Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

CAP.17/23 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - (foco no lado tecnológico e empresarial) - Autor: RICARDO GEROMEL - Ed. 2019

 CAP. 17/23

         Pony Ma, o fundador da Tencent é Ma Huateng e o apelido é Pony Ma, sendo MA, cavalo ou pônei em chinês.     Não é parente de Jack Ma da Alibaba, seu mega concorrente.

         Curiosamente Jack Ma não sabe nada de programação, já Pony Ma é um nerd em programação de computadores.    Jack gosta de holofotes e Pony é reservado.

         A fortuna de Pony Ma em 2019 era de 39 bi de dólares.   Morou em Shenzhen, cidade que em 1989 tinha apenas ao redor de 100.000 habitantes.  Hoje a cidade tem 12 milhões de habitantes.    A economia da cidade é maior que a de Hong Kong.   Ele é filiado ao Partido Comunista da China.

         Fundar a Tencent com alguns amigos no dia 11-11-1998.   Criou o QQ, o mais popular site de bate papo na China.    Atualmente 823 milhões de chineses usam o QQ.

         Página 200 – A Tencent conseguiu registrar mais de 10.000 patentes.  Ela começou copiando o ICQ ocidental que é um site de bate papo e hoje só perde em registro de patentes para o Google no setor da web.

         202 – Faça com os clientes e não para os clientes.

         Dica de Pony Ma – busca opiniões dos seus clientes e demonstra que eles são ouvidos.  Cresce o engajamento dos clientes.    Um exemplo.   O logo do QQ era um pequeno pombo (de pombo correio – de mensagens) mas o povo fazia gozação porque achavam que o pombo parecia um pinguim.   O Pony sabendo disso, fez do limão uma limonada.   Consultou seus milhões de usuários e substituiu após consulta o pombo por um pinguim.  

         Citou mais um caso de empresa de sucesso da China, o grupo Midea da área de ar condicionado que já entrou forte no mercado brasileiro.

         GAMING -  O Grupo Tencent tem o QQ e o Wechat mas a maior fonte de  receitas vem da divisão de jogos pela web.   Dos jogos vem 35% das receitas do grupo Tencent.   Receitas do setor de pagamento e nuvem, rende 24% das receitas e as redes sociais, 23%.    Todas são fontes de dados cadastrais que são fundamentais para novos negócios do grupo.

         A Tencent em jogos eletrônicos pela web foi a que mais faturou no planeta em 2018.   As quatro mais, por ordem decrescente:  Tencent > Sony > Microsoft > Apple.

         Em 2016 o mercado chinês ultrapassou o mercado americano em termos de receitas em jogos pela internet.    A jogada da Tencent para garimpar dados de potenciais clientes:   Jogo sempre grátis para ter o máximo de adesões (que fornecem seus dados) e no decorrer do jogo há meio da pessoa comprar opcionais extras no jogo.   Fornecem dados que vão engordando o banco de dados da Tencent para novos negócios.

         Internet de alta velocidade inclusive no metrô chinês e o povo joga bastante.   O governo até já se preocupa com essa de jogo e em seu jornal já chamou o jogo pela web de ópio moderno.     O Estado criou meio de limitar o tempo de jogo por usuário por faixa de idade.    As restrições tiraram uma fatia do mercado do setor e parte do valor de mercado das empresas que operam no ramo.

         Já a concorrente Alibaba não aceita jogos em seu ecossistema.  Jack Ma diz:   “Eu prefiro morrer de fome a ganhar dinheiro com o setor de jogos”.

         A Tencent tem domínio absoluto no mercado de games pela web.  62% do mercado da China é dela no setor de games pela web.

         “O mundo dos games na web movimenta mais dinheiro que toda a indústria cinematográfica mundial atual”.

         A Copa do Mundo de Fortnite, um tipo de game pela web, é de premiação maior que:  Campeonato de Wimbledon (tênis) ou

         Campeão da Fórmula Indy 500 ou Campeão de Golfe The Masters.

         “A Grande final do torneio League of Legends (jogos pela web) aconteceu no famoso estádio Ninho do Passarinho em Pequim onde tivemos a abertura dos Jogos Olimpicos de 2018.   Público de 100 mil pessoas no estádio e mais de 40 milhões assistindo pela web a decisão”.

         A abertura dessa final teve uma mega apresentação de um dragão feito de realidade virtual em Show da super celebridade Jay Chou.  No livro tem o QRcode de acesso a lance do show quando o dragão sobrevoa o público presente no estádio.   

         Midia e conteúdo digital.   “A Tencent lançou o Kuaibao, um aplicativo que agregava notícias e as distribuía de maneira personalizada de acordo com o gosto de cada um”.  (incentivando as bolhas).   Foi ultrapassado por um concorrente neste setor, o Toutiao da ByteDance que hoje é o top do setor de notícia na internet chinesa.

         A Tencent é sócia majoritária da China Literature, a maior editora de livros on line do país.    Sua WeSing, já na área de karaokê, chegou a líder chinesa nesse ramo.   Tencent e parcerias com a NBA do basquete americano, com a HBO, a Paramount, A Warner Music e a Sony Music.

         Melhor investimento da história do Venture Capital (capital de risco)

         O conglomerado Sul Africano NASPERS que no Brasil comprou o Grupo Editorial Abril, o site de busca Buscapé, investiu na Movile, na OLX, no In Loco é conhecido como o grupo que fez um dos investimentos mais rentáveis de risco da história da humanidade.   Em 2001 a NASPERS investiu 32 milhões de dólares por uma fatia de 33,2% do capital da Tencent de então.   Na época esse aporte foi fundamental para manter a Tencent viva.  Nessa fase a empresa investia em crescimento e não em lucro.   Esses 33,2% de participação já chegaram a valer 160 bi de dólares, um retorno de 5.000% em 18 anos.    A Naspers ainda possui cerca de 31,2% da Tencent e vendeu 2 pontos percentuais por 10 bilhões de dólares.

         Tencent investidora    -   Tencent, fundada em 1998.   Abriu o capital em 2004.   O grupo já investiu em mais de 700 empresas.   O atual presidente da Tencent é Martin Lau.      Ao invés de ficar comprando empresas até de outros ramos, prefere focar no que ela faz de melhor e investe de forma minoritária em empresas que em seus respectivos ramos são competentes.    Martin Lau resume:   Não dá para ser bom em tudo.

         211 – Coca Cola x Pepsi.    No século XXI a disputa de gigantes é Alibaba x Tencent, que é um Ma x Ma.  (e ambos não são parentes)

         212 -  O autor do livro chama as empresas Alibaba e Tencent de empresas públicas e não esclarece isso.

         214 – Futuro:   Foco no B2B  - empresas para empresas.

         216 – Shenzhen.    Maior crescimento de negócios registrados que se tem notícia.   Em 1987 era uma cidade de 30.000 habitantes.  Em 2017 são 12 milhões de habitantes.   Concentra 3.000.000 de unidades de negócios.  1 para cada 4 habitantes da cidade.    Em 1980 a cidade foi transformada na primeira  Zona Economica Especial da China.    Abertura econômica inclusive para capital externo.

                            Continua no capítulo 18/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário