Total de visualizações de página

domingo, 3 de janeiro de 2021

CAP. 19/23 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - Autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL - Edição 2019

 CAP. 19/23

         O problema dos produtos falsos.   Em 2017 a PDD removeu mais de 10 milhões de itens falsos da plataforma.   A PDD como intermediadora cobra comissão de 0,6% do valor do produto ofertado em sua plataforma.

         236 – Empresas chinesas que lançam IPO Oferta Inicial de Capital, abrindo seu capital e lançando em Bolsa papeis para captar capital de risco, costumam usar as bolsas americanas porque recebem indiretamente uma credibilidade maior internacionalmente.   E mesmo dentro da China a empresa que lança IPO nos USA tem mais credibilidade com seu povo.

         O autor do livro pergunta:  “Como você está fazendo para que seu cliente lhe traga mais clientes?”

         239 – Capítulo 5 – Educação e Estudo na China

         “Qualquer tratado sobre a China que não se aprofunde em como são encarados a educação e o estudo no país não só é incompleto, como também irresponsável”.

         O autor é perguntado por pessoas de vários países, facetas diferentes sobre os bilionários chineses.   Comumente os brasileiros perguntam ao autor:   - “Este bilionário é feliz?”.   Já os chineses perguntam:  Onde este bilionário estudou?

         Toda generalização é estúpida”.

         “Edtech é o termo que define startups focadas no mercado de educação”.    Maior quantidade de edtechs está na China.  Só em Pequim são 3.000 edtechs.    A população de Pequim (capital) é acima de 20 milhões de pessoas.   Seis das dez maiores unicórnios (empresa de tecnologia que chegou ao valor de mercado acima de 1 bi de dólares) no tema edtech são chinesas.  As outras são:  3 dos USA e 1 da Índia.

         244 – Os países com mais graduados em STEM, abreviatura que engloba Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.       

China         4,7 milhões de graduados nessas áreas

Índia           2,6 milhões

USA           568.000

Rússia        561.000

Irã              335.000

Indonésia    206.000

Japão          195.000

Fonte:  Revista Forbes – de 02-02-2017

         245 – O autor diz  que acha estranho ouvir de empresários brasileiros que eles tem dificuldade em arranjar empregados especializados.   (eu leitor perguntaria – não seria questão de atrativo salarial?)

         Ele sugere que os leitores façam uma busca sobre o número de advogados que se formam no Brasil e o número de engenheiros.  Ele, que inclusive tem a mãe advogada, diz que não tem nada contra advogados, mas vê desequilíbrio.

         246 – Educação Privada – Fonte HSBC – ano 2017.

         Cito alguns da lista que consta no livro.

         % de pais de alunos que pagaram por educação particular:

         China          93% dos pais de alunos

         Indonésia    91%

         Hong Kong 88%

         Índia           83%

         Singapura    82%  ......................... há outros.....

         ....USA       46%; França 32%; Canadá 32%; Austrália 30%; Reino Unido: 23%;

         Na China pais e filhos valorizam muito a educação.   “Tanto investimento e foco gera uma velocidade de mudança marcante.”

         247 -  Apoio do Governo   -   A China tem metas claras para melhorar a educação gradualmente até 2030.   “Em 2018 ficou claro para os especialistas que a China largou na frente na educação da IA Inteligência Artificial na Educação.”   Já atualmente nas escolas câmeras de reconhecimento facial substitui a chamada dos alunos em sala.   Há opção de usar IA até para corrigir redação dos alunos.    Nas escolas há livros didáticos com temas como Introdução à IA Inteligência Artificial.

         “Na China, 479 universidades já oferecem cursos relacionados a Bid Data.”

         O sistema da Yixue.  Tem programa com uso de IA que na interação com o aluno, personaliza seus pontos fracos e indica meios individualizados para o aluno melhorar nos quesitos apontados.   Tem se mostrado mais eficaz que os melhores professores para detectar deficiências específicas.

         249 – O governo incentiva investimentos privados no setor de educação.   Pais de alunos não apoiam horários muito extensos de esportes aos alunos.  Querem foco no aprendizado, já que a competição é grande.   Sugere um livro para entender essa dos pais e a preocupação com o estudo dos filhos.   Livro – Grito de Guerra da mãe-tigre, da autora Amy Chua.

         Próximo capítulo 20/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário