápida.   Em 2008 eram 118 milhões que chineses que usavam smartfone.  Em 2014 eram 557 milhões de usuários.    O uso do meio de pagamento via celular e similares criou um mundo sem movimentar dinheiro físico.   Nessa onda, pagamentos via dispositivos móveis na China são 70 vezes em maior número que nos USA.    As principais empresas de meios de pagamentos via internet são Alipay e Wechatpay que juntas tem 90% desse mercado no país.

         O autor do livro conheceu Pequim em 2011 e ainda se usava pagar em dinheiro vivo inclusive era comum a pessoa ir numa agência comprar um carro com uma maleta cheia de dinheiro.    Nem dez anos passados e ele constata que hoje é raro o uso de dinheiro vivo nas transações na China.

         Naquele país os bancos tem foco em grandes clientes, muitos destes empresas estatais.    Não tinham interesse em atender clientes pequenos.   E é raro o uso de cartão de crédito na China.   O Estado, por seus órgãos regulatórios, deu licenças bancárias para as empresas digitais de meios de pagamentos.   Estas cobram taxas bem baixas e abocanharam esse mercado.

         Cobram bem pouco mas formam com isso banco de dados do cliente e faturam em vendas etc.

         Um jargão do setor.   “Se é grátis, você é o produto”.   (seus dados valem ouro).

         Na China há até mendigos que não estendem a mão para pedir.  Mostra o celular com o QRcode na tela.   O interessado em colaborar foca com o próprio celular o código e a transferência é feita no ato e sem contato físico – só na aproximação.

         Alessandro Teixera. Professor de Tsinghua e da Schwarzman Scholars, ex ministro do Turismo do Brasil revelou...   Bancos na China predominam os estatais.   Em 2015 os cinco maiores bancos de lá eram estatais.

         Em 2016 na China, bancos estrangeiros:  1,6% do total de ativos bancários.

         Ant Financial.   Operar tipo formiguinha, com os pequenos.

         No ocidente o pessoal saiu do computador para o notebook; deste para o celular e em seguida para o smartfone e navegar na internet.

         Os chineses queimaram etapa.   Sairam do computador direto para o smartfone navegando na internet.

         A Ant Financial do Grupo Alibaba tem uma gama de serviços:  seguros, pagamentos, crédito, empréstimos, microinvestimento, gestão de fortuna etc.

         Alipay – Tem hoje mais de 1 bilhão de clientes ao redor do planeta.  Tem mais de cem tipos de serviços.   Em 2018 foi o quarto aplicativo mais usado no mundo.   Atrás de Facebook, WhatsApp e Instagram.

         160 – Alipay Ant Forest   - Neutraliza, via parceiros, o carbono plantando árvores.  Em troca você para pelo Alipay e eles tem seus dados.  Conta pontos, você comprar passagem de ônibus, alugar bike etc e pagar pelo Alipay.  Desestimula usar carro que é mais poluente.

         Já plantaram 55 milhões de árvores.   350 milhões de usuários já aderiram.   O apelo ecológico é crescente no mundo.

         Mybank – Microcrédito em massa pelo uso de alta tecnologia.  Sistema 310.  Três minutos para você preencher os dados pelo celular; 1 segundo para receber a resposta informando taxa etc.  e zero envolvimento humano.   Tudo com IA inteligência artificial.                                  

 

 Continua cap. 15/20 

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