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domingo, 21 de junho de 2020

RESUMO - LIVRO - O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS - NOAM CHOMSKY - JUN/20


RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS -   AUTOR:  NOAM CHOMSKY
         Parte 9/13      -      junho – 2020
         Autor do fichamento – leitor Orlando Lisboa de Almeida
         Página 343 – Capítulo – Herança Amarga – Uma resenha
         345 – O autor fala da paranoia anticomunista americana do pós guerra.
         347 – China -   “o ponto de vista de Charles Wolf, economista da Rand Corporation que considera que nossa principal missão de política externa é fazer com que a China disponha-se a conviver com o medo do assédio americano”.   (isto  dito nos anos 60)
         352 -  FLN Frente de Libertação Nacional (comunista do Vietcong)
         A FLN queria negociação já em 1960    “programa que desde 1960 exorta à formação de um amplo governo nacional democrático de coalizão...”     (os USA preferiram a guerra)
         357 – Algumas considerações sobre os intelectuais americanos e as escolas de pensamento.
         359 – Cita Marx ....” a respeito desse conceito de civilização, justiça e ordem:  a civilização e a justiça da ordem burguesa revelam-se em sua sinistra verdade sempre que seus escravos e servos se insurgem contra os senhores; é aí que essa civilização e essa justiça mostram-se como a selvageria indisfarçada e a vingança sem lei que efetivamente são”.
         360 – Ação dos americanos imperialistas.  São os consultores – militares que treinam as tropas dos países nos quais querem interferir..
         “Como observam os liberais latino americanos, são necessários para ocupar seus países de acordo com os interesses das classes dominantes nacionais e do capital do norte”.
         360 – BRASIL -   Cita líder camponês do Nordeste (anos 60) Francisco Julião.  Lider comunista.
         Diz que no Brasil há um sentimentalismo que vê nos USA  um “benfeitor público altruísta”...   (aqui é nos anos 60... continua assim...)
         362 – Países como USA, Italia, Inglaterra, etc.  que fizeram guerras por imperialismo tem passado longe de fazer mea culpa disso tudo.   Mas o autor propõe que se aborde aos alunos nas escolas uma nova visão mais humana e justa para evitar apoio a novas investidas imperialistas no futuro.
Crítica aos intelectuais americanos. Não só fazem vistas grossas para a brutalidade das guerras, como se nota disposição de muitos deles de ter cargo no governo nessas áreas, o que é pra lá de lamentável.
363 – Em 1965 o Vietcong apresentou proposta de acordo de paz com eleições gerais para valer com todas as forças políticas dos dois lados na Guerra do Vietnã. Os USA recusaram porque querem “eleições livres e limpas”... mas deixando os comunistas de fora.
364 – Culpa dos intelectuais. “Tradicionalmente, o papel do intelectual, ou pelo menos a sua auto imagem, tem sido de crítica desapaixonada. Na medida em que este papel se perde, a relação das escolas com os intelectuais deveria passar a ser de autodefesa”.
364 – Pobreza nas Filipinas e ação dos USA
Estudo de George Taylor para o Conselho de Relações Exteriores dos USA. Houve um movimento pela independência das Filipinas entre 1898 e 1900 e via repressão, morreu. Repressão com ajuda dos USA. O estudo revelou que 50 anos decorridos dessa guerra pela independência.... por influência dos USA eles tem democracia de fachada. As velhas elites locais mandam num povo miserável. Foram assegurados aos USA privilégios comerciais, ter base militar permanente lá. (a força).
O padrão de vida de ¾ da população nesses 50 anos após se desligar da Espanha em nada melhorou. Estima-se que 70% da população tem tuberculose (em 1967). Todo ano a remessa de lucros aos USA é maior que o capital que este coloca lá ano a ano.
Que essa presença americana só defende seus interesses e por isso apoia as elites de lá. ... “pouco foi feito para melhorar a situação do filipino médio e a economia das Filipinas ficou vinculada à americana, para benefício de poucos”.
O absurdo do intelectual americano. Depois do Taylor relatar tudo de horrível causado às Filipinas, conclui assim seu relato: “Apesar de nossos muitos defeitos, os fatos mostram que estamos perfeitamente à altura da nossa missão”.

continua.....  nas próximas postagens

RESUMO - LIVRO - O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS - NOAM CHOMSKY - JUN/20


RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS -   AUTOR:  NOAM CHOMSKY (cidadão americano)
         Parte 10/13      -      junho – 2020
Autor do fichamento – leitor Orlando Lisboa de Almeida

Página 365 – A ciência está com prestígio e ela cooptada para referendar ações de Estado, mesmo que sejam absurdos e que defende interesses específicos de terceiros.  No debate acadêmico se deu nome a isso de Atitude Pragmática, o intelectual fechando os olhos e por omissão aceitando as barbaridades ou por eventuais ações, contemporizando com elas.   Isto vem desde a Primeira Guerra Mundial.  (1914-1918)
366 – “.. já encontramos por exemplo, a proposta de um eminente cientista político de que tentemos impor a fome a um quarto da espécie humana se os diferentes governos envolvidos não aceitarem nossos ditames”.
366 – Buscam deixar de escanteio os livres pensadores como este autor para que não questionem essas ações absurdas com mortes e opressões com apoio de aparatos de ciência e tecnologia sem visão crítica.
367 – As Escolas  - A importância das Ciências Sociais e Comportamentais...  para que o estudante possa ter noção dos limites do seu conteúdo intelectual.   E que também deve estar junto com as ciências físicas.
Também aos estudantes a importância das Ciências Sociais e Comportamentais “para que o estudante possa ter consciência do pouco que tem a dizer sobre os problemas que realmente importam para o homem e a sociedade”.
Guerra Química – Planos Atuais
Em plena guerra do Vietnã, cita artigo da Revista Science de 24-05-1968, página 863:   “A Força Aérea americana informou ao Congresso que gastará 70,8 milhões de dólares em 45.000.000 litros de agentes químicos a serem utilizados na esfoliação e na destruição de colheitas no Vietnã no ano fiscal que tem início em 01-07-68, configurando o aumento de 25 milhões de dólares em relação a este ano”.  
“Nos nove primeiros meses de 1967, 341.400 hectares do Vietnã foram banhados com esfoliantes” (cada 1 há = 10.000 m2), matando florestas para depois colocar fogo para desabrigar os inimigos.
No mesmo período...  “usados produtos químicos (herbicidas) para destruição de colheitas em 49.130 há, extensões que superam ligeiramente os totais relativos a todo o ano de 1966”   (na mesma guerra).
Usaram para isso o produto 2,4,5-T (agente laranja – herbicida) equivalente a toda a produção interna desse produto nos anos de 1967 e 1968.    Foram 6,36 milhões de kg desse produto além de outros.   Suficientes para matar a vegetação (e descobrir os inimigos), matando inclusive a fauna em 4.000.000 de hectares.    Área tão grande que um homem à pé demoraria 60 anos para atravessá-la.
E teve o lançamento de bombas de napalm, produtos inflamáveis que onde caiam provocavam incêndios inclusive em populações civis.
As Responsabilidades dos Intelectuais
372 – Os culpados das guerras.    “os intelectuais estão em condições de denunciar as mentiras dos governantes, de analisar os atos de acordo com suas causas, seus motivos e não raro suas intenções ocultas”.
“Pelo menos no mundo ocidental, detêm um poder decorrente da liberdade política, do acesso à informação e da liberdade de expressão”.
O autor compara a culpa de um “povo” pela guerra em grau menor que a responsabilidade dos intelectuais que mais sabiam e que eventualmente se omitiram.     “Os intelectuais têm a responsabilidade de dizer a verdade e denunciar as mentiras
374 – Nos anos 60 a imprensa até colocava alguma posição mais crítica sobre os atos exagerados dos militares no Vietnã, mas a máquina de propaganda do governo era muito mais forte e efetiva.
377 – Em 1946 a URSS tenta dominar o Irã e seu petróleo.   Foi rechaçada pelos ingleses e americanos.  O Irã fica então subjugado, por assim dizer, às potências USA e Inglaterra.



............. continua nas próximas postagens

RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS - NOAM CHOMSKY - JUN/20


RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS -   AUTOR:  NOAM CHOMSKY (cidadão americano)
         Parte 11/13      -      junho – 2020
Autor do fichamento – leitor Orlando Lisboa de Almeida

O autor fala da ingenuidade de intelectual americano.   “Arthur Schlesinger, por exemplo, definiu recentemente nossas políticas para o Vietnã em 1954 como ‘parte do nosso programa global de boa vontade internacional’ ..”
Página 378 -  Thomas Schelling em depoimento na Comissão de  Relações Exteriores na Câmara dos USA, na data de 27-01-1966, falando do perigo do comunismo na Ásia... “os USA e aquilo que chamamos civilização de uma grande parte do mundo que é pobre, de pele escura e potencialmente hostil”.
Woodrow Wilson (que foi presidente dos USA) que se empenhava em ensinar a arte de bom governo aos latino americanos  (1902) ....  “é do nosso exclusivo dever ensinar aos povos colonizados, ordem e auto controle... e ...   a prática e o hábito do direito e da obediência”.
379 – O autor Chomsky: “Nem de longe somos a primeira potência da história a associar interesses materiais, grande capacidade tecnológica e extremo desprezo pelo sofrimento e a miséria das camadas inferiores”.
380 – Alerta aos povos do Terceiro Mundo:   ...”quanto à maneira como devem ser interpretados nossos protestos de sinceridade e boas intenções”.
380 – Em modo não literal.   Eles, os americanos, tem uma linha de três alternativas.  Da melhor para eles para o pior dos mundos.
A)  – Um governo democrático no ‘país amigo’ e que seja conivente com eles;
B)    - Um governo mesmo ditador, conivente com eles;
C)   – O comunismo.
Em resumo.  Comunismo é para eles o pior dos mundos.
O autor diz que é vigilância permanente dos USA para a América Latina evitar o comunismo, principalmente o Brasil e Argentina, os dois maiores.
381 - ...”devemos fazer frente à ameaça ideológica, a saber, a possibilidade de que os comunistas chineses demonstrem aos asiáticos, graças ao progresso da China, que os métodos comunistas são melhores e mais rápidos que os métodos democráticos”.   
382 – Nas Memórias do ex presidente francês Charles De Gaulle ele diz sobre os americanos:  “vontade de poder que se disfarça em idealismo”.
382 – Temos que usar para catalogar os intelectuais em relação aos atos do governo:
Crítica responsável;
Crítica sentimental;
Crítica emocional e
Crítica histérica.
O mote em discussão em pleno tempo da Guerra do Vietnã.   “Os USA ‘tem o direito’ de ocupar países na força das armas como no caso do Vietnã”.    Em geral os críticos das mais diferentes tendências não chegam a abordar o mérito dos USA terem ou não o direito de interferir em outros países.
O Jornal NY Times fez eco anos protestos dos universitários contra a guerra do Vietnã.  
O Sr. Walter Lippmann, um crítico responsável, sobre os protestos  universitários.
O Sr. Kristol em 1965 na Encounter (publicação) se referindo a críticos responsáveis entre os quais o NYTimes, diz dos universitários dos USA:    ...”conversa ideológica de sujeitos destituídos de bom senso...  absurdos como...   um simples e virtuoso anti-imperialismo”.    ...”se entregam a catilinárias sobre a estrutura de poder e às vezes chegam ao cúmulo de ler artigos e reportagens da imprensa estrangeira sobre a presença americana no Vietnã”.
O autor lembra que os estudantes são os psicólogos, matemáticos, filósofos, químicos e outros...
384 – Pergunta:   Será que os políticos e seus técnicos estão adotando a política correta e  justa?    Estariam as decisões de política externa corretas, se filósofos (estudantes hoje), psicólogos, matemáticos, etc. estão confrontando com protestos?       (contra a Guerra em curso, no caso)
384 -  ...” a agressividade americana é uma força dominante nas relações internacionais e precisa ser analisada do ponto de vista das suas causas e motivações”.     ...”será necessário questionar sua qualidade e os objetivos a que serve”.
385 -  O intelectual Bundy em 1965 destacou:   “a democracia americana não gosta de se comprazer no imperialismo...”
Eu, leitor, há tempos vi a seguinte frase que achei a mais emblemática sobre a política externa americana, sempre na força:
Para quem anda com um martelo na mão, tudo que vê é prego”
................. amanhã, sexta, capítulo semi final.


RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS - NOAM CHOMSKY - JUN/20

RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS -   AUTOR:  NOAM CHOMSKY (cidadão americano)
         Parte 12/13      -      junho – 2020
Autor do fichamento – leitor Orlando Lisboa de Almeida
    
         O autor cita na página 415 da edição que li a Nota número 15 com dados da Imprensa Oficial dos USA de 1966.  Depoimento do Professor David N. Rowe, diretor de estudos de pós graduação em Relações Internacionais da Universidade de Yale na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos USA.   Na página 266 do documento citado na nota 15 deste livro...   “que os USA comprem todo o excedente de trigo da produção canadense e australiana, para que haja um surto de fome na China”.     E ele acrescenta:   “Naturalmente, não estou falando disso como uma arma contra o povo chinês”.  
         387 – O autor cita no livro o documento e a página onde o Reverendo R.J. Jaegher, membro do Conselho do Instituto de Estudos do Extremo Oriente, da Universidade de Seton Hall, segundo quem...   “como todos os povos que viveram debaixo do comunismo, os norte vietnamitas ficariam perfeitamente felizes de serem bombardeados para conquistar a liberdade”.
         389 – O autor diz:  “Os indivíduos ideológicos e irresponsáveis destilam sua ‘lenga lenga’ sobre princípios e se preocupam com questões morais e direitos humanos”...    Por tudo isso o autor alega que essa linha de raciocínio chega a coisa do tipo:   “... ideológicos são irracionais, já que vivendo na prosperidade e tendo o poder ao seu alcance, não devam preocupar-se com questões como estas”.   
         399 – Nas universidades esses especialistas acadêmicos que vem substituindo os intelectuais livres-pensadores...   “justificam a aplicação do poderio americano na Ásia, quaisquer que sejam os custos humanos, sob a alegação de que é necessário conter a expansão da China”.     
         399 – Elogia o líder britânico Winston Churchill por sua lucidez como Primeiro Ministro do Reino Unido em reunião com Joseph Stalin em Teerã (capital do Irã) em 1943.   “O governo do mundo deve ser confiado a nações satisfeitas, que nada mais desejam para si mesmas do que já tem” .  (Mas no mundo real a ambição de quem já tem muito trai a boa intenção...)
         400  - Charles Wolf da empresa Rand em audiência no Congresso americano...   “a China pode ser posta por nós...    diante de uma estrutura de incentivos, penalidades e recompensas que a disponham a conviver com esse medo”.      (Lá nos USA o setor privado tem interesses e voz na questão do fazer guerra).
         402 – Conferência em Honolulu (fevereiro) e em Manila (outubro), os USA não aceitaram acordo que mantivesse montada a estrutura política do Vietcong (comunista).   (e assim optava por continuar a Guerra do Vietnã em curso)
         405 – Ainda palavras de Charles Wolf da Rand.   Alega que os USA querem    ... “ajudar os países a ser modernizar e manter uma ‘sociedade aberta’ ou seja:  uma sociedade que se mantenha aberta à penetração econômica ou ao controle político dos USA” .
         406 – USA tentou na Índia, consórcios para dobrar a produção de fertilizantes naquele país.  Tratativas esbarraram no seguinte.  Os USA queriam o controle majoritário dos empreendimentos e a Índia, por questão de soberania, queria que o controle ficasse com ela.   Isto no ano de 1966.
         Nessa época a Índia era socialista.  Acabou depois aceitando o acordo por pressão dos americanos.   (além do interesse comercial, buscando evitar que a populosa Índia passasse para o comunismo).
         A busca de conduzir a Índia do socialismo para o que os americanos chamam de “pragmatismo”.  Capitalismo e do jeito dos americanos.
         408 -  A Inglaterra depois de tanto imperialismo prometeu que não mais.   Mas em 1870, após a promessa,  ocupou o Egito com o lema:  Intervenção, reforma e retirada.   Ficou 50 anos colonizando o Egito.
         409 – Fala do economista Richard Lindholm em 1959 sobre o comércio entre os USA e a parte “livre” do Vietnã do Sul.   Ele diz que  os vietnamitas preferiam bens de consumo ao invés de comprar bens de produção...  “também existem bestas de carga de duas patas com que nos deparamos no interior... tendo apenas uma superficial semelhança com a espécie humana”.
         Esta parte do livro se encerra em meio ao período de guerra.
         O autor diz que pelos USA haverá outros e outros Vietnã...     (realmente depois da década de 60 eles estiveram na maioria dos conflitos pelo mundo e tem soldados e bases permanentes em muitos países)
         421-  Da Resistência
         422 – Nos USA muitos e muitos não aceitam se alistar para servir militarmente e correr o risco de ir para a guerra.    Mas muitos ficam na defensiva.  Não vão aos protestos contra o militarismo e as guerras.
         A Resistência fica por conta dos que se recusam a se alistar e vão aos protestos contra a guerra.   É assim que se expressa o círculo da resistência.
         ...quem restringir seu protesto... recusou iniciativa a que pode ter acesso, estará aceitando a cumplicidade com o que o governo faz.
423 – “Na segunda feira, 16 de outubro, pude ouvir Howard Zinn explicar no Boston Common por que sentia vergonha de ser americano”.     ... centenas de jovens, vários meus alunos, na terrível decisão de romper relações com o sistema de recrutamento seletivo (para o serviço militar).
         424 – Resistência – são dezenas de milhares de jovens na resistência.   “estão se sentindo espancados quando firmam posição, os jovens que tem que decidir entre aceitar a cadeia ou o exílio ou participar da guerra”.   Eles tem que encarar esta decisão sozinhos ou quase sozinhos.   (sempre tende a haver pressão da família para irem servir nas Forças Armadas)
         O paradoxo que o autor coloca.   As autoridades entendem como insensatos os estudantes por protestarem e se se recusarem a ir à guerra e por outro lado, o Estado acha sensato... o que o autor questiona referente aos atos de guerra provocados pelo governo americano.
         “ - Numa instituição dirigida por um indivíduo ‘sensato’, moderado e perfeitamente razoável, capaz de declarar com toda tranquilidade, perante o Congresso (dos USA) que a quantidade de material bélico utilizada no Vietnã já superou o total empregado na Alemanha e na Itália durante a II Guerra Mundial?
.....................próximo – capitulo 

RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS - NOAM CHOMSKY - jun/20


RESUMO – LIVRO – O PODER AMERICANO E OS NOVOS MANDARINS -   AUTOR:  NOAM CHOMSKY (cidadão americano)
         Parte 13/13     (final)   -      junho – 2020
Autor do fichamento – leitor Orlando Lisboa de Almeida
   
         Como as autoridades não enxergam que estão violando a carta das Nações Unidas?   Esta é a suprema lei?   Os USA ao acatar o Vietnã desrespeitaram o Acordo de Genebra de 1954.
         Página 425 – “Curtis LeMay (General da Força Aérea americana) , com sua alegre proposta de que bombardeemos nossos inimigos até voltarem à Idade da Pedra.”   (na guerra do Vietnã)
         Se fosse a Russia ou a China que tivessem feito aquela guerra arrasadora no Vietnã os americanos estariam todos “explodindo de indignação moral com crimes tão monstruosos”.
         428 – Foram na passeata para protestar contra o recrutamento de jovens para as tropas e contra a guerra.   As tropas federais agiram contra os manifestantes.  O autor e outros manifestantes foram presos, dentre estes, vários estudantes.   Detidos por “perturbação da ordem”.
         431 – Caixões chegando aos familiares dos soldados aos familiares.   Coloca o pessoal que defende a guerra em desespero.     “Fala-se menos de levar a liberdade e democracia aos sul vietnamitas e mais no interesse nacional”.    (coisas valendo mais do que vidas)
         “Podemos perguntar quem tem interesse em 100.000 baixas e um gasto de 100 bilhões de dólares (de 1967) para tentar subjugar um pequeno país do outro lado do mundo.   (Gasto com a Guerra do Vietnã)”.
         “E devemos aqui enfatizar algo que só pode ser óbvio para qualquer pessoa com um mínimo de inteligência política que o problema do mundo atualmente não é conter a China, mas conter os USA”. 
         Ele cita que nos USA tem Comitês de Cidadãos que potencialmente discutiriam a questão da guerra.
         435 – Todos participamos da guerra em maior ou menor grau, no mínimo, pagando impostos.
         436 – Cita Bernard Fall pouco antes de morrer.   Previu o desfecho da guerra do Vietnã ainda em curso.    “Os americanos são capazes de destruir, mas não de pacificar”.
         440 – “A resistência é um ato de livre arbítrio”.
         447 – Ele destaca o fato do povo americano e as autoridades políticas locais praticamente ignorarem os resultados de pesquisa internacional do Gallup que deu no exterior o resultado amplo pedindo o fim da guerra do Vietnã.
         452 – Criaram a Ong RESIST para ajudar a organizar a resistência à guerra.
         453 – Busca de atender às necessidades humanas, inclusive a necessidade humana de demonstrar compaixão.
         455-  Os USA... “tornaram-se a potência mais agressiva do mundo”.   A maior ameaça à paz, à autodeterminação e à cooperação internacional.
         Reconhece, por outro lado, que nos USA há grande liberdade para expor idéias.   “Podemos falar, escrever, organizar-nos”.
         Isto ao menos favorece aos que se organizam pela resistência.
         “Pode contribuir para salvar outros países pequenos do destino do Vietnã, e mesmo para salvar o mundo de uma catástrofe indescritível”.
         457 – Marx já disse que era da Ásia  que a onda viria para o Ocidente.  E que isto está se mostrando realidade.   A China à frente.
         459 – O autor faz um resumo dos USA após a recessão de 1930.  Eles com 9 milhões de desempregados.  Depois a II Guerra Mundial.  Lançado o New Deal.   Concentrou renda, aumentou a discriminação e segregação social nos USA.
         Indústria e governo juntos a construir misseis e navios de guerra ao invés de investir no transporte público, investiram em carros para usar o petróleo.   Ao invés de desenvolver atividades produtivas inclusive no Oceano (com obtenção de alimentos), optaram por subsidiar  para a agropecuária produzir menos.   Tudo deixou o sistema mais injusto.
         Marx e a análise do autor (resumo do resumo):    “A questão de saber como as revoluções asiáticas acabarão com o tempo repercutindo na América e, através da América, na Europa é mais concreta.   É uma questão que não requer especulação, mas comprometimento, idéias e ação.”

                        Fim do resumo.    21-junho-2020
                             orlando_lisboa@terra.com.br


                 (Eu uso bastante o Facebook também como espaço de cidadania, debatendo problemas atuais.   Caso alguém queira trocar alguma idéia sobre este livro ou outros deste blog ou mesmo temas postados no Facebook, sempre serão bem vindos).    Fraterno abraço.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

PARTE I - RESUMO DO LIVRO - A RELIGIÃO E O DESENV. ECONÔMICO DO BRASIL - MAIO/2020 - AUTORES - PROF. DR. EDNALDO MICHELLON E LUAN V. BERNARDELLI




         – Editora CRV – Curitiba – 2018

         Leitor que fez o fichamento:   Eng.Agr. Orlando Lisboa de Almeida

         Antes do mais, conheço o amigo Professor Michellon que integra a equipe da UEM Universidade Estadual de Maringá, cidade onde residi por dez anos até me aposentar do BB em 2012.
         Página 12 – “A primeira comunidade em Jerusalém praticou comunhão de bens”.   Atos 5-4
         13 – “Certamente, são inseparáveis a evangelização e a responsabilidade social, a oferta do Evangelho aos pobres”.  Lc 4-18; Mt 11.4
         ... e a busca pelos perdidos  ... “foi uma luta em favor da cidadania...
... (via) associações permitidas na legislação vigente (no Império Romano)
...  “constituídas de pobres, migrantes, artesãos, gladiadores, homens, mulheres e crianças, permitiam um sistema de doações e consumo coletivo”.
         ... cooperação – em casos de enterros, inclusive em compra de terreno para a finalidade.   Apoio aos imigrantes.   Apoio na hora de interrogatório pelas autoridades; amparo psicológico, inclusive para evitar o suicídio.
         Proteção como a árvore do salgueiro que abriga em sua sombra a comunidade, no sentido figurado, representando proteção à comunidade.
         13 – Processo pedagógico...   possibilitando a aderência à nova ideologia comunitária.   Isto em local onde a tradicional ideologia greco-romana dominava...   fortemente sedimentada....   rituais e orações disseminadas pelos diferentes grupos, pode permitir uma mudança na maneira de pensar daquelas pessoas.
         14 – Advento do cristianismo operou uma profunda revolução cultural no mundo antigo, talvez a mais profunda...  um novo tipo de homem – igualitário, solidário, caracterizado pela virtude da humildade, do amor universal, da dedicação pessoal, como ainda pela  castidade e pela pureza.
         ... reinventando a família baseada no amor e não  apenas e sobretudo na autoridade e no domínio.
         ... colocando um plano de colaboração recíproca entre patrões e os escravos.     ... valores éticos – sociais de igualdade e solidariedade.
     ... para dar vida a uma res publica chirstiana.    “Juntamente como as famílias, as comunidades tornam-se centrais...     ..... marcou profundamente a constituição da vida humana no Ocidente.    .... Comunidade cristã...   essencialmente educativa.
         Nos Atos dos Apóstolos, narrações sobre as primeiras comunidades cristãs.    ... conceito de comunitário... tornou-se importante na disputa no campo político e ideológico entre liberais e socialistas no período da Modernidade.  (humanismo x individualismo).
         Séculos XVIII a XIX – individualismo...   atividades de isolamento e de defesa.   Presença da burguesia.
         15 - ... melhor rendimento pelas associações.   Pesquisa de Mounier constatou o movimento da personalização.     “com o objetivo de resgatar a própria natureza do ser humano”.      ... mas todos são homens criados à imagem e semelhança de Deus e todos chamados à salvação em Cristo.    ... destinos coletivos.
         Martim Lutero -  Alemão.  Nasceu em 10-11-1483.  Cursou faculdade de Artes.  Fez Mestrado.  Estudou Filosofia Aristotélica.  Estudou Direito.   Era monge num mosteiro Agostiniano.  Monge a partir de 1507.   Em 1510 – confronto com o poder papal.   Critica o luxo e a degradação da Igreja.
         Em 1517 publica as 95 teses.   Condena inclusive a prática da venda de indulgências.     “neste escrito sustenta o sacerdócio geral de todos os crentes...”   apenas funções diferentes.
         Relevante a destacar.    Lutero ataca severamente o papa e seu colegiado, não a Igreja como tal....    Condenando suas doutrinas eclesiais e sociais... propõe ....  as Reformas necessárias na Igreja, na educação e na sociedade.
         ...” o cristão é livre de todas as coisas, mas servidor a todos através do amor”.
         A igreja exige retratação dos escritos de Lutero.
         16 – “Não posso e nem quero revogar o que disse, a menos que seja convencido de erro por meio da Palavra da Bíblia e por outros argumentos claros porque não é aconselhável agir contra a consciência”.
         Por isso o Imperador julgou Lutero como um fora da lei.  Foi proscrito e corria risco de vida.   Na sua reclusão, aprofundou seus estudos e escritos.
         17 – Foi pregador, influenciando enormemente a consciência do povo alemão.   Ajudou a promover uma ampla reforma educacional... ginásios e universidades.
         Armadilha liberal no século XIX.   Tentaram transformar Lutero num grande libertador, num grande lutador contra as hierarquias.   Uma armadilha conservadora.  
      ...  ele estava profundamente influenciado pelo pensamento agostiniano.
         17 -  Estudou hebraico para se aprofundar nos temas bíblicos.   Na sua época na Europa o normal era o estudo do grego e do latim.
         ... “e significou o novo em educação para o Ocidente”.   Os povos indo-europeus possuíam uma visão cíclica de história, já os povos semitas, que correspondiam às três grandes religiões eram monoteístas, a saber:  Judaismo, Cristianismo e Islamismo.   Estas tem uma visão linear da história:   “Começou com Deus e terminará no juízo final”.
         17 – Os indo-europeus, politeístas, acreditavam na transmigração da alma.   Para eles, VER é o mais importante dos sentidos.  Para os monoteístas, o mais importante é o OUVIR.     Até a Idade Média na Europa, predominava o Politeismo e o VER.    Na Idade Média com Lutero e a Reforma.   “A igreja de Lutero é a igreja da Palavra – do Ouvir.   Palavra lida, falada, pregada, cantada, ouvida na língua local.    “Ela não é mais apenas a igreja dos sacramentos, da liturgia latina, do observar (VER) os ritos e os objetos sagrados.     
         ... a igreja da Palavra passa a ser construída sobre a escrita e o livro.    ...  ênfase na presença do leigo.    Não amarra a fé apenas à Igreja, mas cresce através do conhecimento da palavra e do ensino.    Levou o povo a reflexão sobre as coisas e a vida.     Sagrada Escritura – era preciso saber ler e entender.   Surge a escola popular.  Catecismo.   Dar responsabilidade.
                             Continua.....  em mais três etapas .......
        

PARTE II - RESUMO DO LIVRO - A RELIGIÃO E O DESENVOLVIMENTO ECON. DO BRASIL - MAIO - 2020 - AUTORES EDNALDO MICHELLON E LUAN V. BERNARDELLI




              
         Fichamento pelo leitor Eng. Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
    
         No ano de 1524 Lutero recomendou aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham  escolas cristãs.  Ele concebeu:  Educação Pública, Universal e Gratuita.
         Destacava que em primeiro plano a educação é tarefa dos pais, e na sequência, a responsabilidade das autoridades.
         Afirmava:   “Nenhum pecado mereceria maior castigo do que deixar de educar uma criança”.
         Já recomendava que para isso demandaria gente especializada, mantida comunitariamente.   É tarefa do Estado garantir a Educação para todos.
         Página 19 -  Cidade armada, etc.  não tão importante na visão dele.  Mais relevante quando tem muitas pessoas bastante instruídas.
         Estas diretrizes que Lutero colocou há meio milênio estão muito distantes do seu tempo.
         Base do cristianismo que defendia.  Biblia e a ética dos Dez Mandamentos...   convivência fundamentada na forma justa e ordeira.
         Ele criticava a mendicância na Europa.  Propos que o problema da pobreza fosse resolvido pelos Estados e Municípios em consonância com as comunidades.
         Sobre o trabalho, cita Lc 10.17.   Posição de Jesus.  “Digno é o trabalhador, do seu salário”.
         P. 20 – Critica a usura.  (cobrar juros altos).  Também critica o luxo dos ricos.   Lutero já criticou a mais valia no seu tempo, séculos antes de Marx.    Marx, em sua obra História Crítica da Teoria da Mais Valia, cita Lutero como precursor.    Assim reconhece Lutero como o primeiro economista a criticar a mais valia.
         Lutero não espiritualizava a realidade.
         Ensina aos cristãos a necessidade de inclusão social para vencer a pobreza e a mendicância.
         21 – Educação ética.   Ética democrática.   “embora não concebesse a democracia como sistema político”.      Era tempo dos reinados e a forma de governo usual era diferente dos atuais.
         21 – Comunidade democrática a partir da sua teologia bíblica.   Preconiza a participação dos cidadãos em todas etapas da vida comunitária, desde gestão, planejamento, etc.    (super inovador para sua época).
         ... “envolver e ocupar todos os cidadãos”.  Profunda dimensão da cidadania.
         22 – Fim do sistema feudal e a vida começa ser regida por contrato.  Lutero estudou Direito também.
         Fim do sistema feudal e início do capitalismo.   Ele se preocupa em amparar os pobres para evitar apoio aos vagabundos e sujeitos mal intencionados.
         Em 1520 – propõe Reformas na Igreja como instituição.   Reforma que não se resume a questões eclesiais.  Propõe também uma nova ética social, política e econômica.
         23 -  Condena a ganância e o lucro fácil.  Comércio com bases justas, defende.  Propõe inclusive tabelamento de preços de muitos produtos de consumo.
         ...”Não se deve nem se pode governar o mundo segundo o Evangelho e o amor cristão...”.  Usar leis rigorosas ...   porque o mundo é mau e não aceita o Evangelho nem o amor.      ...”governar requer um governo temporal.   (laico).
         24 – Lutero via mais o lado município.  Naquele tempo a noção de Estado e Nação eram muito difusos no tempo.   O foco dele era na participação comunitária.    Atender a pobreza por meio de uma assistência social organizada de forma democrática.
         A teologia dele reivindica a superação do dualismo que permitia uma separação entre a vida espiritual e as ações concretas do cotidiano.
         Culto cristão.   “Este deve traduzir-se para dentro da vida, do cotidiano das pessoas.”.
         25 – Sacramento da Ceia do Senhor.   Comunhão em Cristo.  Viver em comunhão com a comunidade e a cidade.
         Ano de 1522.  Aprovou sua Constituição...   Conselho da Cidade.   Dos 17 artigos, 14 a favor de auxiliar os pobres e enfrentar a pobreza.  Criou uma Caixa Comum.  Amparo ao pobre e empréstimos a juros baixos para trabalhadores e pequenos artesãos.   Também para custear os estudos das crianças pobres.  Um dos artigos permitia cobrar impostos no sistema complementar para atender às necessidades.  Caixa com estatutos.
         26 – Nova ordem do culto das comunidades.    ... ajuda-los num negócio ou numa ocupação.  Socorrer órfãos, dependentes menores, inválidos e idosos a fim de prover seu sustento.      ...  política de cidadania bem democrática.
         Tudo isso bem antecipando os tempos.   Adiantada vários séculos.
         ... assembleias comunitárias...  obras de bondade e humanidade...
Assembleia paroquial.   Caixa Comum.    Esta com dez administradores eleitos.  Funções da Caixa:
Ø Despesas com o ministério pastoral
Ø Depesas com a sacristia
Ø Despesas com a escola
Ø Despesas com os necessitados
Ø Despesas com os sem casas
Ø Despesas com os migrantes, etc.
Formação de estoques de cereais para acudir em eventuais problemas de abastecimento.
     27 – Eleitos os administradores com a seguinte composição.   2 indicados pela nobreza, 2 pelo Conselho da Cidade, 3 por cidadãos comuns e 3 representantes dos camponeses.     Prestação de contas a cada 3 anos com relatórios de atividades e dados de movimentação financeira.
         Valores – comunitarismo, educação, ética e cidadania.
         30 – No Brasil.    A contribuição institucional do protestantismo para o desenvolvimento econômico.    Análise dos autores com base inclusive nos Censos do IBGE.  (e vasta bibliografia citada no livro)
         Censos de 1980, 1991, 2000 e 2010 principalmente.
         IDH Índice de Desenvolvimento Humano.  
         Dados coletados nos Censos e tratados estatisticamente.
         Evolução das religiões no Brasil de 1980 a 2010 captadas pelos Censos.
         Protestantes:    Aumento de 250% no período 1980 a 2010.
         Católicos:     Diminuição de 27% no período de 1980 a 2010.
         Isto representa uma enorme mudança em 30 anos.   O estudo nesta obra tenta responder:
         Qual a repercussão do aumento da participação da religião cristã protestante sobre o desenvolvimento do Brasil?
         O homem religioso é influenciado por uma preocupação com a propriedade da ação e um interesse com a reputação.     .... leva em conta suas ações diante da presença de Deus.   Busca praticar virtudes e se proteger dos vícios.   O cerne da fé.   Amar a Deus sobre todas as coisas: amar o próximo como a si mesmo.
         33 – O “amai-vos uns aos outros” é a força mais revolucionária na história humana.
         Solidariedade.  Cristianismo.     A Igreja Católica (*) ainda é a maior do mundo entre as denominações cristãs.    * pode estar incluída Ortodoxa.
         Hoje ela teria pouco mais da metade da população cristã do mundo.
         Fundamentos da Igreja Católica.   Biblia e a Tradição.
         Protestante luterano:  Apenas a Bílbia.
.............................................segue nova etapa na sequencia..................