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domingo, 13 de dezembro de 2020

CAP. 05/10 - fichamento - livro - A GRANDE AVENTURA DOS JESUÍTAS NO BRASIL - Autor: Jornalista TIAGO CORDEIRO

 CAP 05/10                dezembro de 2020

         Nesses primeiros tempos, homens brancos vivendo como índios, incluindo João Ramalho.    Este, casado com a índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá.   

         São Paulo e os índios Tupiniquins.  Tribos inimigas na região:  Carijós, Tupinambás e Tamoios.  (eram rixas de séculos entre eles)

         João Ramalho foi um grande líder entre os Tupiniquins e morreu com idade perto dos cem anos.

         57 – João Ramalho fundou o que hoje é a cidade de Santo André.   Praticavam o lucrativo comércio de índios escravizados.

         O colégio jesuíta de São Paulo – alfabetizava índios em Tupi, em latim e ensinava carpintaria e marcenaria aos alunos.

          Por essa época, pouco antes e pouco depois, surgiram as cidades de São Vicente, Salvador, Rio de Janeiro, Olinda, São Luis, Ilhéus e Recife.

         Para filhos de europeus, ensino:  latim, matemática e astronomia (importante para navegação inclusive).

         Índios com apoio dos Jesuitas não eram escravizados.  Eram catequisados.

         58 – Os índios catequisados passaram a permanecer no local e ter única esposa.      O primeiro agrupamento partindo de São Paulo, foi São Vicente, distante 60 km de São Paulo.

         No Rio de Janeiro, colégio Jesuita de 1567 no Morro de São Januário.

         O Padre Nóbrega, falando de cultivo de frutas, reclama das formigas cortadeiras de folhas (saúvas).    A mandioca já era cultivada pelos nativos daqui antes da chegada do colonizador e passa a ser usada também na fabricação de pão, em substituição ao trigo que já era de uso na Europa.

         60 – Nóbrega era de lágrima fácil.    Confissão, pela regra canônica não pode ter terceiro assistindo, pois é sigilo e não comporta intérprete.  Padre e quem estava fazendo confissão tinham que se entender no que se dizia.    (jesuíta e índio, no caso)

         70 – Religioso na época – tinha o poder de levar culpados à autoridade.    Houve um caso de um índio que matou um cristão.   Resolveram amarrá-lo à boca de um canhão e disparar.   Pena para servir de exemplo e inibir novas ocorrências.   Convencer também pelo medo.   Busca de conversão ao cristianismo.

         Padre Manuel da Nóbrega e o fornecimento de terras aos convertidos, o tanto que lhes bastassem.

         Ano 1580.   Portugal passa a ser comandado pelo Rei da Espanha Felipe II.    Unificação das colônias na América do Sul.   Os Jesuitas perdem a exclusividade de serem missionários no Brasil.

         71 – No início, Manuel de Nóbrega pensou que os índios não tinham religião.  Tinham religião, inclusive o deus deles é Tupã, o trovão.

         Os Jesuitas passam a  comparar Deus ao Pae Tupane.

         83 – Os jesuítas tinham chicote para auto flagelo e em caso de tentações carnais.    Padre José de Anchieta - Versos na areia da praia de Iperoig.  Mais de quatro mil versos.  Poema da Virgem.

         O padre Anchieta também era de elevada cultura e deixou importante obra literária.  Obra só suplantada mais adiante pelo famoso Padre Antonio Vieira.

         90 – Anchieta veio ao Brasil com a idade de 19 anos e já padre Jesuita com noções de Filosofia e Teologia.   Dominava quatro idiomas:  latim, grego, espanhol e português.   Atuou inclusive em Ubatuba-SP

         90 – Anchieta introduziu o Teatro no Brasil.  Também introduziu a dança do cateretê.    (que ao que eu saiba só era dançada por homens)

         91 – Tupansy – Mãe do deus Tupã.    O demônio era Anhangá.  Para denominar anjo, Anchieta ajusta o termo Kararbebê.    Anchieta recebeu o apelido de profeta voador.   Aparecia rápido e de repente de um lugar a outro.

         92 – Só pregar na língua nativa não bastava.  Tinha que também mostrar serviço.   Atender nas doenças, remédios etc.

         92 – Em 1562 uma epidemia de varíola matou mais de 30.000 índios e um terço dos moradores de aldeias Jesuitas.   

         93 –Chá de casca de raiz de sassafrás para artrite.

         94 – Aplicação de sangue-sugas para controle de algumas doenças.

         95 – Prosperidade dos jesuítas na  cidade do Rio de Janeiro.  Tinham a Fazenda Santa Cruz a oeste da cidade.  Plantavam com mão de obra escrava.

         95 – Hospital erguido em 1700 era grande para a época.   As propriedades dos Jesuitas tinham infraestrutura própria como oficinas, boticas (farmácias), escolas e isto causava desconfiança nos do poder político.   Eles tinham no RJ cerca de 60.000 cabeças de gado bovino.    Já nas fazendas dos jesuítas do Nordeste, o rebanho bovino não chegava a 20.000 cabeças.

         Segue capítulo 06/10

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