Total de visualizações de página

sábado, 6 de maio de 2017

RESENHA DA PALESTRA DA PREVI – BALANÇO DE 2016

RESENHA DA PALESTRA DA PREVI – BALANÇO DE 2016
     O evento foi na GEPES Gestão de Pessoas do BB em Curitiba PR dia 04-05-17.    Anotações pelo Eng.Agr. Orlando Lisboa de Almeida
     Os dirigentes da PREVI presentes:   Presidente Gueitiro (indicado pelo BB) e dois Diretores eleitos pelos funcionários:  Marcel Barros e Cecilia Garcez
     A Palestra foi proferida pelo Gueitiro     ( das 15 as 17 h incluindo a fase de perguntas e respostas dele e dos demais diretores)
     Destacado que a Previ mantem sempre atualizados os dados econômicos e financeiros da mesma no site.    www.previ.com.br/resultados 
     Nossa Entidade.   Destacou que a Previ é nossa, pertence ao grupo de associados.   É o maior fundo de Pensão da América Latina.   Equivale a 25% do mercado de Fundos de Pensão  Fechados do Brasil.
     Começou em 1904 e são 113 anos de existência.   Participamos da gestão do Plano via eleição da metade dos seis dirigentes para mandato de quatro anos com troca de parte dos dirigentes cada dois anos.   Também participamos da eleição de Conselheiros.
     O cargo de Presidente da Previ inclui entre os requisitos ser participante do Plano há pelo menos dez anos.
     Há segregação de funções.   Políticas e diretrizes de Investimentos são determinadas pela Diretoria de Planejamento (eleita pelos funcionários) e a execução da política de investimentos é a cargo do Diretor de Investimentos (eleito pelo Banco).
     O corpo técnico da Previ é toda composta por funcionários do BB cedidos à Previ (que paga o salário destes) e todos são associados à Previ.
     Os outros fundos de Pensão não tem esse conjunto de fatores acima citados.   Não elegem seus dirigentes, etc.
     O nosso Plano 1 (o mais antigo) engloba os funcionários que entraram no BB até 1997.    Após isso começa outro Plano.   O Previ Futuro.
     O Plano 1 já é maduro e está previsto para encerrar em 2095.
     Cada política de investimentos é elaborada para cada sete anos, com avaliações anuais.
     Somos em 114.943 sócios e destes, 11.862 ainda não aposentaram.
     Aos números.      2016  - Patrimônio do Plano 1
     2012          163 bilhões de reais
2013               166 bi
2014               162 bi
2015               149 bi
2016               160,6 bi
     Estratégia para reduzir as aplicações em Renda variável:   Em percentual do patrimônio, respectivamente de 2013 a 2016:  65, 62, 60, 60,4%.
     Rendimento no período 2004 a 2016 (engloba anos de altos e baixos)
     Resultado obtido:        332%
     Meta Atuarial :             277%     (Meta Atuarial :  INPC + 5,5%)
     Conceitos:
Reserva Matemática -  cobrir todos os encargos
Reserva de Contingência – Res.Matem. + 25%
Reserva Especial:   O que excede a Res.de Contingência
     Nossos ativos em carteira são muito bons.  Atualmente por questão conjuntura os ativos estão com valores de mercado abaixo do valor patrimonial.
     O ano de 2016 foi muito difícil.  Mesmo assim tivemos um pouco de superávit.   Seguem eventos que agitaram o Mercado em 2016:    CPI dos Fundos de Pensão  (nos saímos sem problemas da CPI), Impeachment, Brexit, Operação Greenfield, Lava Jato, Eleição dos USA, PIB negativo do Brasil em (3,6%).
   A PREVI foi eleita pelo Banco Central como a entidade do ramo que mais teve acertos em leitura de cenário e ações desenvolvidas.   Em 2016 nossos dois planos superaram a Meta Atuarial.
     Variação dos principais ativos em carteira na PREVI:
     Nome                                           2015                          2016
     Vale do Rio Doce                      - 7.804 milhões        261 milhões
     Ações do BB                               - 2.670    “              3.460 milhões
     Neoenergia                               - 1.223      “               - 650 milhões
     Petrobras                                     - 1.155    “              2.885  milhões   
     Ações do Bradesco                      - 581     “                701 milhões
Totais...........................................- 13.433 milhões.......   + 6.657 milhões
     Nesse período não precisamos vender nenhum patrimônio na fase de baixa.
     Desembolso da Previ em 2016 para pagar as aposentadorias e pensões: 10,6 bilhões de reais.   Em 2017 a previsão é desembolso de 1 bilhão por mês. 
     A Previ costuma comparar seus parâmetros inclusive com o Fundo Valia, dos empregados da Vale do Rio Doce.  Em 2016 o resultado da Previ foi percentualmente melhor que o da Valia.
      Plano de desinvestimento da Previ com redução da exposição à renda variável:  De 2009 a 2016 vendemos 20,9 bilhões de reais desse tipo de ativo.
     Destacado que a Previ tem 10% das ações do BB.   Somos o maior acionista depois da União Federal.    Disse que não temos amor (apego) a nenhum ativo.   Se for hora de vender, é vendido.
     Revisando:   Meta Atuarial da Previ:    INPC + 5,5%.   Espera-se que o rendimento dos investimentos estejam desse patamar para cima.
     Dados do ano 2016 da Eficiência da Previ comparativamente a outros Fundos do gênero:
Empresa                   Resultado dos rendimentos em %
PREVI                                   15,51%
Bradesco                              14,50
Bradesco Performance      13,85
Brasilprev                             13,07
Bradesco Master                 13,90
Itau                                        14,17
     Os dados acima mostram que nosso Plano Previ foi o que teve o melhor desempenho em 2016 num ano cujo PIB foi negativo em 3,6%.     Isto derruba, ao menos para a Previ, um argumento que vem sendo usado no Congresso para tentar colocar na lei a obrigação dos Planos Fechados terem um dirigente “de mercado” para “profissionalizar” o Plano.   A Previ com seus representantes eleitos pelos associados em regime de paridade tem se mostrado mais eficiente e não precisa de tutela de agentes de mercado. 
     Investimento em imóveis.   Temos quase 10 bilhões nesse setor.    Meta atuarial para 2016:    11,91%.     INPC + 5,5%
     Falou um pouco de uns investimentos cujo desempenho não foram bons no período e que os associados, como é justo, pedem mais explicações.  Falou do Global Equity no qual a Previ tem aplicados 80 milhões de reais.   O fundo é administrado por Banco e os recursos são aplicados em construção de imóveis, setor que está em baixa no momento, afetando o desempenho do mesmo.
     Caso da Sete Brasil.      Foi fundada para construir sete sondas a serem alugadas à Petrobras.  Era renda certa com o petróleo em alta.   A Previ colocou nela 180.000,00 e outros fundos e muitos bancos colocaram dinheiro na Sete Brasil.   Depois as encomendas subiram para mais de 20 sondas e houve forte chamada de capital e a Previ, por segurança, resolveu ficar sem novo aporte.    Tinha 9,9% do capital da Sete Brasil e com os novos aportes dos demais sócios não acompanhados pela Previ, a participação desta passou para 2,3% do capital da empresa.    Ficamos numa posição menos pior com os cancelamentos das encomendas das sondas após a questão Lava Jato por não termos elevado o capital.
     Origem dos recursos da Previ para pagar os 10,6 bilhões aos associa:dos em 2016:   Renda Fixa:  5,54 bi; Venda de Renda Variável:  2,88 bi; Dividendos: 1,25 bi; Imóveis: 0,73 bi.
     A projeção é de termos o pico de pagamentos aos associados em 2022.
     Em 2016 aposentaram pelo PEAI (aposentadoria incentivada pelo BB) 6.933 funcionários que passaram à condição de aposentados por conta da Previ.  Esta tinha provisão para isso e não afeta em nada sua saúde financeira.
     Pecúlios pagos por morte em 2016 :   3.962 associados.
     Empréstimos Simples aos associados:   4,69 bilhões   (2016) – 74.000 contratos.      Na Carim Carteira Imobiliária:   1,08 bi aplicados em dezembro/16
     Destacou que os empréstimos aos associados tem o juro mais baixo do mercado.
     Há sempre ações de vários associados contra a Previ e o custo de cada ação gira em torno de R$.3.800,00 para nosso fundo de pensão.    Tem caído o número de ações nos últimos tempos.
     Transparência na gestão.     Tem dados sempre atualizados com defasagem de apenas 15 a 20 dias no site   www.previ.com.br/resultados
     Tem também App para smartfone.
     Em pesquisa junto aos associados, o grau de satisfação esteve em 83,8% como satisfeitos.
     Ações da Cia Vale do Rio Doce.   Temos elevado número de ações da Vale desde a privatização desta há 20 anos.   Houve na ocasião um documento que obrigou a Previ a não vender as ações por 20 anos e em agosto/17 vence esse prazo.  
     Resort Costa do Sauipe -  é um investimento grande e que até então não deu lucro.   Há plano de vende-lo pela melhor oferta.   Haveria em torno de 14 grupos empresariais interessados.   Gente do ramo.
     Até aqui foram expostas 80 lâminas com conceitos e números da Previ.  Mostrada inclusive projeção de números para 2017 e até o momento estes são positivos.
     Ao final da explanação do Presidente Gueitiro, ele e os Diretores Cecilia Garcez e Marcel Barros responderam perguntas por uns quarenta minutos, dos associados presentes.   Havia em torno de 160 associados na minha estimativa.    Na minha avaliação a administração da Previ tem sido boa e os números, apesar da conjuntura desfavorável, são sólidos.     E sempre temos a opção de buscar mais dados, mais detalhes inclusive no site da Previ.    

     Espero ser útil disponibilizando estes dados aos colegas associados e mesmo a outras pessoas que se interessam pela matéria.      www.resenhaorlando.blogspot.com.br         orlando_lisboa@terra.com.br

Um comentário: