Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

CAP. 23/23 - FINAL - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: RICARDO GEROMEL - edição 2019

 CAP. 23/23 (FINAL)                leitura em dezembro de 2020

         Em 1992 havia 140.000 empresas privadas na China.   Em 2008 havia 6,6 milhões de empresas privadas, das quais 435.000 eram estrangeiras.    E isso tem aumentado ao longo do tempo.   Livre Mercado.

         Em 2008, das 500 maiores empresas do mundo, 480 já estavam instaladas na China.

         Deng morreu em 1997 mas ele é reconhecido como o líder que procedeu a abertura da China que alavancou a prosperidade.   Entre 1978 e 1990 a economia chinesa expandiu 26 vezes, embora partindo de uma base muito baixa.

         Em 1990 era a 10ª economia do mundo e atualmente é a segunda.    A maioria absoluta dos analistas não diverge se a China se tornará a  maior economia do mundo; apenas não concordam com o quando.

         Em 2000 a China correspondia a 2% do comércio africano.  Em 2011, representa 14%.

         Em 2000  a China foi o 12% parceiro comercial do Brasil.  Em 2009, tornou-se o primeiro.

         278 – Nas palavras de Hilary Clinton:   “A China é o banqueiro dos USA”.     (desde 2010 ela tem em títulos do Tesouro americano acima de 1 trilhão de dólares).     Nas décadas recentes a China passou a ser considerada a Fábrica do Mundo.    Há um custo nisso tudo.   “Não foram só rosas e tanto avanço material veio com altos custos ao meio ambiente, à concentração de riqueza, à corrupção.

         Desde 2019 os chineses são o povo que mais viaja e mais gasta internacionalmente.   Discussão:    “O mundo vai mudar o sistema da China ou a China vai mudar o sistema do mundo?”.   (eu leitor suponho que será um misto das duas coisas).

         A China vem tentando reprimir a internet para preservar o regime.  Nesse quesito o autor deste livro dá seu palpite:   É como tentar colar gelatina na parede.   

         Importante depoimento do autor que vive e trabalha na China ou com a China desde 2011.    “Hoje não há conversa sobre uma mudança de modelo de governo na China.  Pelo contrário,  fala-se mais sobre outros países adotarem o modelo da China do que mudar o modelo chinês.   Na absoluta maioria das minhas conversas com os chineses, eles apoiam o Partido Comunista e o sistema, destacando algumas falhas ainda presentes que o atual governo vem atacando com força, principalmente a corrupção.”

         O autor destacou que há uma velha frase de que o capitalismo seria o pior sistema do mundo, exceto todos os outros (que seriam ainda pior) comumente é atribuída a Wiston  Churchill e consta que não é dele a frase.

         Xi Jinping e o Sonho Chinês

         Jinping (Engenheiro Químico) governa o país desde 2012.   Tem sido tão bem aceito que em consenso mudaram em 2018 a Constituição para permitir mais mandato a ele. Antes eram no máximo dois mandatos de cinco anos cada.    O Congresso deles tem ao redor de 3.500 representantes.   (em termos numéricos, comparando à proporção da população, se assemelha à nossa Câmara Federal).

         O autor diz que se for para ele listar cinco pessoas essenciais para tentar querer entender a China atual, ele listaria:  Confúcio, Mao Tse-Tung, Deng Xiaoping, Xi Jinping e o mega empresário da Alibaba Jack Ma.

         Jinping nasceu em 1953.  Engenheiro Químico, formado na mais renomada universidade do país.   Descendente de políticos proeminentes no passado.   Foi perseguido pelo regime, chegou a morar em caverna por causa da perseguição.

         Meritocracia no Partido.   Xi Jinping teve mais de 15 promoções por mérito para chegar ao cargo máximo.

         O país incentiva forte o futebol inclusive pelo fato de que gera imagem e consumo e para eles isso é bom.   Jinping desde que assumiu a presidência vem atuando forte contra a corrupção. 

         Colocaram em 2018 na alteração da Constituição, um pouco do pensamento de Xi Jinping.    “...sobre o socialismo com características chinesas por uma nova era”.

         Frase do autor:  “Nunca antes os chineses estiveram tão perto de realizar seus sonhos”.     Diz sobre Jinping:    ... para que os filhos chineses de hoje tenham um mundo ainda melhor que o dos seus pais, Jinping busca ultrapassar a fase Fábrica do Mundo.    “A China precisaria se tornar uma superpotência inovadora”.                 FIM        19 horas – 29-12-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário