Total de visualizações de página

sábado, 17 de agosto de 2024

Cap. 1 - fichamento do livro - OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER - Autor: GOETHE

 

FICHAMENTO DO LIVRO OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER  -   Autor   Goethe        agosto/24    (Edit. Martin Claret -  1ª. Edição)

 

         Em janeiro de 2001 eu li este livro e já há tempos fazia os fichamentos anotados em letra cursiva em cadernos espiral de médio porte com 96 folhas.      Fiz na época a leitura e fichamento deste livro do Goethe.

         Atualmente em 2024, participando de um grupo de leitura no SESC da Esquina em Curitiba, estamos no tempo de trocar ideias sobre este livro.

         Resolvi então passar meu fichamento para o Word e publicar na capítulos (em torno de quatro) no meu blog amador e no Facebook.

         O famoso autor nasceu na Alemanha em 1749 e morreu em 1832.

         É considerado um dos maiores escritores da Alemanha e é reconhecido mundialmente pela qualidade das suas obras na literatura.

         A obra mais famosa dele é Fausto, a qual ainda não li.   Até o momento, só li dele este livro em pauta.

         Destaco que o livro traz um perfil do comportamento humano captado por ele há praticamente dois séculos e se percebe que o ser humano tem certas facetas que aparentemente não mudam muito com o tempo e nos diferentes pontos do mundo.

         Muda-se a época, mudam os lugares, mas o ser humano tem algo de universal em relação à insegurança, paixão, ódio, ciúme, ganância e por aí segue uma lista.

         Página 14 -   o protagonista:   “Estou tão feliz, meu amigo, e de tal modo mergulhado no tranquilo do sentimento da minha existência, que a minha arte sofre com isso”.    

         Eu, leitor, diria.   O paradoxo da arte, quase sempre lapidada no sofrimento da vida do autor.

         O autor coloca o seu personagem lendo Homero, grande escritor da antiguidade.

         Neste livro, sobre a paixão:   “É por isso que trato o meu coração como uma criancinha doente, permitindo-lhe todas as vontades.   Não diga isso a ninguém:  muita gente considera isso um crime...”

         O mote do livro:   Troca de correspondência entre dois jovens amigos, um deles reportando ao outro sobre sua paixão por uma moça bonita que já está noiva de uma pessoa mais idosa.   Tipo um amor impossível de ser correspondido.

         Página 16 – Cita uma rodilha, daquela de pano enrolado para colocar na cabeça para carregar um peso como uma lata de água.   Era usual na zona rural da minha infância nos anos 50.

         Página 19 – “Como a espécie humana é uniforme!   A maioria trabalha quase todo o tempo para poder viver, e o pouco  tempo livre que lhe sobra pesa-lhe de tal modo, que procura todos os meios possíveis para dele se libertar.  Oh, o destino do homem!”

         Cita grandes pensadores e artistas importantes até então.   Nota-se que Goethe era uma pessoa de grande erudição.

         Cita as plantas chamadas tílias que devem ser comuns na Alemanha e eu conheci num hotel da cidade catarinense de Treze Tílias, um lugar turístico marcada pela colonização de povos do Tirol na Áustria.

         Página 20 – citação interessante sobre a criação artística...  “Toda regra destrói o verdadeiro sentimento e a verdadeira expressão da natureza.”

                            17-08-24

         Continua no capítulo 2   (publicação: capítulos dia sim, dia não)

Nenhum comentário:

Postar um comentário