DO LIVRO GAROTOS DA FUZARCA - de Ivan Lessa (que foi do Pasquim)
Página 60 (livro do Cículo do Livro) - Vivendo em NY - 1981
"Envergonhado, recolhi-me à minha insignificância. Em matéria de atentado contra a sociedade capitalista, meu povo conseguiu apenas enviar baderneiros desajeitados a NY em fúria aquisitiva, subindo e descendo a Quinta Avenida, perguntando onde fica a Rua 46 (a Pequeno Brasil). Esta, em suma, nossa revolta, nossa vingança."
Sobre a nostalgia do Rio de Janeiro (em 1981)
página 118 - "Como me faz uma certa falta o garçon fanho, as mocinhas com barriguinha de feijão, o operário caindo do andaime, a testa suada do político dando vexame na televisão, os peixes morrendo na Lagoa Rodrigo de Freitas".
(1981!)
Tenho este livro em casa desde a década de 80 e de vez em quando ameaçava ler, achando que continha recordações de infância e da adolescência. Que nada! Ao começar a leitura já deu para ver que a escrita e o tema do autor são como um som eletrônico alto, cheio de mixagem, com luz stroboscópica causando aquele lusco fusco de girar e piscar, misturado com uma montanha russa. Como se diz, tudo junto e misturado. É mais ou menos isso. Mas ele tem ótimo humor, boa cultura e a malandragem carioca, também tudo junto e misturado. Valeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário