CAP.
14/20 (leitura em dezembro de 2020)
A Flaggy já fez parceria com a
concorrente da Airbnb da China e vão partir para o mercado com foco na Rota da
Seda.
Alibaba
Cloud O serviço de nuvem do
grupo. “Os serviços de nuvem do grupo
Alibaba já são usados por 40% das 500 maiores empresas da China e por 80% das
empresas de tecnologia chinesas.
Página 154 – ANT FINANCIAL É uma fintech. É a maior startup do mundo com valor de
mercado de 150 bilhões de dólares. Tem
poucos anos de existência e já bate em valor de mercado os bancos Goldman
Sachs, Itau, Bradesco, Santander. A
Ant começou em 2004. Ant em inglês é
formiga e a proposta é atuar no mercado como solução de pagamentos entre
pequenos comércios e o cliente on line.
A Ant Financial nasceu na Alibaba para
mostrar confiança nos negócios desta.
Criada para deixar o dinheiro do pagamento da compra casado até o
cliente dizer que recebeu a mercadoria e que está tudo OK e autoriza a Ant a
pagar o vendedor. Caso o cliente
receba a mercadori e por alguma razão quer devolver, a Ant devolve o que o
cliente pagou.
156 – ALIPAY, WECHATPAY E A GUERRA DOS
ENVELOPES
VERMELHOS. A Wechatpay é da Tencent e a Alipay é da
Alibaba. Em 2014 a Alipay tinha 83% do
mercado de pagamentos de compras on line e a Wechatpay tinha 10%. A Weibo é o “twitter” da China.
“É uma tradição na China dar um
envelope vermelho com dinheiro para familiar ou amigos chegados durante o Ano
Novo chinês”. Numa dessas a Cwchat
digitalizou um envelope vermelho e divulgou que enviaria (e enviou) dinheiro a
quem se inscrevesse com cartão de débito para ser potencial usuário do seu
sistema de pagamento. Um sucesso
estrondoso.
A concorrente Alipay deu o troco no
mesmo estilo com envelope e dinheiro. A
campanha popularizou muito esse meio de pagamento de compras on line por
aplicativos móveis como celular e assemelhados.
O governo colaborou facilitando acesso
da população a internet rápida. Em 2008
eram 118 milhões que chineses que usavam smartfone. Em 2014 eram 557 milhões de usuários. O uso do meio de pagamento via celular e
similares criou um mundo sem movimentar dinheiro físico. Nessa onda, pagamentos via dispositivos
móveis na China são 70 vezes em maior número que nos USA. As principais empresas de meios de pagamentos
via internet são Alipay e Wechatpay que juntas tem 90% desse mercado no país.
O autor do livro conheceu Pequim em
2011 e ainda se usava pagar em dinheiro vivo inclusive era comum a pessoa ir
numa agência comprar um carro com uma maleta cheia de dinheiro. Nem dez anos passados e ele constata que
hoje é raro o uso de dinheiro vivo nas transações na China.
Naquele país os bancos tem foco em
grandes clientes, muitos destes empresas estatais. Não tinham interesse em atender clientes
pequenos. E é raro o uso de cartão de
crédito na China. O Estado, por seus
órgãos regulatórios, deu licenças bancárias para as empresas digitais de meios
de pagamentos. Estas cobram taxas bem
baixas e abocanharam esse mercado.
Cobram bem pouco mas formam com isso
banco de dados do cliente e faturam em vendas etc.
Um jargão do setor. “Se é grátis, você é o produto”. (seus dados valem ouro).
Na China há até mendigos que não
estendem a mão para pedir. Mostra o
celular com o QRcode na tela. O
interessado em colaborar foca com o próprio celular o código e a transferência
é feita no ato e sem contato físico – só na aproximação.
Alessandro Teixera. Professor de
Tsinghua e da Schwarzman Scholars, ex ministro do Turismo do Brasil
revelou... Bancos na China predominam
os estatais. Em 2015 os cinco maiores
bancos de lá eram estatais.
Em 2016 na China, bancos
estrangeiros: 1,6% do total de ativos
bancários.
Ant Financial. Operar tipo formiguinha, com os pequenos.
No ocidente o pessoal saiu do
computador para o notebook; deste para o celular e em seguida para o smartfone
e navegar na internet.
Os chineses queimaram etapa. Sairam do computador direto para o smartfone
navegando na internet.
A Ant Financial do Grupo Alibaba tem
uma gama de serviços: seguros,
pagamentos, crédito, empréstimos, microinvestimento, gestão de fortuna etc.
Alipay – Tem hoje mais de 1 bilhão de
clientes ao redor do planeta. Tem mais
de cem tipos de serviços. Em 2018 foi o
quarto aplicativo mais usado no mundo.
Atrás de Facebook, WhatsApp e Instagram.
160 – Alipay Ant Forest - Neutraliza, via parceiros, o carbono
plantando árvores. Em troca você para
pelo Alipay e eles tem seus dados. Conta
pontos, você comprar passagem de ônibus, alugar bike etc e pagar pelo
Alipay. Desestimula usar carro que é
mais poluente.
Já plantaram 55 milhões de
árvores. 350 milhões de usuários já
aderiram. O apelo ecológico é crescente
no mundo.
Mybank – Microcrédito em massa pelo uso
de alta tecnologia. Sistema 310. Três minutos para você preencher os dados
pelo celular; 1 segundo para receber a resposta informando taxa etc. e zero envolvimento humano. Tudo com IA inteligência artificial.
Continua cap. 15/20
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