Visitamos Porto Seguro e arredores em seis casais de amigos de longa data quando fomos colegas de trabalho em Umuarama-Pr. Hoje o pessoal está espalhado pela região e continuamos antenados e sempre nos encontrando para celebrar a vida.
Nesta viagem em grupo, ficamos alojados em Porto Seguro e visitamos as praias locais e dos distritos de Arraial da Ajuda e Trancoso. Já no vizinho município de Santa Cruz de Cabrália, visitamos a Praia da Coroa Vermelha e a praia de Santo André, ou do 7x1, onde ficaram alojados os jogadores da seleção da Alemanha na Copa 2014.
Quando visito algum lugar que tem um conteúdo de história mais marcante, procuro sempre, além de visitar aquilo que todo turista "normal" gosta de ver, visitar os lugares de importância histórica, incluidos museus, como nesta viagem.
Santa Cruz de Cabrália tem o marco (uma cruz) no local onde foi rezada a primeira missa no Brasil em 1500.
Vou fazer uma sequência de pequenas matérias com a ordem cronológica dos locais que visitamos.
I - CITY TOUR pela parte histórica de Porto Seguro
Fizemos o city tour com uma companhia de turismo dentro de um pacote de viagem adquirido no hotel já em Porto Seguro. O centro histórico fica num local mais alto, coisa de uns 70 metros acima do mar e perto do centro da cidade. A base do centro histórico é composta de três igrejas do tempo dos Padres Jesuitas, mais um prédio onde funcionava um orgão público no andar superior e em baixo era uma cadeia, no entorno (chamam de quadrado) de uma praça além das igrejas e cadeia, tem fileiras de casas todas com a fachada ligada uma a outra, o que teria o objetivo de defesa contra invasores no passado remoto.
Capela de São Benedito construida em meados do século XVI e ao lado esquerdo dela há as ruinas de uma construção feita com pedras onde funcionou um colégio dos Jesuitas. Abaixo, foto com detalhes desta capela. O guia disse que o status de capela e não de igreja, tem a ver com o fato de haver sineiros. Se tinha torre e sino era igreja e sem torre e sino, capela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário