Total de visualizações de página

domingo, 10 de janeiro de 2021

CAP. 03/24 - fichamento - livro - A MORTE DA VERDADE - Autora : Jornalista americana - MICHIKO KAKUTANI - Edição 2018

 CAP. 03/24            leitura em janeiro de 2021

         Capítulo 1 do livro – O Declínio e a Queda da Razão

         Cita uma frase de Abraham Lincoln em 1838.    Em seguida a autora acrescenta:  “Como Lincoln sabia, os fundadores dos USA haviam baseado sua jovem república nos princípios da razão e da liberdade, do progresso e da tolerância religiosa”.

         Estado com separação de poderes.   Caso algum de “temperamento insolente” chegasse à presidência, os outros poderes ajudariam a preservar o estado.    Havia toda uma expectativa ao longo da história americana otimista... Mas o vento vira.

         Vira... “a tal ponto que a razão não apenas está sendo minada, mas ao que parece foi simplesmente defenestrada junto com os fatos, com o debate bem informado e com a criação de políticas deliberativas”.

         Página 25 – “A Ciência está sendo atacada, bem como a autoridade de especialistas de todos os campos – seja em política internacional, segurança nacional, economia ou educação”.

         Um estudioso deu o nome “selvageria nativa americana”.  Outro denominou: estilo paranoide.   Uma visão alimentada por “fervorosos exageros, desconfiança e fantasia conspiratória”

         A autora fala dos jovens americanos nascidos próximo ao ano 2000 (os millenials)   ... ressentimentos...   alguns membros da classe operária branca...   se sentirem cada vez mais marginalizados; por conta do crescimento da desigualdade de renda acelerada pela crise financeira de 2008; a globalização e a tecnologia que estão acabando com os trabalhos de manufatura e injetando uma nova dose de incerteza e angústia na vida cotidiana.

         Trump e outros líderes de direita como Le Pen na França, Geert na Holanda e Matteo Salvini na Itália insuflam esses sentimentos de medo... oferecendo bodes expiatórios ao invés de soluções...

         28 – “O ataque à razão e à verdade atingiu seu ápice nos USA durante o primeiro ano do mandado do presidente Trump, mas vinha sendo incubado havia anos pela extrema direita.

         Durante a campanha de 2016... as acusações delirantes... membros paranoicos do Tea Party, que afirmavam que os ambientalistas queriam controlar a temperatura das casas e as cores dos carros.

         “A eles se juntaram os blogueiros do Breitbart e trolls  (com pseudônimos na internet, que espalham “informações” falsas) da direita alternativa”.

         29 – Levantamento feito pelo Jornal The Washington Post constatou que 68% dos eleitores republicanos acreditam que milhões de imigrantes ilegais votaram em 2016 nos USA...  (creem em mentiras veiculadas nas redes sociais)

         29 – Estudo de cientistas políticos da Universidade de Chicago constatou que 25% dos americanos acreditam que a quebra da bolsa em 2008 foi secretamente orquestrada por um pequeno número de banqueiros;

         “Trump não fez nenhum esforço para acabar com sua ignorância a respeito das políticas interna e externa quando se mudou para a Casa Branca”.

         Seu ex-estrategista chefe, Stephen Bannon disse que o presidente só “lê o que reafirma suas crenças”.

         ... relatórios diários da inteligência.   Trump não queria nem ouvir falar na interferência russa na eleição dele.   O pessoal da inteligência só constava eventualmente algo sobre o tema nos relatórios diários ao presidente porque sabia que raramente ele lia tais relatórios.

         Ao invés disso o presidente optava por obter “informações” na TV Fox News, programas de TV de bajuladores, Beitbart News e o National Enquirer.   “Consta que ele chega a passar até 8 horas por dia vendo TV.

         A fonte Vice News disse que ele recebe duas vezes por dia pasta com resumos de depoimentos de elogios, bajuladores etc.    Esse comportamento absurdo, além de não ser combatido no centro do poder, acabou contaminando quem gravita no poder ao lado de Trump.

         32 – Muitos elegeram Trump em 2016 porque não acreditavam no Executivo da Casa Branca e achavam que com ele tudo mudaria para melhor.   Agora se nota que ele governa à revelia inclusive das assessorias e desanima seus eleitores.     ...”produz mais cinismo e uma relutância em participar do processo político”.

         34 – Al Gore e seu livro O Ataque à Razão.    “Chama a atenção para a situação moribunda dos USA como democracia participativa – baixa participação eleitoral e eleitorado mal informado”.

 

         Continua no capítulo 04/23 

Nenhum comentário:

Postar um comentário