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segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

CAP. 13/20 - fichamento - livro - O PODER DA CHINA - autor: empreendedor brasileiro - RICARDO GEROMEL (2019)

 CAP. 13/20           (leitura em dezembro de 2020)

         A Alibaba prefere não ser dona dos produtos que comercializa.  Ela prefere ser o elo de ligação entre os que vendem e os compradores.

         No caso da americana Amazon ela tenta ser dona do produto e chegar até o cliente na outra ponta.   Ser a ponta vendedora e a logística de entrega, esmagando os concorrentes menores.

         Num só ano a Alibaba transacionou produtos (como intermediária) no montante de 768 bilhões de dólares.   Meta para 2020:   1 trilhão de dólares.     São 100.000 empregos diretos e estima-se que em 2018 sejam 40 milhões de empregos indiretos dela.   São 10 milhões d clientes vendendo seus produtos por meio da Alibaba.

         Filme bancado pela Alibaba que já ganhou Oscar – O Guia – Green Book.    Ela tem estúdio cinematográfico em Pasadena na Califórnia – USA.

         Alibaba Pictures.   Filmes e entretenimento para manter os usuários mais tempo na plataforma deles.   Mais curte, mais realiza negócios via Alibaba.     O CEO da Alibaba afirmou:   “Quanto mais os usuários estão em nossa plataforma, mais eles gastam”.    ...”os dados serão o petróleo do século XXI”.     O negócio é conectar clientes e coletar dados.

         O Youtube da China é o aplicativo YOUKU da Alibaba, assim como eles tem o AMAP que é similar ao Google Maps.

         O Alibaba tem aplicativo para os pequenos lojistas, ajudando-os a controlar estoques, finanças etc.    O Alibaba repõe o estoque do comerciante parceiro em menos de dois dias.   Atende assim mais de 6 milhões de lojinhas de rua.   O Alibaba tem ao redor de 2.000 funcionários em contato com os pequenos lojistas para ensina-los a usar o aplicativo e incrementar seus negócios por meio deste.     Já conseguiram ao redor de 10% dos lojistas do mercado delimitado como meta.

         TAOBAO -  você vê alguém com uma camisa bonita e se interessa por uma igual.  Você pode fotografá-la, fazer busca no Taobao e este indica onde encontrar o produto, quanto custa e sistema de entrega.

         “Nunca foi tão fácil comprar”.   Comumente o produto chega no mesmo dia ou no dia seguinte ao comprador.

         Como surgiu o Taobao.    Início em 2003.   No tempo do Alibaba pequeno e sua luta contra o eBay que então tinha 85% do mercado na China.     Nessa época o eBay estava investimento pesado para se consolidar naquele país.

         Ma do Alibaba sabia que o comerciante chinês fica na tela da TV e pouco na internet (em 2003).   Então Ma focou suas propagandas na TV enquanto a eBay com seus altos executivos americanos que não conheciam os hábitos chineses, replicavam na China o modo de operar e de fazer propaganda nos USA, lançando propagandas na internet e os potenciais clientes na tela da TV.     Nessa o Alibaba chegou aos clientes pela TV, ultrapassou a eBay e com o tempo esta tirou o time de campo naquele país.

         Taobao  (caçando tesouro).

         151 – Tmall ou Taobao Mall do Grupo Alibaba.   Lançado em 2008.

         Um dos fatores de sucesso do e-commerce na China.   Pequenos empreendedores, enfrentam imóveis pequenos e caros, sem lugar para estoques.   A solução é usar a internet para repor estoque com agilidade e também buscar clientes pela internet, mesmo que seu ponto de localização não seja tão comercial.

         A internet eliminou muitos intermediários que encareciam os produtos e requeriam “pontos comerciais” bem localizados para acesso direto ao público, o que é raro e caro.

         O Alibaba tem o TMall Global, focado no exterior e tem sistema rápido de tramite aduaneiro/alfandegário.

         Dica aos empreendedores brasileiros – A China hoje tem uma enorme classe média com bom potencial de consumo.  Ela já compra do Brasil inclusive produtos como café, salgadinhos, nozes, suco, mel, ração para pet, sapatos, acessórios etc.     É só colocar as mercadorias no porto de embarque e o Alibaba cuida do resto.

         151 – Pasmem:   Já há brasileiros atuando como sacoleiros levando produtos daqui para vender na China.   Lá eles colocam na internet e vendem tudo rapidinho.   Isto para quem sabe o que atrai a clientela de lá.

         Fato:  empresas chilenas já vendem mais no TMall para a China do que os brasileiros.   O autor provoca:   “E você, já pensou em vender para os chineses?”

         151 – ALIEXPRESS    - Já atua no varejo no Brasil com produtos da China.   Promete para breve entregar em menos de 1 mês e no futuro próximo, entregas em menos de 72 h.   Terá enormes centros de distribuição aqui no Brasil e daí tudo flui com extrema rapidez.

         A plataforma já está em 200 países, operando com 18 diferentes moedas e 20 idiomas.    Quatro pilares:

1 – plataforma sem fronteiras;

2 – desembaraço alfandegário acelerado;

3 – empoderamento dos pequenos negócios (parceiros de negócios);

4 – prosperidade para todos.

         Em 2013 fez parceria com o Ebanx de Curitiba  (conheço o local).  Este que foi uma startup de Curitiba.    Hoje o Ebanx além de parceria com o Aliexpress, tem parceria (área de meios de pagamentos) com o Airbnb, Spotfy, Wish e outros.

         Página 152 – FLYGGY   Agência de Viagem on line do grupo Alibaba.   Nos próximos cinco anos (base 2019) mais de 700 milhões de chineses viajarão para o exterior.   Já são os que mais viajam e os que mais gastam fora do país.    Ano 2001 eram 10,5 milhões de chineses que viajaram para o exterior.  Ano 2018 foram 150 milhões.

         153 – De acordo com a Uwto da ONU, em 2018 os chineses gastaram no exterior 277 bilhões de dólares, sendo o segundo colocado, os USA com 144 bilhões de dólares no mesmo período.

         China em mercado crescente para viagens.   Só 9% dos chineses tem passaporte, equivalente a 120 milhões de pessoas.   O potencial de crescer é enorme.

         A Fliggy vendendo passagens, coleta dados e o aumento do banco de dados de pessoas é super útil para articular novos negócios com os mesmos.

         ...........  continua no capítulo 14/20   

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