Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Cap. 4 (final) - fichamento do livro - OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER - Autor: GOETHE

 capítulo 4 - final

        

         61 – pede a Deus ...”confiança em mim e o contentamento de espírito”.

         “...de sorte que nada é mais perigoso para nós do que a solidão.”

         62 – a obra fala dos bons frutos do próprio esforço.

         70 – “Da vontade de enterrar um punhal no coração”.

         71 - ...”abrir uma veia e conquistar assim, a liberdade”.

         73 – Cita algo que eu fazia quando criança (digo como leitor):  atirar pedra com força, rente à superfície da água para  a pedra ir saltando na superfície antes de afundar.

         74 – Sobre a ciência e a razão, frente ao coração e a emoção:   “Ah! O que eu sei, todos podem saber; meu coração, porém, só a mim pertence”.

         87 – pensamento recorrente do apaixonado não correspondido:  “Será que já existiu alguém tenha sofrido mais do que eu?”

         88 – Fala de birotes no cabelo  (eram comuns até lá pelos anos 60). 

         90 – Falando com Deus, tenta justificar a fuga, o suicídio.

         97 – Vida sem amor, vazia:   “Estou aqui como uma velha que pega a lenha nas cercas e mendiga seu pão de porta em porta, a fim de prolongar por um momento a sua triste existência”.

         98 – A função do amigo.   Nos ouvir com paciência e procurar entender nossas razões, mesmo que absurdas.  Estar conosco!

         106 – Seres mitológicos citados:  Colma, Salgar, Ryno, Alpin.

         117 – Culpa da amada:  ... “É você quem me oferece (a taça fatal) e eu não hesito um só momento”.

         Cito os números das páginas do exemplar que li em 2001 da editora Martin Claret (que não anotei a edição) e na edição que li, grifei erros de grafia nas páginas 68-69-61-73-75-78-90-91-97-98-99-103-106-114 e 116.

 

         Grato a todos que acompanharam este fichamento amador.

         Muito em breve, novos fichamentos.

         orlando_lisboa@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário