Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

CAP. 10/10 (final) - fichamento - livro - A GRANDE AVENTURA DOS JESUITAS NO BRASIL - Autor: Jornalista TIAGO CORDEIRO

 CAP 10/10 (final)

         Página 170 – A ordem do rei era preservar as bibliotecas dos Jesuitas.  Só em São Luis (MA) a biblioteca continha 5.000 volumes.   No colégio Santo Alexandre em Belém, 2.000 volumes e 1.000 na  cidade de Vigia no Pará.

         172 – A cidade de Cordoba  na Argentina teve como origem uma redução jesuítica.

         A saída dos jesuítas foi um baque  na economia e no Ensino nos lugares atingidos.    Quase todas as escolas eram geridas por eles antes de serem expulsos.   O autor alega que entre outros legados, os jesuítas promoviam com suas viagens pelo Brasil, uma verdadeira integração entre todas as regiões, o que ajudou a manter a unidade nacional.

         177 – O Papa atual, Francisco é Jesuita.   Quando jovem era ferroviário e jogava basquete no time do San Lourenzo.   Pediu uma moça em casamento e disse que se ela recusasse, ele iria para um convento.   E cumpriu.

         180 – O Inaciano (jesuíta) americano Murray e seus argumentos para a moral coletiva e a moral pessoal.   Que a pessoal tem a ver com a consciência de cada um e não deve ser tratado na lei.    Nessa linha, aborto, uso de camisinha etc. na visão dele não deveriam estar vedados em lei.

         181 – Desentendimentos na China.    Isto em 1704.   O povo local acredita na reencarnação e gera conflito com os cristãos locais.   Lá é milenar o culto aos antepassados...

         Antes de 1721 o imperador da China tinha alguns assessores jesuítas para temas como matemática, geografia e astronomia.

         Os Jesuítas foram muito importantes para o intercâmbio cultural entre europeus e chineses.   Inclusive em traduções.

         Após 1990 vem crescendo o catolicismo na China e já é o segundo pais em número de adeptos na Ásia, só atrás das Filipinas, esta que no passado foi colônia espanhola por longo tempo.

         182 – Nos USA, apesar do franco predomínio protestante, os Jesuítas tem estrutura forte por lá.   Tem 28 centros de estudos criados e mantidos por eles.   As universidades de Georgetown, Universidade de Fordham e de San Francisco também tem presença dos Jesuitas.

         184 -  Se confrontaram em vários países, com regimes duros e foram mortos, mesmo nos anos 1980.    No nazismo na Alemanha ofereceram resistência e ajudaram a proteger judeus perseguidos.

         184 – Jesuita belga, com formação na área, em 1927 foi o primeiro cientista a lançar a Teoria do Big Bang para a formação do universo.

         185 – Declínio no número de Jesuítas no mundo de 1960 para cá.   Atualmente, uns 17.000 ao todo, contando padres, escolásticos etc.   Em 1965, no auge, eram 35.000.

         Hoje 5.600 Jesuítas vivem na Ásia, 34% do total.     Estão em 112 países em seis continentes.

         186 – As PUC  Pontifícia Universidade Católica no Brasil são comandadas por Jesuitas.   PUC Rio, PUC PE, PUC Vale do Rio dos Sinos no RS.    O padre Jesuíta João Batista Libânio tem bastante influência na Teologia da Libertação.

         218 – Lá no passado, tempo dos aldeamentos, em São Paulo havia aldeamentos em locais como Pinheiros, Penha, Santo Amaro, Carapicuiba e Barueri.

         219 – Índios Carijós de Cananeia-SP.

         225 – Os Jesuítas tinham rota do Maranhão a Quito (no Equador) em 1637-1639.

         231 – Os portugueses expulsaram os holandeses com a vitória na batalha de Guararapes, mas pagaram uma indenização à Holanda por infra estrutura feita por ela no Pernambuco.

         234 – Em São Borja-RS nasceram dois presidentes do Brasil.  Getúlio Vargas e João Goulart.    (a cidade no passado, como vimos, foi uma das missões jesuíticas).

         Num colégio Jesuíta de Itu-SP começou o futebol no Brasil anos antes de Charles Miller, este que teria incentivado o futebol no Brasil a partir de 1873.

                                      Final da leitura -   outubro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário