CAP 8 .................... outubro/2020
227 –
Média de idade de desmame em sete tribos estudadas é de 3 anos, até porque eles
não tem outro tipo de leite ou comida para as crianças que não seja o leite
materno.
227 –
“Os estudos mostram que quanto mais tarde as crianças !Kung forem desmamadas,
elas tem mais chance de chegar à idade adulta”,
228
- Ainda nos !Kung. O trauma do desmame aos 3 a 4 anos. Muitas vezes para dar lugar ao irmãozinho que
nasce. A criança sofre um bocado; chora
e grita por uns tempos. Muitos idosos
de mais de 70 anos se lembram do trauma que tiveram na própria desmama.
230 –
Explica os mecanismos que “impedem a mulher tribal” que amamenta com
frequência, de engravidar no período de amamentação. E a diferença entre a mulher de padrão
civilizado que engravida mesmo amamentando.
Dois fatores fazem a diferença.
A mulher tribal amamenta com enorme frequência, à vontade da criança que
mama inclusive dormindo junto com a mãe e esta dormindo também.
O
organismo tem um teor de gordura que estando baixo, a mulher não ovula. Mas a mulher
moderna que não amamenta, se o faz, faz em intervalos maiores e se
alimenta bem, elevando o teor de gordura e desencadeia ovulação.
232 – A
mãe morcego carrega sua cria agarrada à barriga mesmo quando está voando e a
cria mama à vontade.
233 –
Criança no carrinho voltada para trás, sem ver o horizonte que a mãe vê
caminhando. Faria diferença no
desenvolvimento neuromotor da criança.
A criança na posição deitada no carrinho também não é a melhor.
A
criança pendurada adequadamente na frente da mãe e voltada para frente seria o
certo. A criança partilha o mundo à sua
volta. Isto é usado pelos !Kung e seria
um dos métodos mais avançados para o desenvolvimento neuromotor da criança.
240 –
Deixar chorar? O autor disse que há
50 anos viveu na Alemanha. Os pais eram
mais de deixar a criança chorar se sabiam que estavam sem dor. Diziam que era para desenvolver a
“autossuficiência” e o “amor pela ordem”, ou seja, obedecer ao desejo dos
outros.
Pais
alemães achavam que certos povos “estragam” as crianças, que ficam mimadas.
Os pais
americanos e ingleses das décadas de 20 a 50 seguiam mais ou menos o sistema
alemão de então.
240 –
Punição Física. Varia de geração em
geração numa mesma cultura e de povo para povo. Há casos de alternância numa família. Uma foi educada com castigo e quando adulta,
educa os filhos sem castigo e esta quando adulta, vai castigar os filhos.
243 – A
Suécia proíbe surra em criança.
Muitos
pais americanos cristãos evangélicos são adeptos de bater nas crianças. (alguns preceitos bíblicos ao pé da letra
levam a isso)
243 –
Atenienses e espartanos. Atenas –
crianças livres e não eram castigadas.
Esparta, criança apanhava dos pais e era aceito que apanhassem até dos
outros adultos.
247 – A
Autonomia das Crianças.
251 –
Grupos de Recreação Multi Etários.
Nas
sociedades industriais, jovens solteiros quando pais solteiros não tem chance
de lidar com crianças. Já os tribais,
por conviverem em comunidade, lidam com crianças das diferentes idades e quando
assumem o papel de pais, estão mais
preparados.
O autor
se tornou pai aos 49 anos de idade e viu uma mãe tribal de 14 anos que já tinha
um filho e traquejo para se desincumbir, tirando de letra, as tarefas de mãe.
254 –
Brincadeiras Infantis e Educação
As
crianças tribais ficaram admiradas ao saber que os povos industriais, as
crianças são treinadas em “aulas” até para ensiná-las a brincar. Onde a rua é perigosa e a criança fica
isolada em casa.
260 –
Incentivar as crianças a inventarem seus próprios brinquedos. Comum nas tribos.
261 – O
autor tem trabalhado com grupos de guineenses nos últimos 49 anos. O que chama a atenção dos ocidentais nessas
tribos: ...”ficamos impressionados com
a segurança emocional, a autoconfiança, a curiosidade e a autonomia dos
indivíduos das sociedades de pequena escala, não apenas como adultos, mas desde
crianças.”
261 –
Tribal - sempre interagindo entre si e
se tornam craques em relações interpessoais.
Nada de ficar isolado vendo TV, vídeo game, internet, celular, leitura,
etc.
“Ficamos
perplexos com o desenvolvimento precoce de habilidades sociais em suas
crianças”. (inclui elas escolherem com
que e como brincar, não com nossas escolhas e também interagem com grupos de
diferentes idades).
.................. continua no capítulo
9/20.................