Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

CAP. 16/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - Autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (Edição 2019)

CAP. 16/20

         Página 184 – Gerador de QRcode com logotipo do cliente.  Ele sugere que a pessoa faça busca no Google para ver como funciona usando as palavras QRcode Generator.

         Tencent x Wechat  -   O Wechat (um similar ao zap deles) foi lançado em 2011.  O nome era Weixin (significa micro mensagem em mandarim).

         O aplicativo Wechat foi agregando funcionalidades e virou o que há de mais completo como se englobasse um WhatsApp, Facebook, Netflix, Spotfy e muito mais.    Há no aplicativo inclusive meio de pagar contas, colocar crédito no celular/smartfone, chamar um Uber, pagar lanchonete e muito mais.

         “Eu vivo e trabalho no Wechat.   E não sou o único”.   Há mais de 800 milhões de pessoas na China na internet e 1,1 bilhão de contas no Wechat.    Mais de 95% das reuniões do autor são feitas pelo Wechat.   (isso antes da pandemia).     Cartão de visita já era por lá.  Agora uma pessoa mostra seu QRcode na tela do smartfone e o outro escaneia no ato e pronto.  Arquivado o contato.    Usam para relacionamento pessoal e profissional.

         O Wechat é da Tencent, concorrente do Alibaba.    A Tencent chegou a ser a quinta maior empresa de capital aberto do mundo e a primeira da China a ter valor de mercado acima de 500 bi de dólares.

         Em 2014 quase que a Tencent comprou o WhatsApp.   Uma cirurgia inesperada do CEO da Tencent, Pony Ma, permitiu que Mark Zuchenberg do Facebook, em pânico, comprasse o WhatsApp primeiro, por 19 bi de dólares.

         O Wechat é responsável por 34% do tráfego de dados móveis da China.   Em 2018 – pelo Wechat diariamente foram enviadas 45 bilhões de mensagens.   Um usuário típico do aplicativo envia uma média de 74 mensagens por dia pelo Wechat.     55% dos usuários abrem o aplicativo pelo menos dez vezes por dia.

         Valor de mercado da Tencent em julho de 2019:  438 bi de dólares.

         187 – Alibaba e Tencent são tão fortes no mercado que as startap que surgem por lá se ajustam para rodar no sistema de uma delas.   Assim elas acabam coletando mais dados para as gigantes do setor.

         Na China, cardápio em restaurantes e lanchonetes no sistema impresso já não há mais.   É só acessar o QRcode e via smartfone se lê o cardápio, escolhe o que vai consumir e faz o pedido direto pelo sistema.  Ao final, paga também pelo aplicativo.

         Na China é norma do costume, amigos num restaurante ou lanchonete, um da turma soma a conta e paga tudo, em rodízio, em outra ocasião outro da turma paga e assim por diante.   Não tem essa de rachar a conta.

         188 – Lá tem além das redes locais, redes de supermercados de fora como Carrefour, Seven-Eleven, Walmart etc.

         Há a modalidade de compra em supermercado em que a pessoa vai registrando no smartfone o código de cada produto que vai levar e ao final da compra totaliza, paga no aplicativo e vai embora sem enfrentar fila no caixa.

         188 – A Amazon Go nos USA é mais futurista ainda.   Você vai colocando as mercadorias no carrinho e (devidamente cadastrado), ao passar pelo leitor de códigos, o sistema lê todos os itens comprados, totaliza e debita na conta do cliente sem precisar ter um caixa físico.    Câmeras de reconhecimento facial monitoram tudo e evitam roubos, pois estão em todo lugar.

         O WhatsApp está em grande maioria dos países e o normal em cada país quando a turma adota um sistema para bate papo, todo mundo entra no mesmo sistema e fica difícil entrar um segundo.       Já no caso o Wechat só está em três países, se bem que eles sejam bem populosos.   

         O Wechat tende a chegar a outros países não como opção de bate papo mas pela infinidade de outras tarefas que realiza e sempre através de estabelecimento de parceria com empresas da região.

         190 – Sobre o uso do QRcode, empresas no Brasil como o Mercado Livre já usa.   Ele, o Rappi e o iFood.    A COSAN (que adquiriu a rede distribuidora Shell no Brasil) pertencente ao bilionário Rubens Ometto vai lançar um SuperApp.    Será o Payly.   “A gente quer tirar o cartão de crédito da jogada”.  

         O autor do livro já constatou em São Paulo capital, restaurantes que já tem o cardápio por QRcode.

         191 – A China que já teve fama de copiar dos outros países, agora tem sido copiada por outros países.

         “Eu garanto a você que o Wechat e a Tencent impactarão seus negócios direta ou indiretamente”.

         Miniprogramas.    Os Apps ocupam muito espaço de armazenamento no nosso celular.   Os miniaplicativos ao invés de serem instalados em nosso celular, ocupando espaço e tornando-o lento, ficam no chamado “ecossistema” do Wechat e quase não ocupam espaço no armazenamento do celular.

         WIX de Israel e os Websites.   Tanto fez sucesso com a simplicidade de se criar websites na WIX que hoje a empresa cota ações na Nasdaq e vale 30 bilhões de dólares.

         Allen Zhang e palestra sobre miniprogramas.  “Os miniprogramas são um tipo de App que não precisa ser baixado ou instalado para ser usado”.     Os miniprogramas não ocupam espaço na memória do seu celular nem precisam de atualizações, pois eles “residem” fora do celular e lá eles são atualizados.   São 2,3 milhões de miniprogramas no Webchat.

         400 milhões de jogadores brincaram no junp junp, o minijogo mais popular da história, apenas 3 dias após ser lançado.  Acesso via internet.  Miniprogramas, inclusive de joguinhos deles, via Wechat só dá para acessar na China.

         Próximo capítulo   17/20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário