Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

8/20 - fichamento do livro - MANUAL DO INFINITO - (Relato de um autista sobre Autismo) - Autor: HENRIQUE VITORINO

capítulo 8/20

 

         “Como lidar com todas essas pulsões, desejos, vontades, medos e afetos?  Ora, cada pessoa autista possui a sua resposta correta.  No meu caso, prefiro frear minhas sensações emocionais através de um rígido método de pensamento”.     (lembrando que o Henrique é graduado em Filosofia...)

         “Eu sinto até demais: por isso que preciso de cautela”.    ...”sou capaz de me apaixonar por qualquer pessoa que eu conheça”.   “Não no sentido erótico ou afetivo, claro.  Sinto o intenso desejo de conhecer profundamente as pessoas que gosto...”

         “Isso assusta uma pessoa que não conhece a hiperempatia, o que pode ser um problema”.  Busco autoconhecimento.

         ...”Não desejo ser um guru para ninguém....    O esforço de escrever este livro...  gesto de empatia ...   receber o lucro social e financeiro pela qualidade desse trabalho é justo.

         “A minha voz, no entanto, deseja trazer muito mais vozes autistas para a discussão sobre o autismo na sociedade”.

         “Sou um autista: não preciso de muita coisa para ser feliz”.

         Capítulo -  Moto-contínuo: a recepção (e seus prazeres)

         Cita o filósofo Kant e seu lado metódico.   “Comparada à sapiência de Kant, a vida social parecia fútil”.      ...”conseguiu ser um dos maiores cientistas do seu século.    O autor aqui coloca uma vaga hipótese:   teria sido Kant um autista?

         “Sempre me diverti quando via os neurotípicos gritando “Chega!” ao se enjoar de  repetições.  Não tenho o mesmo tédio que eles.  Ao contrário, a repetição me acalma”.

         Escrever ouvindo música “e ainda redescubro a beleza do que escuto pela enésima vez”.

         No texto, evitar dentro do possível, ficar repetindo palavras.    Ter um bom vocabulário ajuda nessa tarefa.

         “Evito o café porque sou uma pessoa naturalmente elétrica...   Se consumir muito...  fico ainda mais ansioso”.

         “Não sou muito habituado a trocar a minha alimentação... o que pode ser ruim do ponto de vista nutricional.

         ... rituais .....  “o bar mitzvá (judaico)”, que transforma o garoto judeu em homem integrante de sua comunidade”.

         Tenho um livro de poesias com mais de 200 páginas e que ainda não foi publicado.    ... escrevo bastante e publico pouco...   “é por isso que sonho em ser poeta,  roteirista e escritor”.

         É muito bom que eu aprenda a usar o meu hiperfoco para ganhar a vida”.     ...”uma pessoa autista pode mudar, desde que seja de acordo com a sua vontade”.

         ...”essa mudança é natural, embora não seja frequente.”

         Extroversão versus introversão.   Uns...  “utilizando a introversão como forma de se proteger dos estímulos”.

         Terapias que prometem “curar” o autismo ou tornar a pessoa autista mais sociável podem ser violentas.

         O conto do Henrique citado no livro, conto A Pipa.  É escrito na forma de palíndromo.  Dá para ler desde o título de forma invertida.   O conto até o meio vai organizando frases e do meio em diante é estruturado para ter tudo o mesmo sentido lendo frase por frase da primeira à última ou da última à primeira.  (algo bem intrincado).

         O autor diz sobre esse conto:   “Este é o meu amor secreto pela repetição”.

 

                   Continua no capítulo 9/20


Nenhum comentário:

Postar um comentário