Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

CAP. 02/10 - fichamento - livro - A GRANDE AVENTURA DOS JESUITAS NO BRASIL - Autor: Jornalista Tiago Cordeiro

 CAP. 02/10 -             dezembro de 2020

Página 27 – Inácio mais seis seguidores das ideias dele fundaram em Paris, no bairro de Montmartre, a Ordem dos Jesuitas dia 15-08-1534. Isto na igreja de Saint Denis.
Em 1537 ele optou pelo nome de Inacio por ser mais fácil de ser pronunciado. Criou a ordem com o nome de Sociedade de Jesus, mas ele nunca usou aos seus membros o nome de Jesuita.
Objetivo principal do grupo: viajar a Jerusalém e converter os de lá ao cristianismo. Em 1540 conseguiu que sua Ordem fosse aprovada porque o Papa percebeu que estavam perdendo fieis. Um dos membros da Ordem, Francisco Xavier, foi atuar na Ásia em missão. Por ser mais acessível, ficou primeiro no Congo (na África). Depois foi para a Etiópia, Zimbabue e Angola. Geralmente mal sucedidos na missão.
29 – Não havia navio de exploração europeia que não levasse missionários. Em Goa, Francisco Xavier ficou surpreso com o tanto de cristãos por lá. Após pedir autorização para Roma, montou em Goa um Tribunal de Inquisição. Foi um recordista de conversões de qualquer religião. Converteu ao cristianismo entre trinta mil e cem mil pessoas.
Usava intérpretes porque tinha dificuldade de aprender a língua local.
32 – No Japão, desconsolo do povo em relação à fé cristã porque culturalmente os japoneses acreditavam em reencarnação e pelo cristianismo não podiam mais fazer algo pelos ancestrais. Na fé tradicional dos japoneses os antepassados podiam ser resgatados do inferno para passar à eternidade livre do inferno. Choram desconsolados por não poderem, como cristãos, acudir seus ancestrais conforme a crença anterior.
Isto está expresso em carta de Francisco Xavier, datada de 1552.
Francisco queria chegar à China. Morreu aos 46 anos em Roma, de febre.
Dali quatro anos morreu Inacio, após sucessivas malárias sofridas em Roma.
A cada dez anos se leva o corpo de Francisco Xavier para Goa e em 2014 o evento reuniu ao redor de cinco milhões de peregrinos a Goa.
O corpo de Francisco Xavier está conservado.
33 – Por volta de 1550 na China reinava a próspera Dinastia Ming. Eram então os chineses o que havia de mais avançado no mundo e não queriam papo com estrangeiros.
33 – Os poucos comerciantes europeus que apareciam na China de então eram mal vestidos, sujos e de pouca cultura.
Os missionários Franciscanos já tinham passado pela China lá pelos anos 1289 a 1369.
Em Macau, em 1594 se constrói o Colégio Jesuita São Paulo. Macau de então era colônia portuguesa na Ásia. Era uma base para os missionários irem da Europa para outras regiões da Ásia em missão.
34 – Um dos estudiosos, Matteo Ricci foi o primeiro ocidental a ter acesso à Cidade Proibida em Pequim.
35 – Resultado das missões nas Filipinas que fica na Ásia, não distante do Japão. Atualmente 90% do povo filipino é católico e tem nomes em espanhol por causa das missões. (e também da colonização espanhola)
36 – Em 1562 já havia universidade de Pádua na Itália.
A influência dos missionários cristãos para o intercâmbio com países da Ásia etc.
36 – Francisco Xavier bateu de frente com os japoneses em Yamaguchi onde o povo local aceitava bem as práticas homossexuais.
Na reunificação do Japão (1597) muitos e muitos missionários foram sacrificados de forma cruel.
40 – Manoel da Nóbrega (padre Jesuita). Era filho de desembargador, bacharel em Direito Canônico e Filosofia na Universidade de Coimbra. Concorreu por uma vaga como professor na referida Universidade. Por ser gago, foi reprovado pela banca em duas diferentes tentativas. Decidiu entrar então para a Companhia de Jesus aos 27 anos de idade em 1544. Após cinco anos, veio para o Brasil em missão e aqui ficou até sua morte.
Continua no capítulo 03/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário