Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

73ª SOEA SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA - PALESTRA SOBRE EQUIDADE DE GÊNERO / 2016

RESENHA DA PALESTRA SOBRE EQUIDADE DE GÊNERO – NA 73ª  SOEA – FOZ DO IGUAÇU PR
Data: 30-08-2016                         Anotação pelo Eng.Agr. Orlando Lisboa de Almeida

    Mesa na abertura dos trabalhos do tema:   Joel – Presidente do CREA PR, Tadeu – Presidente do Confea, Celia, diretora do CREA PR
     Breves palavras do Joel – O tema é relevante e urgente.  No Paraná 30% dos engenheiros são do sexo feminino nos registros do CREA PR mas essa proporção não ocorre no mercado de trabalho.  
     Fala do Tadeu do Confea -   A Decisão 175 de 10-08-16 sobre o tema de Equidade de Gênero muda de GT para Comissão Temática e assim fica pacificada a possibilidade de apoio logístico e financeiro do Confea à referida Comissão, sem conflito no Orçamento da entidade.
     Vai falar a Engenheira Fátima já presidiu o CREA DF e atualmente está no Confea como Gerente de Relações Institucionais.   Diz que há no site do Confea os nove pontos do seu Plano da Equidade de Gênero e Raça.
     Vai falar a palestrante Engª. Civil Daniele Tassi Simione Gemael -  Gerente de Compras da Itaipu Binacional.
     EMPRESAS EMPODERANDO MULHERES                    danitsg@itaipu.gov.br
     Um pouco sobre a Usina de Itaipu -    O tratado foi assinado em 1973.   Foi construída em sete anos.   Gera energia há 42 anos.      14.000 megawatts
     Em 2013 geraram energia que daria para abastecer o Brasil todo por 79 dias.
     A empresa tem programa em Equidade de Gênero desde 2004.   O tema está inserido no Plano Estratégico da empresa.      HEFOZSHE   Em sintonia com programa da ONU sobre o tema.             WEP      Princípios do Empoderamento das Mulheres.    Há sete princípios.   Há o Prêmio WEPs de NY e a Itaipu já recebeu por duas vezes a premiação.
     Site do Premio WEPs no Brasil.               www.premiowepsbrasil.org
     Fizeram a premiação por três modalidades de empresas, com base em faturamento e indiretamente pelo porte da mesma.    Há prêmio com troféu e também Menção Honrosa.
     As empresas preenchem um questionário e fazem uma auto avaliação.   Principais etapas:
    Lançamento / período de inscrição / Visitas às empresas / banca de juízes / auditoria externa/ evento de premiação.    Os juízes trabalham os dados sem saber a qual empresa se refere e a premiação imita um pouco o Oscar.   Os agraciados ficam sabendo lá no ato.
     No Brasil em 2014 foram 81 empresas inscritas e 32 classificadas.   Em 2016 foram 137 inscritas e 49 classificadas.
     Curiosamente ela disse que há eventuais casos da empresa ler o questionário e na auto avaliação perceber que está longe da sintonia com o tema e nem devolver o questionário.  Por outro lado, estima-se que mesmo assim há uma reflexão interna da empresa no tema e não fica em vão o questionário.     Os desafios são postos para serem vencidos.
     A montadora Renault tem estatística de que em 47% das compras do carro novo, são elas que dão a palavra final sobre a marca e modelo.
     Houve no plenário reivindicação de se implementar no sistema Confea Crea a Equidade de Gênero com ações positivas para melhorar o quadro atual em termos de equilíbrio.
         Em seguida o Engenheiro Mecânico João Carlos Motti, conselheiro no CREA PR deu uma palestra motivacional sobre liderança de modo geral e realçando a importância de gênero.
     Citou-se a Proposta nº 19 que trata da Participação feminina no sistema Confea CREA a ser apresentada no 9º CNP   Congresso Nacional de Profissionais a ocorrer na sequência já em seguida à SOEA no mesmo local.     Há também a proposta 13 que trata do tema de gênero e esta estaria contemplada na proposta 19 que foi tirada em nível nacional.      
     O CREA RR é o que na atualidade tem a maior participação feminina em termos de Brasil.
     Encerraram os trabalhos com uma citação de Goethe:
     “Saber não é suficiente, devemos aplicar.”
     “Querer não é suficiente, devemos fazer.”


                                    Blog.       www.resenhaorlando.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário