Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

CAPÍTULO 19/20 - FICHAMENTO - Livro - O MUNDO ATÉ ONTEM - Autor: Geógrafo americano JARED DIAMOND

 CAP 19         - outubro de 2020

         Pressão alta aumenta o risco de derrame, insuficiência renal, ataque cardíaco, rompimento de uma aorta.     Geralmente pressão acima de 14 x 9 já se considera Pressão Alta.   Um dos fatores é o excesso de consumo de sal.    Outro fator é o avanço da idade.     Os livros médicos chineses de aproximadamente 2.000 anos já apontavam a correlação entre o sal nos alimentos e a pressão alta.

         511 – As pressões mais baixas no mundo.   Índios Ianomamis da Amazonia.   Pesquisa da década de 80.   Pressão média de 9,6 x 6,1.   É o povo que consome menos sal do mundo.   Base da dieta deles é a banana e esta tem baixo teor de sódio.

         Os povos tradicionais das terras altas da Nova Guiné têm média de pressão de 10,8 x 6,3.    Esses povos tradicionais, mesmo com as idades mais avançadas não apresentam pressão alta.

         512 – No outro extremo, o Japão.   A terra da apoplexia.  Onde ocorrem mais derrames fatais.   Lá se morre de derrame cinco vezes mais do que nos USA.    Causa:  excesso de sal na comida.

         Em algumas aldeias no Japão, 99% morriam por decorrência da pressão alta antes dos 70 anos de idade.     País em que se tem na media geral uma das maiores longevidades do mundo, na casa dos 84 anos.

         512 – No geral, populações não diferem muito no consumo de sal no mundo.   Das 52 nações estudadas, 58 apresentaram médias entre 6 e 14 gramas de sal consumido por pessoa por dia.    As médias são razoáveis.

         514 – Quatro países que consomem muito sal por pessoa:  China, Finlândia, Japão e Portugal.

         Campanha na Finlândia por 20 anos para reduzir o consumo de sal.  Reduziu a pressão alta do povo e com isso reduziu em 75 a 80% o número de mortes por derrames e doenças coronarianas.

         515 – Causas da hipertensão.

         516 – Há causas genéticas em menor ou maior grau, mas muito se deve ao estilo de vida.  Alguns fatores:   Sal em excesso; idade avançada; obesidade; falta de exercícios; alta ingestão de álcool; gorduras saturadas em excesso na dieta, baixa ingestão de cálcio.

          Recomenda-se não fumar, evitar estresse.

         Há pessoas mais sensíveis ao sal do que outras.   O processamento do sal (sódio) é nos rins.

         519 – Na atualidade rins que retem mais sal é “defeito”.  Já o biólogo evolucionista (caso do autor do livro) faz a pergunta.  Em que estágio da humanidade esse reter sal pelo rim poderia ser útil à vida, não como um defeito?     Lá no passado os povos viviam de forma primitiva mais privados de sal do que tendo abundância de sal.   Assim, venceram a seleção natural os que retinham mais o pouco sal ingerido.

         Mostrou uma ironia disso tudo.   Citou que os africanos das savanas que por milênios sobreviveram em regime de carência de sal e seus organismos se ajustaram a isso, agora como imigrantes para o mundo ocidental moderno com sal abundante e mais sedentarismo da vida urbana, são as maiores vítimas da hipertensão.

         519 -  Fonte de sal na Dieta.

         Nos USA, 12% do sal que ingerem vem da cozinha doméstica.  Outros 12% vem na composição natural dos alimentos.  75% vem acrescentado por alimentos que compramos, sejam processados ou que comemos em restaurantes.    Lá se toma muita refeição fora de casa e se usam muitos alimentos processados.     Ou seja, cortar o uso de sal na cozinha deles não ajuda quase nada porque a maior parte já vem salgada.

         520 – Em 1 cheeseburguer tem em média 3 gramas de sal, o que é 1/3 de toda necessidade da pessoa para um dia todo.

         521 – No caso dos americanos tem agravante.  Quanto mais sal consomem, sentem mais sede e comumente usam refrigerante adoçado para matar a sede.   Aí entram dois vilões na dieta.   Sal e açúcar em excesso.

         Comumente lá as mesmas indústrias de bebidas também fabricam e vendem salgadinhos. 

         522 – Destacou a dieta mediterrânea por ser saudável e saborosa.  Há, sim, comidas ótimas de sabor e saudáveis.

         523 – 1/3 dos adultos americanos são obesos; 1/3 estão com sobrepeso e 1/3 estão dentro do peso.    É uma epidemia nacional.

         523 – Diabetes    (aqui um dos vilões é o excesso de açúcar)

         Excesso de açúcar e carboidratos que no metabolismo humano se desdobram em açucares etc

         Por volta do ano 1700 o consumo per capita de  açúcar nos USA era de apenas 1,8 kg.   Hoje são 68 kg de açúcar em media consumida por pessoa por ano.   Acima de 30 vezes mais.    Isto em média.    Estudos mostraram que ¼ dos americanos ingere 90 kg de açúcar por ano.

         524 – Consumo de açúcar em excesso resulta inclusive em mais cáries dentárias.

         Excesso de açúcar na dieta, aumento de glicose no sangue.     O diabetes é uma doença silenciosa, mas mata mais que a AIDS no mundo.

         A glicose em excesso na circulação sanguínea afeta praticamente todos órgãos, desde os olhos, rins, fígado etc.   O risco para a visão inclusive.

         O diabetes é a segunda causa de amputação programada de pés nos USA.   Um terço das causas de insuficiência renal lá.

                   .................  próximo -  capítulo final   20/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário