Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2022

CAP. 04/20 - fichamento - livro - LULA - BIOGRAFIA - volume 1 - Edição 2021 - Autor: Jornalista e escritor FERNANDO MORAIS

 Capítulo 04/20

         Lula diz sobre Deltan Dallagnol e o Power Point no qual Deltan chamou o PT de Organização Criminosa e Lula de chefe:   “E o Deltan disse -  eu não preciso de provas, eu tenho convicção”.

         No palanque ele destacou que o que mais doi é ver que estão fazendo perseguição inclusive à família dele, causando sofrimento.    “Disse que o golpe não terminou com o impeachment da Dilma.   Que o golpe também envolvia prender Lula e tirá-lo da disputa presidencial.   Que os poderosos não gostam do pobre melhorando de vida.   “- Você não pode condenar a pessoa pela imprensa para depois julgá-la”.

         Lula diante da multidão.  “- Deixa eu contar uma coisa para vocês.   Vou atender o mandado deles.    E vou  atender porque eu quero fazer a transferência de responsabilidade.   Eles acham que tudo o que acontece neste país, acontece por minha causa.   Eles decretam a minha prisão, mas eles tem que saber que a morte de um combatente não para a revolução”.

         Numa das frases finais, Lula desafia Moro:

         -“Quer fazer política? Larga a toga, se filia a um partido e vá disputar eleições”.

         Sobre a prisão:  “Podem ficar certos, esse pescoço aqui não baixa.  A minha mãe me fez com o pescoço curto para ele não baixar.   E não vai baixar porque eu vou de cabeça erguida.  Vou sair de peito estufado de lá porque vou provar minha inocência”.     ..........” um beijo, queridos, muito obrigado”.

         Ao se despedir no palanque, entre outros, do lado de Lula, Manuela D´Ávila e Guilherme Boulos.

         Emidio, da segurança de Lula, descobre que a PF tem não um nem dois, mas vários espiões filmando tudo o que acontece dentro do Sindicato durante a aglomeração lá.    Emissários de Lula e sua defesa foram à sede da PF para ajustar as condições de Lula se entregar.     Sem exposição à imprensa, sem carro caracterizado da PF, sem algemas, sem corte de cabelo e barba e alguns detalhes mais.

         Já no voo para Curitiba em aeronave da PF, com todo o estresse desses dias tensos, Lula chorou copiosamente.

         Passando Lula pela barreira humana para ir à PF se entregar, os holofotes e câmeras da imprensa.    Um policial ofereceu o paletó para Lula cobrir o rosto, dizendo:   “O senhor prefere cobrir a cabeça?”.  Lula responde:   “Não, Elias.  Eu agradeço, mas não quero não.  Eu não sou bandido para esconder meu rosto”.

         Conforme o combinado, Lula conseguiu sair do sindicato sem ser filmado pela imprensa.

         Todos os policiais que interagiram com Lula e seus advogados, quando este se apresentou à PF, atenderam ele com respeito.  Só na hora do embarque no avião da PF que o levaria a Curitiba, um Delegado queria algemar Lula, o que feria o acordo no qual ele se entregou.  O advogado Zanin falou firme com o delegado e este desistiu da ideia.    

         Lula chega ao Aeroporto Afonso Pena na região metropolitana de Curitiba e de lá segue de helicóptero até o prédio da Polícia Federal local onde cumprirá a pena.

         Desde esse dia e pelo longo tempo que Lula permaneceu preso em Curitiba, do lado de fora da PF local, se instalou o acampamento “Vigília Lula Livre” com seguidores e entidades como MST, MTST, CUT e outras.

         Ironia do destino.   O prédio da PF de Curitiba onde Lula ficou preso tem placa de bronze datada de 2007 e foi construída no governo Lula.

         Ao redor de 40 presos lá na PF de Curitiba quando Lula cumpriu pena.  Muitos eram réus da Operação Lava Jato como Antonio Palocci, Paulo Roberto Duque (ex Petrobras), Marcelo Odebrecht, Leo Pinheiro e outros.

         Continua no capítulo 05/20     

Nenhum comentário:

Postar um comentário