CAP. 15/35
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Humano de Negócios: Marko Brajovic
“Natureza
rima com beleza”.
Arquiteto
croata. Chegou nos anos 2000 a Barcelona. Antes se formou em Veneza. Em Barcelona, fez mestrado em Artes
Digitais. Incluia nos estudos dele a
produção de vídeo mapping – projeções visuais de superfícies irregulares.
Surgiu
um projeto na Costa Rica. Lá teve
contato com os indígenas e ele aprendeu com os locais a tecer bambu para obras
arquitetônicas. “design da natureza”.
Bambus
domesticados na China há mais de sete milênios. É uma das plantas que cresce mais
rapidamente. Há registro de espécie de
bambu que chega crescer até 91 cm em 24 horas.
Ele teve
infância num lugar agradável, perto do mar e muito visitado por turistas. Teve uma infância boa.
“Criar
uma infância com valores que importam é a melhor estrutura que você pode dar a
alguém. São valores impermeáveis, de
amor e respeito, que te seguem pela vida toda”.
Quando
ele tinha 17 anos, estourou a guerra na Iugoslávia, então seu país com várias
etnias e ele se transferiu para a Italia (numa região distante apenas 80 km de
onde morava).
Em
Veneza estudou Arquitetura, Filosofia e Belas Artes. Passou pela Rússia. Na Espanha, em Barcelona, fez mestrado em
Artes Digitais e Tecnologia Audiovisual.
Na lida
com bambu, notou que a cestaria tem traços comuns na África, Amazônia e Japão,
todos tão distantes. Seria um dos
artesanatos mais antigos da humanidade.
2014 –
Houve o tsunami na Indonésia. Destruição
de casas... Ele importou dois
containeres de bambu da Colômbia para trançar pontes de emergência na Indonésia
pós tsunami. Serviu para explicar e
depois se usou bambu da própria Indonésia para expandir o serviço.
Passou
pela cidade de São Paulo, deu palestras e cursos. Ficou deslumbrado pela cidade. “Para mim é o monstro mais belo que já vi”.
“A
beleza fica feia se não renasce e se reinventa. São Paulo tem uma beleza que se arrisca –
isso me fez topar o convite na hora”.
Trabalhar aqui no ambiente acadêmico.
Nasceu o Atelier Marko Brajovic.
...atuou na idealização do Pavilhão Brasil na Expo-Milão 2015.
“Beleza
rima com natureza”. Marko escreveu o
livro “In Nature We Trust”. Obras inspiradas
na natureza.
Bate
papo com Marko. Ele detesta termos
do mercado como chamar público alvo de target, que é um vocábulo militar. Metas – ele não usa o termo. “O grande resultado vem de pequenas escolhas
que você faz nesse caminho. Esse caminho
envolve escolhas, éticas, estéticas, de comportamento, de relacionamento com as
pessoas”.
“Como
nas plantas, nosso crescimento vem de baixo para cima, sem definições”.
“... ter
sucesso também é ser um bom pai e ter tempo para ficar com meus filhos e minha
família”.
“Não acredito em revoluções. Acredito em evoluções”. Porque somos natureza.
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