Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

CAP. 11/23 - fichamento - livro - A MORTE DA VERDADE - autora: Jornalista americana - MICHIKO KAKUTANI - Edição 2018

 CAP. 11/23   - livro lido em janeiro de 2021

         Página 120 – No livro 1984 de Robert Orwell consta a técnica do Grande Irmão para alienar e dominar.

          “Mudar de opinião, ou mesmo de atitude política, é uma confissão de fraqueza”, sendo que na verdade a ciência mostra fatos novos e que remetem as pessoas a se reposicionar sobre as novas descobertas e que as opiniões podem mudar diante destas descobertas.

         Os ambientalistas americanos preocupados com eventual mudança de rumo do governo nas questões ambientais, correram baixar e salvar arquivos do site da Casa Branca.  Em 2017, na gestão do indicado pelo Trump, tiraram o site do ar...  alegando que estava...    “passando por mudanças que refletem a nova direção da Agência”.    E nisso foram expressos:  “atualizar a linguagem para refletir a abordagem dos novos líderes”.

         Também no site oficial da USDA Departamento de Agricultura dos USA, retiraram todos os detalhes e acordos sobre clima e meio ambiente firmados pela administração anterior à de Trump.     Os funcionários da USDA foram informados que suas postagens nas redes sociais deveriam ser revisadas pelos administradores (seus chefes...)..   “para remover referências a prioridades políticas e iniciativas da administração anterior”.  (a autora cita no livro o link com essa determinação – cita fonte)

         121 – Depois que...   “o Serviço Nacional de Parques retuitou fotos aéreas que comparavam o público nas posses de Obama e Trump, a equipe digital da agência foi instruída a suspender temporariamente o uso do Twitter.   Este retuite foi rapidamente deletado.     Ele desmentia com foto provando que na posse de Obama tinha mais gente que na de Trump e o pessoal foi punido por dizer a verdade.

         122 – Tuitadas de Trump...   “os tuites são uma mistura assustadora de insultos, exclamações, ostentações, digressões... relativizações, exortações e insinuações – os esforços de um tirano para intimidar, confundir, polarizar e criar bodes expiatórios”.

         Ele chega nas suas falas a complicar até para seus intérpretes.    .... ele é indiferente até na ortografia.

         “Erros de digitação no Twitter são comuns, é claro,  ... mas eles são indicativos de sua postura impulsiva, precipitada e inconsequente...  seus tuites tem consequências imediatas em todo o planeta...  provocando instabilidade na ordem mundial...  (ameaças à paz etc)

         Grupo de extrema direita Britain First.   A autora faz citações deste.

         125 – Em Mianmar, país pobre da Ásia, estão praticando genocídio contra os Rohingyas, minoria muçulmana perseguida a tempos.

         ... lá um oficial do Ministério da Segurança do Estado, perguntado sobre esse genocídio, respondeu:   “Os Rohingyas não existem.  Isso é fake News.”

         126 – Ensaio de Umberto Eco, datado de 1995 descrevendo o fascismo de Mussolini.   Uma professora estudando o tema compara com aspectos do governo Trump, tais como:

         - um apelo ao nacionalismo e ao medo da diferença;      

         - uma rejeição à ciência e ao discurso racional;

         - uma invocação da tradição e do passado e uma propensão a associar divergência com deslealdade.

         126 – “O fascismo... considera ´o Povo` não como cidadãos e indivíduos, mas como uma entidade monolítica que expressa a Vontade Comum que o líder finge interpretar.   O líder se coloca em primeiro plano como a Voz do Povo – em vez de, digamos, o parlamento ou a legislatura”.

         Já Trump, na Convenção Republicana, disse à plateia:  “Eu estou com você, povo norte-americano.  Eu sou o Povo”.

         6 – Filtros, Bolhas e Tribos

         Citação da autora na abertura do capítulo.    Rudyard Kipling, 1890:

         “Somos todos ilhas gritando mentiras umas para as outras através de mares de incompreensão”.

         131 – Bolhas.  ... “veículos de comunicação tendenciosos como a Fox News, a Breitbart e o Drudge...”    ...” os pontos em comum entre cidadãos de partidos políticos opostos estão desaparecendo rapidamente, e a própria ideia de consenso está se tornando coisa do passado”.

         132 – Pesquisa de 2016 pelo Instituto Pew nos USA:  70% dos democratas disseram que os republicanos tem a cabeça fechada; ao mesmo tempo, 47% dos republicanos responderam que os democratas são mais imorais do que os outros norte-americanos e 46% acham que são também mais preguiçosos”.

         Há amplificação desse distanciamento pela ação de trolls russos.  Internet...  “por fóruns de interesses específicos e pelas redes sociais, que ajudaram as pessoas a se isolarem ainda mais em bolhas de interesses compartilhados.

                   Continua no capítulo 12/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário