CAP. 07/20 novembro de 2020
As
multidões são políticas e as massas são antipolíticas. A multidão é a união de singularidades, a
massa , a reunião das individualidades.
A massa
é manipulável, a multidão, não. A
massa é autoritária, a multidão é emancipada.
A massa precisa de um líder que a conduza.
Passeatas
no mundo a partir de 2011. Povo na
rua. No Brasil, a partir de 2013. Pode haver multidão e massa até misturadas.
Em 2015
em São Paulo capital, se viu manifestações fascistas nas ruas.
A
manifestação antipolítica depende de líderes manipuladores (deputados,
torturadores, apresentadores de TV, falsos pastores, pseudojornalistas).
Os meios
de comunicação tem um papel fundamental nessa manipulação de massas. ... propaganda disfarçada de jornalismo.
Não consegue esconder seu fascismo... cai na armadilha
antipolítica muitas vezes pensando que se tornou o mais politizado dos
cidadãos (a turma da camiseta
verde-amarela...)
53
- Item 12 – O Analfabeto Político é
Antipolítico
Cita o
MBL Movimento Brasil Livre (da corrupção...).
Seus puxadores de gente pra rua se diziam apolíticos, apartidários....
O
filósofo Theodor Adorno lançou o famoso texto “Educação após Auschwitz” (que
foi um campo de concentração), publicado em 1969.
Agora, a
autora falando do analfabeto político e incluindo a turminha do MBL. .... de quem foi manipulado desde cedo e não
teve chance de pensar de modo autocrítico porque sua formação foi, no sentido
político, “de-formação”, a interrupção da capacidade de pensar, de refletir, de
discernir.
Jovens
manipulados, usados pela indústria cultural da antipolítica levados a agir por
empresários e patrocinadores, saberão o que dizem?
Essa
manipulação implica a morte da esperança no futuro simbolizada por jovens e
crianças. (mutila toda uma geração)
...
manipulação.... elege entre os pobres, pessoas como Fernando Holliday do MBL a
heróis fascistas manipulando a opinião pública...
55 –
Item 13 – Democracia: A palavra mágica.
A autora
faz um paralelo à reação contra quem tenta questionar “Deus”, que pode ser
chamado de herege e quem questiona o capitalismo, que já é taxado de cara de
comunista.
“No
esquema discursivo do capitalismo a estigmatização protege da crítica. O discurso é a arma de proteção do
capitalismo”. Dogmas. “O capitalismo é um sistema de verdades , assim como o é a religião”.
57 – A
Partilha da Miséria
O
sistema só admite partilhar a miséria.
O capitalismo acusa a crítica de ser antidemocrática, pois ele faz
parecer que o monopólio da democracia é seu.
58 –
Item 15 – Distorcer é Poder. Não há
discurso proferido sem as consequências de seus efeitos. Sabendo disso,
constantemente ocultamos nossos interesses no que dizemos. O neurótico e o distorcer fatos.
“Ele
quer provar algo sobre si mesmo e o outro lhe serve como caminho para a
prova”. O outro é manipulado no
ato da manipulação do argumento.
FALÁCIA
– uma espécie de drible argumentativo.
Pela inversão basta colocar uma coisa no lugar de outra. Por esse meio, comumente se coloca a vítima
como culpada e o culpado como vítima.
Vemos
essa lógica na culpabilização da vítima e vitimização do culpado. Caso bem recente: O negro espancado até a morte no saguão do
Supermercado Carrefour em Porto Alegre.
A
inversão é uma tática e é uma desonestidade consciente. Na esfera pública quem assim age é um
canalha. A posição do canalha é
sempre burra, e fácil de desvendar.
“Mas vivemos no império da canalhice onde a burrice, tanto como
categoria cognitiva quanto moral, venceu.
Desvendá-la não tem mais muito valor.
Ela se transformou no todo do poder.
Continua no capítulo 08/20
Vale destacar que a autora, de quem já assisti palestra aqui no auditório da UFPR Universidade Federal do Paraná, lamentavelmente e sintomaticamente, teve que se autoexilar no exterior porque o fascismo brasileiro, o odio do dia a dia, estava ameaçando a vida dela o que é muito triste. E daí cabe a pergunta para reflexão, diante do que costumamos ouvir - Ah, mas a autora é radical. Quem é o radical? O que luta com a arma da palavra, no campo democrático, pela vida do próximo ou quem ameaça a vida das pessoas e ainda chamam o outro de radical?
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