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sábado, 10 de outubro de 2020

CAPÍTULO 8/20 - FICHAMENTO - LIVRO - O MUNDO ATÉ ONTEM - Autor: Geógrafo americano Jared Diamond

 CAP 8                 ....................  outubro/2020

          Os da tribo !Kungs – mulher se retira e se isola para o parto sozinha na mata e tem a atribuição de inspecionar o bebê na hora que nasce para saber se não tem deficiência física, etc.   Se achar defeito, por tradição, estrangula-o antes mesmo que a comunidade o veja.    A criança no momento que nasce, ainda não é considerada como um ser.  Só será ao receber um nome e ser apresentada à tribo.   Questão da cultura tribal.      Por sacrificarem um de gêmeos, na tribo não crescem crianças gêmeas.

         227 – Média de idade de desmame em sete tribos estudadas é de 3 anos, até porque eles não tem outro tipo de leite ou comida para as crianças que não seja o leite materno.

         227 – “Os estudos mostram que quanto mais tarde as crianças !Kung forem desmamadas, elas tem mais chance de chegar à idade adulta”,

         228 -  Ainda nos !Kung.  O trauma do desmame aos 3 a 4 anos.  Muitas vezes para dar lugar ao irmãozinho que nasce.   A criança sofre um bocado; chora e grita por uns tempos.   Muitos idosos de mais de 70 anos se lembram do trauma que tiveram na própria desmama.

         230 – Explica os mecanismos que “impedem a mulher tribal” que amamenta com frequência, de engravidar no período de amamentação.   E a diferença entre a mulher de padrão civilizado que engravida mesmo amamentando.   Dois fatores fazem a diferença.    A mulher tribal amamenta com enorme frequência, à vontade da criança que mama inclusive dormindo junto com a mãe e esta dormindo também.

         O organismo tem um teor de gordura que estando baixo, a mulher não ovula.   Mas a mulher  moderna que não amamenta, se o faz, faz em intervalos maiores e se alimenta bem, elevando o teor de gordura e desencadeia ovulação.

         232 – A mãe morcego carrega sua cria agarrada à barriga mesmo quando está voando e a cria mama à vontade.

         233 – Criança no carrinho voltada para trás, sem ver o horizonte que a mãe vê caminhando.   Faria diferença no desenvolvimento neuromotor da criança.    A criança na posição deitada no carrinho também não é a melhor.

         A criança pendurada adequadamente na frente da mãe e voltada para frente seria o certo.   A criança partilha o mundo à sua volta.   Isto é usado pelos !Kung e seria um dos métodos mais avançados para o desenvolvimento neuromotor da criança.

         240 – Deixar chorar?     O autor disse que há 50 anos viveu na Alemanha.   Os pais eram mais de deixar a criança chorar se sabiam que estavam sem dor.  Diziam que era para desenvolver a “autossuficiência” e o “amor pela ordem”, ou seja, obedecer ao desejo dos outros.

         Pais alemães achavam que certos povos “estragam” as crianças, que ficam mimadas.

         Os pais americanos e ingleses das décadas de 20 a 50 seguiam mais ou menos o sistema alemão de então.

         240 – Punição Física.   Varia de geração em geração numa mesma cultura e de povo para povo.   Há casos de alternância numa família.  Uma foi educada com castigo e quando adulta, educa os filhos sem castigo e esta quando adulta, vai castigar os filhos.

         243 – A Suécia proíbe surra em criança.

         Muitos pais americanos cristãos evangélicos são adeptos de bater nas crianças.     (alguns preceitos bíblicos ao pé da letra levam a isso)

         243 – Atenienses e espartanos.   Atenas – crianças livres e não eram castigadas.  Esparta, criança apanhava dos pais e era aceito que apanhassem até dos outros adultos.

         247 – A Autonomia das Crianças.

         251 – Grupos de Recreação Multi Etários.

         Nas sociedades industriais, jovens solteiros quando pais solteiros não tem chance de lidar com crianças.  Já os tribais, por conviverem em comunidade, lidam com crianças das diferentes idades e quando assumem o papel de  pais, estão mais preparados.

         O autor se tornou pai aos 49 anos de idade e viu uma mãe tribal de 14 anos que já tinha um filho e traquejo para se desincumbir, tirando de letra, as tarefas de mãe.

         254 – Brincadeiras Infantis e Educação

         As crianças tribais ficaram admiradas ao saber que os povos industriais, as crianças são treinadas em “aulas” até para ensiná-las a brincar.    Onde a rua é perigosa e a criança fica isolada em casa.

         260 – Incentivar as crianças a inventarem seus próprios brinquedos.  Comum nas tribos.

         261 – O autor tem trabalhado com grupos de guineenses nos últimos 49 anos.    O que chama a atenção dos ocidentais nessas tribos:    ...”ficamos impressionados com a segurança emocional, a autoconfiança, a curiosidade e a autonomia dos indivíduos das sociedades de pequena escala, não apenas como adultos, mas desde crianças.”

         261 – Tribal -  sempre interagindo entre si e se tornam craques em relações interpessoais.   Nada de ficar isolado vendo TV, vídeo game, internet, celular, leitura, etc.

         “Ficamos perplexos com o desenvolvimento precoce de habilidades sociais em suas crianças”.    (inclui elas escolherem com que e como brincar, não com nossas escolhas e também interagem com grupos de diferentes idades).

.................. continua no capítulo 9/20.................  

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