Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de maio de 2023

O MARKETING DO MEU BLOG AMADOR DE FICHAMENTOS DE LIVROS - maio de 2023

 


 

    Para fazer um pequeno histórico do blog de resenhas amador meu, vou fatiar o tema em três partes a saber:

         I De onde veio essa de resenhista amador?

         II A relação das resenhas dos últimos doze meses (04/22 a 03/23)

         III Comentário sobre uma das resenhas deste período

 

         Capítulo I  - De onde veio essa de resenhista?

         A palavra resenha tem caráter técnico e está ligada de certa forma a  dar um perfil breve sobre um livro.   Algo como do que trata o livro, digamos assim.    Eu faço algo mais livre, não amarrado ao lado técnico da coisa.

         Sou um simples leitor de longa data e os livros tem me ajudado muito ao longo da vida, inclusive para o sucesso em concursos públicos.

         Felizmente minhas três filhas adotaram o hábito da leitura, também foram formando suas bibliotecas básicas, são de áreas de Humanas e tem inclusive me indicado bons livros.

         E essa de resenhista, afinal?

         Remonta do tempo da universidade nos anos 70.   Eu sou de 1950.

         Eu sempre fui um aluno mediano e bastante esforçado.  Assíduo nas aulas e nas leituras.   Meus estudos sempre foram em escolas públicas, sendo o ginasial e colegial na cidade de Mauá-SP que fica na periferia da Capital.  Migrante que somos de Cerquilho-SP.    O ginasial e colegial foram em turno noturno e durante o dia trabalhava para ajudar no sustento da família.

         Família que via nos estudos uma importante forma de melhorar as condições de vida.    Optei por fazer a Engenharia Agronômica na ESALQ USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, fundada em 1901 em Piracicaba-SP.   É uma instituição de alto nível desde sempre.

         Cursei a mesma em período integral entre 1973 e 1976 e só pude me manter no curso porque minha irmã casada já residia em Piracicaba e pode bancar minha permanência nos estudos.   A ela e família, eterna gratidão.

         Cada aula na ESALQ era uma verdadeira conferência de quatro horas de duração.     Os professores doutores muito explicavam e pouco colocavam de matérias na lousa.   Meu jeito de assimilar o conteúdo  foi sendo criado, anotando de forma resumida a essência do que ouvia e entendia.

         Na época das provas meu caderno era disputado para a turma tirar “xerox” da matéria para terem o que estudar.    As anotações (resenhas) me ajudavam e ajudavam vários colegas.   Meu nome de guerra na época era Mauá.

         Assim nasceu o resenhista amador neste caso.      Saltando agora dos anos 70 para o ano de 1994, já na minha fase paranaense por conta do emprego, começam as resenhas de livros.    Em julho de 1994 estava lendo na praia catarinense (praia no inverno e chuvas, leitura é uma boa pedida) o romance Os Amantes de autoria de Morris West e comprei um caderno porte médio, capa dura caprichado, 96 folhas e comecei a anotar em letra cursiva a primeira resenha de livro do meu jeito.   Hoje em dia estou no caderno de número quarenta.    Tudo em letra cursiva onde os arquivos não pegam vírus nem dá pau no sistema.

         Leitura como hobby de longa data e resenha de livros como extensão do hobby.     Os cadernos tem nove páginas iniciais para eu postar o índice e as demais são numeradas para se ajustarem ao índice.

         No blog há inclusive duas matérias com a Relação de Livros Lidos por mim desde 1994.    É um pouco como virar no avesso mostrar tudo isso.

         Cadernos médios, 14 x 22 cm que se encaixam bem nas estantes de livros num local de destaque, os quarenta catalogados e em sequência.   Numerados os volumes de 1 a 40 por enquanto...

         E o blog?    A partir de 2012 mais ou menos, eu tinha (e tenho) um blog de variedades com algo de viagem, artigos de opinião e outros temas culturais.     Um dia surgiu a ideia de criar um segundo blog no Blogspot, exclusivamente para os fichamentos de livros como amador.

         Resenhas que continuam sendo anotadas em letra cursiva nos cadernos e em seguida passo para o Word e então posto em capítulos de duas laudas cada no blog.   Posto duplamente no Facebook e no blog, capítulo por capítulo.    É a minha cachaça e ajudou muito nos tempos da pandemia quando mesmo vacinado, fiquei mais recluso e a leitura era mais recorrente.

         O blog de resenhas superou os 110.000 acessos totais e tem sido bastante acessado no exterior com grande maioria nos USA.      Para ser bem sincero, eu preferia que essa grande maioria fosse de leitores aqui do Brasil, já que infelizmente lemos pouco e bons livros tendem a ajudar a entendermos nosso mundo e nossa vivência.     Convido todos que gostam da leitura para darem uma visitadinha ao blog e se for o caso, deixar lá alguma anotação, o que pode ser feito alternativamente no blog, no Face ou via MSN.

 

Gratidão do Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida -   Curitiba – PR                                                 10-05-2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário