Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

CAP. 06/23 - fichamento - livro - A MORTE DA VERDADE - Autora: Jornalista americana MICHIKO KAKUTANI - Ed. 2018

CAP. 06/23

         Página 46 – Quando jovem, Stefan Zweig e seus amigos passavam horas em cafés, conversando sobre artes e assuntos pessoais...  (ele era austríaco).     Subestimaram Hitler.   

         “Os jornais asseguravam aos seus leitores que o movimento nazista ruiria em pouco tempo”.   O nazismo foi sendo aplicado de dose em dose para dar na vista do povo.   .... com seus hábitos e rotinas...   “as pessoas não quiseram acreditar na velocidade com que seus direitos estavam sendo tirados.

         (no Brasil atual o governo está incentivando as pessoas a terem armas e munições).

         A autora cita que no Nazismo, a maioria do Parlamento alemão era contra Hitler.   O povo achava que estava protegido pelas leis e a constituição...     Na época o povo deixou a coisa correr achando que ia dar em nada...

         Capítulo 2 – As Novas Guerras Culturais

         Já um jornalista, David F. Wallace em 2005, alertava para o “caleidoscópio” de fontes de notícias na TV, on line, dentre estas, agentes da direita como a TV Fox News e o Rush Limbaugh Show... com viés ideológico...    abalando os fatos enquanto notícias.    

         O jornalista David, dez anos antes do governo Trump já via o cenário que viria...   “em que a verdade cada vez parece estar nos olhos de quem vê, os fatos são intercambiáveis e socialmente constuidos...”

         52 – Membros republicanos no Congresso...   muitos desses republicanos rejeitam a racionalidade e a Ciência”.     “Hoje, esses ideais de razão e progresso são atacados pela direita por serem vistos como parte de uma conspiração liberal para minar valores tradicionais ou como possíveis indicativos de um elitismo intelectual da Costa Leste americana”.   

         ... “ a direita com os trolls da direita alternativa (alt-right) e membros republicanos do Congresso que acusam agora o assim chamado Estado profundo de conspirar contra o presidente Trump.”

         Campanha de Trump em 2016...  aos marginalizados... queremos acabar com esses conchavos entre doadores ricos, as grandes corporações e os executivos da mídia.  (esse era o discurso do candidato)

         ... apoiadores...  direitistas que querem questionar a evolução, negar a realidade das mudanças climáticas ou divulgar fatos alternativos.

         54 – Mike Cernovich, troll da direita alternativa e teórico da conspiração...  (aqui no BR, entre outros, Olavo de Carvalho e  tantos mais)

         Desde a década de 60 o povo foi perdendo a confiança nas Instituições porque depois do ocorrido, percebeu que foi enganado pela versão oficial de eventos super importantes como a Guerra do Vietnã (que os USA perdeu), Guerra do Iraque e o escândalo de Watergate e mesmo a crise financeira de 2008 provocada e sofrida pelos USA com reflexos negativos pelo mundo afora.

         A era da internet trouxe muita coisa boa...   como também deu origem a uma enxurrada de desinformação...   epidemia de notícias falsas.

         55 – Fala do Pos Modernismo na segunda metade do século XX com seus filósofos, ...  afetou a arte..... se revelariam emancipadores.... trabalhos  inovadores de artistas. 

         “Quando aplicados às Ciências Sociais e à História...  deu origem a todo tipo de implicações filosóficas...  afetando a cultura.”

         Os Pos Modernistas – “Negam a existência de uma realidade objetiva”.    ... argumentando que o conhecimento é afetado pelos prismas de classe, raça, gênero e outras variáveis”.    Sai de campo a realidade objetiva e entra a “verdade” e entra em campo a subjetividade....   totalmente.... não somos racionais e autônomos...   cada um de nós é moldado...   por um tempo e uma cultura específicos”.

         Nessa linha.... “Abaixo a ideia de consenso”.

         O Iluminismo, por exemplo, é descartado por muitos pos modernistas de esquerda como uma leitura hegemônica ou eurocêntrica da história, destinada a promover noções  colonialistas ou capitalistas de razão e progresso”.

         Historiador Andrew Hartman em livro de 2015 A War For The Soul of America

         Francis Fukuyama em seu livro O Fim da História, de 1989 (quando do fim do comunismo na URSS) argumentava que com a implosão do comunismo soviético, a democracia liberal triunfou e se tornou a forma final do governo humano.       Mas os fatos posteriores se mostraram diferentes pelo mundo afora....

                            Continua no capítulo 07/24 

Nenhum comentário:

Postar um comentário