Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

CAP. 07/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - Autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (edição 2019)

CAP 07/20 

         WECHAT, o similar ao WhatsApp dos chineses tem mais de 1 bilhão de usuários que usam o mesmo diariamente.    O Wechat permite que grupos de até 500 pessoas participem.   Punem em casos graves de difamação via aplicativo.

         79 – O governo da China já anunciou que o país busca ser o principal do mundo em inovação e IA Inteligência Artificial até 2030.

         Empresas da China da área de IA recebem mais investimentos que as dos USA.   E a China registra quatro vezes mais patentes nesse setor que os USA.

         81 – O Google não opera na China desde o ano de 2010.

         82 – “McKinsey revelou a previsão de que 800 milhões de empregos serão substituídos por máquinas no mundo até 2030”.

         Na China atual, 25% das pessoas trabalham no setor rural e 25% no setor industrial.   Nos USA 2% atuam na atividade rural e 18% na indústria.

         83 – O que preocupa o autor:  a tendência aos monopólios.  Google – gigante das buscas.   Facebook em redes sociais.  Amazon em e-commerce.  E faz uma pergunta:  A UBER já ganha bilhões pagando motoristas.  E como ficará quando os carros forem autônomos?   Ela se fortalece muito mais.

         Hoje o grupo Walmart emprega no mundo 2,2 milhões de pessoas.

         84 – Em geral IA é desenvolvida primeiro no ambiente e para fins militares e depois passam a serem usados na vida civil.

         Israel é um dos polos de IA.   Curiosamente lá todos recebem treinamento militar intensivo.  Homens fazem 3 anos de serviço militar e mulheres fazem 2 anos.   E a cada ano fazem reciclagem de um mês em serviço militar até completarem 40 anos de idade.

         IA – Israel cria produtos para o mercado global, até porque o país só tem 9 milhões de habitantes.  É um mercado pequeno.

         RATIO, o robô Barista – Na Ratio em Xangai o robô barista recebe seu pedido via QR code e o pagamento via celuar e entrega seu café ou drink na sua mesa e o produto é personalizado conforme você escolheu nos detalhes.  Açucar, adoçante etc.

         A sacada deles é não padronizar os produtos para que cada um escolha do jeito que quer consumir e recebe na mesa via robô tudo certinho.

         Na Uniqlo no Japão, você pode escolher qualquer imagem para imprimir no seu moletton e em três dias eles lhe entregam em casa com pouco acréscimo de custo em relação à peça sem personalização.

         Xangai – loja da Nike tem serviço a 25 dolares para personalizar o tênis do cliente à escolha do mesmo.

         Yum Brands é dona das marcas Pizza Hut, Taco bell e KFC que só na China tem 6.000 pontos de venda.

         Na robótica, segmento do futuro, em 2016, 35% de todas as patentes registradas no mundo eram na China.

         Xangai – 23 milhões de habitantes na cidade.  Pela tradição, tem lá seu Mercado de Matrimônios, herança do passado.   No local, em papel A4, pais e avós mostram dados dos pretendentes e tentam encontrar interesses.  No cartaz há os predicados do interessado e as exigências também.  Geralmente o cartaz sem foto.    Comumente os pretendentes tem idade entre 25 e 35 anos.    Requisitos que mais elas valorizam: quanto ele ganha.  Requisitos deles: idade delas e beleza.

         Tradição:   Aqui quando se casa, a noiva passa a pertencer à família do noivo.   E muitas vezes é uma despedida para sempre dos pais dela.  Hoje já é bem minoritário isso mas ainda está presente.    Algumas gerações para trás na China a regra era:   “Casar primeiro, se apaixonar depois”.

         Recentemente o número de casamentos vem diminuindo e de divórcios, aumentando.   Do ano de 2006 para 2016, dobrou o número de divórcios.

         O pessoal sempre acelerando e naquela da máxima do líder do passado, Deng Xiao Ping:   “Enriquecer é glorioso”.

         Os mais antigos da China raramente viam um estrangeiro e hoje é corriqueiro.

         Capítulo 3 – O Essencial – China no Mundo

         China versus USA

         Após a II Guerra Mundial os USA se tornaram potência hegemônica mundial. O mundo “comprou” o sonho americano.  Hoje a China tem grande poder e se destaca.    “Precisamos entender o sonho chinês e como a China pensa e interage com o mundo”.

         “Desde 2014 a China é a maior economia do planeta”.  Isto medido pelo PPP  Paridade de Poder de Compra, em inglês:  Purchasing Power Parity.    Mede quanto cada moeda pode comprar em termos internacionais.

         No caso, para se ter o mesmo padrão de vida que se vive nos USA, se gasta menos na China porque nesta aluguel, transporte público etc custam mais barato e o dinheiro rende mais.

         Já em termos de PIB Produto Interno Bruto, o FMI Fundo Monetário Internacional projeta que até 2030 a China ultrapassa os USA também em PIB.

         Crescimento do PIB entre 1980 e 2020.    China cresceu 51 vezes no período.  Os USA cresceram 8 vezes.    Já o PIB per capita, ou seja, dividido pela população do país no mesmo período:

         China cresceu 36 vezes seu PIB per capita.  Os USA, 5 vezes.

         De acordo com o Forum Econômico Mundial entre 1978 e 2014 a China retirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza.  Um parâmetro internacional de medir pobreza:  pobreza – quem vive com até 1,90 dolar/dia/pessoa.

         Em 1980 a China tinha 88% da sua população na extrema pobreza e agora esse percentual caiu para 2%.   Não há paralelo na história da humanidade para se comparar a esse feito dos chineses.

................................continua no capítulo 08/20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário